no

Uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?

Dificilmente uma baleia abriria a boca para engolir uma pessoa, mas há outros riscos envolvidos.

Foto: Pixabay

Imagine que você está em uma embarcação navegando suavemente no oceano. Você está admirando o céu claro e sentindo a brisa agradável até perceber algo estranho, como se algo estivesse à espreita sob as águas. Eis que uma baleia gigante salta da água, fazendo com que você vivencie uma estranha mistura de admiração e medo.

Após um encontro do tipo, seria provável que algumas perguntas surgissem em sua mente: por exemplo, será que uma criatura tão grande poderia engolir uma pessoa? Você pode sobreviver de alguma forma na boca de uma baleia? Algo do tipo já aconteceu antes?

Ao longo deste artigo, tentaremos responder a todas essas perguntas, mas antes disso, precisamos nos aprofundar nas dimensões incríveis das maiores espécies de nosso planeta.

Foto: Pixabay

Qual o tamanho de uma baleia?

Se você nunca viu uma baleia de perto, pode ser difícil compreender o quão colossal uma criatura desse tipo pode ser. A baleia-azul é a maior de todas as baleias e pode medir cerca de 30 metros de comprimento e pesar mais de 150 toneladas. Para se ter uma ideia, sua língua sozinha pode pesar tanto quanto um elefante adulto!

O corpo de uma baleia-azul é tão grande que pode caber algumas centenas de pessoas dentro dela, mas apesar de seu tamanho gigantesco, não precisamos nos preocupar com essas criaturas gigantes do oceano. Elas geralmente não têm dentes afiados para separar suas presas e, na verdade, seus primos com dentes menores (os cachalotes) representam uma ameaça muito maior.

Um grande cachalote adulto pode medir cerca de 16 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. Além de serem dotados de dentes afiados, eles também têm um enorme apetite, pois consomem uma quantidade de alimentos correspondente a quase 3% de seu peso corporal diariamente.

Foto: Pixabay

Tá, mas uma baleia pode engolir uma pessoa inteira?

Então, voltando à questão original deste artigo, as baleias em geral não comem nada tão grande como um ser humano. Na verdade, é muito improvável que uma baleia ou qualquer outro animal aquático gigante tenha interesse em devorar um humano. Não acredite apenas na minha palavra; existem algumas boas razões por trás desse desinteresse.

Em primeiro lugar, a maioria das baleias não é equipada com um tipo de dente que pode rasgar carne e osso. Isso não ocorre apenas com as baleias; qualquer animal aquático exigiria dentes fortes e especialmente projetados para quebrar grandes mamíferos (como os humanos) em pedaços pequenos o suficiente para engolir e digerir.

Certas espécies de baleias nem sequer têm dentes. Para consumir sua comida (que não consiste de humanos, é claro), elas contam com placas de barbatanas que evoluíram de forma a capturar presas como pequenos peixes e krill, que são crustáceos muito pequenos que fazem parte do zooplâncton.

Além disso, não podemos nos esquecer que o esôfago dessas baleias não é particularmente grande. Na verdade, ele conta com apenas alguns centímetros de largura, o que significa que um adulto humano saudável não poderia passar por ele.

Foto: Pixabay

Existe alguma evidência de baleias engolindo humanos?

Há alguns anos, um jornalista chamado Ben Shattuck decidiu fazer um pouco de jornalismo investigativo em torno do tópico de baleias engolindo humanos. Ele leu centenas de registros na Biblioteca de Pesquisa do Museu de Baleias de New Bedford para obter algumas informações. Observe que esta biblioteca possui os arquivos relacionados a baleias mais abrangentes do planeta, mas apesar de sua pesquisa exaustiva, Shattuck não conseguiu encontrar um único relato tangível de alguém sendo engolido vivo por uma baleia.

Embora ele tenha encontrado registros de marinheiros sendo feridos por baleias e alguns até morrendo após sofrerem ferimentos, nenhum dos registros mencionou necessariamente ocorrências de baleias engolindo um humano completamente.

Em resumo, as baleias são geralmente criaturas passivas que não buscam se intrometer com os humanos. No entanto, se você acabar mexendo com esses mamíferos marinhos, poderá perder um braço ou uma perna com certa facilidade, mesmo que eles não tenham interesse em transformar você em uma refeição.

Leia Também: Por que as aves não têm dentes?
Leia Também: Qual é a raça do Scooby-Doo?

Apesar de certas histórias de humanos sobrevivendo dentro das baleias, algumas das quais remontam aos tempos antigos, é impossível do ponto de vista científico ser engolido vivo por uma baleia e viver para contar a história.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Holandeses

O que faz dos holandeses as pessoas mais altas do mundo?

Alimentos crocantes

Por que gostamos tanto de alimentos crocantes?