no ,

Davi de Michelangelo: 5 curiosidades sobre a escultura

Você provavelmente já viu a maravilhosa escultura de Davi de Michelangelo, certo? Bom, hoje separamos as melhores curiosidades sobre essa obra que você precisa conhecer!

Davi é uma das esculturas mais famosas de todos os tempos, e principalmente da Era Renascentista. Construída pelo famoso pintor e escultor Michelangelo, ela está localizada na galeria da Academia de Belas Artes de Florença, na Itália — seu local de origem.

Continua após a publicidade..

A obra retrata o herói bíblico que derrotou o gigante Golias e que é muito conhecido por sua história de superação, afinal, Davi era um rapaz de estrutura baixa e venceu o gigante com apenas uma pedra e um pedaço de pano. A estrutura da escultura é feita em absoluto realismo e demorou cerca de três anos para ser finalizada. Por isso hoje, vamos falar sobre as melhores curiosidades sobre essa obra, vamos lá?

Davi

As melhores curiosidades sobre Davi de Michelangelo

1. A altura da escultura: Muitas obras sofrem a famosa ‘distorção de dimensão’, que é quando imaginamos alguma coisa muito menor do que ela realmente é, isso acontece com a escultura de Davi. Quem só viu a escultura através de fotos de sua exposição, acha que ele é basicamente do tamanho de outras esculturas da época, mas isso não é verdade. Davi mede exatamente 5,17 metros de altura, basicamente o mesmo tamanho de uma girafa adulta ou de uma casa com mais ou menos dois andares. Já tinha imaginado o tamanho colossal que essa escultura tem?

2. Sofreu censura: A rainha Vitória foi presenteada com uma réplica da escultura pelo Duque de Toscana, mas antes mesmo de enviar para o seu museu, ela exigiu que a nudez de Davi — com qual ela tinha ficado extremamente chocada ao ver — fosse coberta com uma folha de figueira. Essa técnica já tinha sido usada antes com Adão e Eva em suas representações mais clássicas.

Continua após a publicidade..

3. A falta de Golias: Michelangelo não foi o primeiro escultor a retratar o herói bíblico em suas obras, algumas esculturas antes já haviam sido feitas e todas faziam algum tipo de referência a Golias. Normalmente a cabeça decapitada do rival de Davi era colocado em seus pés, mas o escultor preferiu fazer de forma diferente. Em sua representação, o herói refletindo sua escolha momentos antes da batalha realmente começar a acontecer.

Leia também: Veneza: 5 curiosidades sobre a cidade flutuante

DAVI 3

4. Erro na escultura: Apesar de sempre ter sido sinônimo de um trabalho extremamente bem executado e perfeito, estudos recentes mostram que existe um erro nos olhos de Davi. Seus olhos estão em direções levemente diferentes, enquanto o esquerdo está levemente inclinado para o lado, o direito permanece fixo olhando firmemente para o horizonte. Esse erro foi associado com a própria ideia de Michelangelo de mostra que nem mesmo esse herói bíblico era perfeito, afinal, ele também era uma pessoa.

Continua após a publicidade..

5. Ao ar livre: Nem sempre Davi esteve ‘protegido’ sobre o teto de uma galeria, ele foi inicialmente exposto ao ar livre e sofreu as mais variadas situações. Durante manifestações, a estátua já foi apedrejada, teve seu braço quebrado por um banco, além de ter enfrentado os mais diversos fenômenos naturais. Sem uma proteção sobre sua cabeça, a escultura foi vítima de relâmpagos, terremotos, chuvas fortes e pássaros. Aparentemente o herói não teve um dia de paz após derrotar o gigante, não é mesmo? Que vida dura essa.

Leia também: Medo: De onde vem esse sentimento?

DAVI 2

Uma das mais famosas esculturas do mundo reside em uma cidade que é um grande berço histórico e cultural. Realmente deve ser muito magnífico poder visitar a obra pessoalmente e ficar maravilhado com toda a sua grandiosidade, não é mesmo?

Como eu sempre digo, se você tiver a oportunidade de visitar o local, não pense duas vezes e vá! Sendo um apreciador de arte ou não, realmente é impossível não se deslumbrar com a escultura.

Você sabia de todas essas curiosidades sobre Davi de Michelangelo? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

CORAGEM CAPA

Coragem, o Cão Covarde se passa em um local real?

GENIO CAPA

Gênio da Lâmpada: A origem desse ser mitológico