no

12 curiosidades incríveis sobre a África do Sul

A África do Sul é um país incrível que entusiasma viajantes de todas as esferas sociais do planeta.

Cidade do Cabo na África do Sul
Foto: Pixabay

A África do Sul é um país incrível que entusiasma viajantes de todas as esferas sociais do planeta. Este país emergiu de um passado sombrio para se tornar uma nação arco-íris que busca a convivência em conjunto de várias etnias diferentes.

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 fatos curiosos que ajudam a ilustrar um pouco da cultura, história e vida selvagem da África do Sul.

1. A África do Sul é conhecida como a “Nação Arco-Íris” graças à mistura de culturas que pode ser vista em todo o país. Todo esse “caldeirão cultural” se torna mais evidente no fato de que a África do Sul possui 11 línguas oficiais: Inglês, Afrikaans, Ndebele, Pedi, Swati, Sotho, Tsonga, Tswana, Venda, Xhosa e Zulu. De fato, a maioria dos sul-africanos fala mais de uma língua nacional.

Foto: Reprodução / YouTube

2. Cerca de 80% da população do país é composta de pessoas negras. Aproximadamente 9% corresponde às pessoas de cor (uma mistura de branco e africano ou branco e asiático), quase 8% são brancos e cerca de 2% são de etnia indiana.

3. Na África do Sul, o Dia do Patrimônio Cultural (Heritage Day) é um dos feriados anuais mais importantes do país. Todo 24 de setembro é marcado como um dia para celebrar a diversidade de culturas, crenças e tradições que compõem a variedade de costumes nacionais.

4. Embora o país cubra apenas 1% da superfície terrestre do planeta, a África do Sul possui 10% das espécies de pássaros, peixes e plantas do mundo, bem como 6% de suas espécies de mamíferos e répteis! Leões, elefantes e girafas podem não vagar pelas ruas da cidade, mas a natureza e os animais selvagens nunca estão muito longe na África do Sul.

5. Algumas das primeiras evidências da evolução humana foram descobertas em sítios fósseis a noroeste de Joanesburgo, mais especificamente nas Cavernas de Sterkfontein. Neste local, os arqueólogos descobriram vários fósseis hominídeos, alguns dos quais registram mais de 2 milhões de anos! Essas descobertas renderam à área o título de “Berço da Humanidade”, hoje Patrimônio Mundial da UNESCO.

6. A África do Sul é o único país do mundo com três capitais. A Cidade do Cabo é a capital judicial, Pretória é a capital administrativa e Bloemfontein é a capital legislativa. Curiosamente, as reuniões do Parlamento acontecem durante seis meses na Cidade do Cabo e seis meses em Pretória.

7. Os três esportes mais populares do país são o futebol, o rugby e o críquete, de modo que todos eles refletem a influência britânica na colonização da África do Sul. O futebol de tem sido historicamente mais praticado entre os afrodescendentes e é o esporte mais popular da África do Sul, mas é no rugby que os sul-africanos são mais vitoriosos. No total, o país conquistou três títulos mundiais neste esporte (1995, 2007, 2019).

Foto: SA Rugby

8. A África do Sul é o único país do mundo onde dois ganhadores do Prêmio Nobel moravam na mesma rua. A rua Vilakazi, em Soweto, foi o lar tanto de Nelson Mandela quanto do arcebispo Desmond Tutu em algum momento de suas vidas. Em 1984, o arcebispo Desmond Tutu recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento por sua luta não violenta contra o regime do apartheid. Nove anos depois, em 1993, Nelson Mandela compartilhou o mesmo prêmio com o então presidente Frederik Willem de Klerk como uma consagração por seu papel em trazer um fim pacífico ao apartheid.

9. Embora o resto do continente africano seja consideravelmente homofóbico, a África do Sul pode ser vista como referência nos direitos dos homossexuais. A discriminação com base na orientação sexual tornou-se ilegal em 1996 e no ano de 2006 a África do Sul se tornou o primeiro país africano e o quinto país no mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

10. A região vinícola da África do Sul possui mais de 500 produtores de vinho registrados. A África do Sul também abriga a rota do vinho mais longa do mundo: a Rota 62. Ela se estende por impressionantes 850 quilômetros e as excelentes vinícolas que podem ser vistas ao longo do caminho acabam se tornando paradas obrigatórias para os amantes de vinhos finos!

Vinícolas na África do Sul
Foto: Pixabay

11. O primeiro transplante de coração do mundo foi realizado na África do Sul. Segundo o History, o cirurgião sul-africano Dr. Christiaan Barnard realizou o procedimento em 3 de dezembro de 1967 no Hospital Groote Schuur na Cidade do Cabo.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o futebol
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o tênis de mesa

12. A África do Sul é o único país no mundo a construir e depois decidir desmantelar todo o seu programa de armas nucleares por conta própria. O ex-presidente F.W. de Klerk disse que o país chegou a construir seis bombas atômicas cruas e iniciou uma sétima durante um projeto clandestino de 15 anos, quando decidiu acabar voluntariamente seu arsenal em 1989.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cristianismo tem muitas denominações

Por que o cristianismo tem tantas denominações?

Vírus

Como surgiram os vírus?