no

12 curiosidades fascinantes sobre a Albânia

A Albânia é um país que atrai caçadores de praia, fãs da culinária tradicional e aficionados por uma rica herança cultural.

Localizada na Península dos Bálcãs, no sudeste da Europa, a Albânia é um pequeno país com litoral adriático e jônico e o interior cortado pelos Alpes albaneses. Embora seja um lugar pouco visitado, trata-se de um destino turístico acessível que possui muitos locais interessantes.

Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco das principais características que definem a Albânia.

1. Os albaneses não chamam seu lar de Albânia ou algo do tipo; em vez disso, o nome da nação em sua língua materna é Shqipëri. Sua bandeira é vermelha e conta com uma águia negra de duas cabeças que representa a soberania do país.

Bandeira da Albânia
Foto: Pixabay

2. A diáspora albanesa é tão vasta (estendendo-se de seus vizinhos, como Grécia e Turquia, a países mais distantes, como os Estados Unidos e o Canadá) que o número de albaneses que vivem fora da Albânia é maior do que a população do país, que gira em torno de 3 milhões de pessoas.

3. A maior parte da população albanesa é composta de muçulmanos (cerca de 70% na última contagem). Um censo de 2011 mostra que cerca de 60% dos muçulmanos são sunitas e os restantes são xiitas Bektashi. Cerca de 17% são cristãos, o que torna o cristianismo a segunda maior religião, enquanto outros 17% são irreligiosos ou ateus.

4. A Albânia tem mais de 700 mil bunkers (casamatas) espalhados por todo o país, sendo que praticamente todos eles foram construídos durante a ditadura de Enver Hoxha para proteger o país de uma invasão. A maioria dos bunkers nunca foi usada e muitos deles foram abandonados após a queda do comunismo, embora alguns estejam sendo bem utilizados como residências, cafés ou museus.

curiosidades fascinantes sobre a albania 2
Foto: Wikimedia Commons

5. Com o objetivo de atrair mais turistas ao país, a Albânia decidiu transformar a Ilha Sazan, uma ilha militar da época da Guerra Fria que conta com um bunker projetado para resistir a um ataque nuclear, em uma atração turística imperdível. Há planos em andamento para tornar a ilha mais hospitaleira para os visitantes, no entanto, uma proposta de cassino semelhante aos encontrados em Las Vegas já foi rejeitada.

6. O raki é a bebida nacional albanesa, mas tenha em mente que uma dose dessa bebida equivale a cerca de três doses das bebidas alcoólicas tradicionais. Trata-se de um licor feito de uvas que é incrivelmente forte.

7. Madre Teresa, embora nascida no então Império Otomano e agora capital da Macedônia, Skopje, era de etnia albanesa. Ela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979 por seu trabalho ajudando os pobres em Calcutá, Índia.

curiosidades fascinantes sobre a albania 3
Foto: Pixabay

8. Embora pequena, a Albânia possui mais de 3.250 espécies de plantas que representam cerca de 30% de toda a flora da Europa.

9. A maioria das pessoas na Albânia viaja em ônibus ou micro-ônibus. Formalmente, eles têm um horário definido, mas o fato é que esses transportes geralmente partem somente quando estão lotados, o que costuma resultar em muitos atrasos.

10. A cidade albanesa de Berat, que já foi uma cidade fronteiriça do Império Bizantino, foi classificada como um dos lugares mais bonitos da Europa de acordo com, curiosamente, uma pesquisa do conselho turístico japonês.

curiosidades fascinantes sobre a albania 4
Foto: Pixabay

11. A Albânia se viu em meio a grandes mudanças políticas ao longo de sua história. Inicialmente, o governo declarou a independência do Império Otomano em 1912. Então, em 1939, o país foi invadido com sucesso pela Itália. Anos depois, em 1944, um governo comunista legalista assumiu o controle. Foi somente em 1991 que foi declarada uma nova independência e estabelecida uma democracia multipartidária. Ainda assim, o novo governo tem enfrentado alguns desafios, como alto desemprego, corrupção e infraestrutura deficiente.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a África do Sul
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o futebol

12. Os vestidos tradicionais da Albânia geralmente usam tecidos de lã, algodão e seda, e contam com padrões bordados e símbolos nacionais como a águia albanesa em tons de prata e dourado. Outros símbolos são de origem pagã e incluem luas, estrelas, sóis e cobras.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Avenida

Qual a diferença entre rua, avenida, travessa e viela?

Cactos no deserto

Como os cactos sobrevivem nos desertos?