no

Qual a diferença entre rua, avenida, travessa e viela?

Muita gente ainda acha que uma rua pode ser chamada equivocadamente de avenida e uma travessa pode ser confundida com uma viela.

Avenida
Foto: Flávio Jota de Paula / Flickr

Cada cidade é planejada para permitir que pedestres e automóveis possam circular com rapidez e eficácia, o que deu origem a diferentes tipos de vias públicas. Ainda assim, há muita confusão nesse sentido, visto que uma rua pode ser chamada equivocadamente de avenida e uma travessa pode ser confundida com uma viela. Dito isto, você saberia dizer qual é a diferença entre esses termos?

Ao longo deste artigo, você vai conferir uma breve definição de cada uma dessas vias públicas, o que certamente poderá ajudá-lo a entender como elas se diferenciam umas das outras.

Diferenciando uma rua de uma avenida

De um modo geral, uma rua se caracteriza por ser uma via com largura usual entre 7,2 e 19,99 metros. Segundo o Dicionário Aurélio, uma rua pode ser tecnicamente definida como “uma via pública para circulação urbana, sendo total ou parcialmente ladeada de casas”.

Leia Também: Qual a diferença entre um mouse gamer e um mouse comum?
Leia Também: Por que o cristianismo tem tantas denominações?

Dito isto, a principal diferença entre uma rua e uma avenida se dá principalmente nas dimensões, mas há também o fato de que uma rua não possui múltiplas pistas para a circulação de veículos. Na prática, uma avenida geralmente se apresenta como uma via de comunicação urbana através da qual circulam muitos veículos.

Avenida (Foto: Wikimedia Commons)

Ainda assim, é importante ter em mente que as cidades classificam as avenidas de formas diferentes, sempre de acordo com seus estandartes. Na cidade de São Paulo, por exemplo, uma avenida deve ter uma largura maior ou igual a 20 metros, mas o que pode ser uma avenida em São Paulo talvez seja uma rua em outras cidades e vice-versa.

Conceituando travessa e viela

Geralmente, uma travessa se caracteriza por apresentar pequenas dimensões. Segundo a classificação feita pela Prefeitura de São Paulo no seu decreto 27568 de 1988, uma travessa (também conhecida como passagem) é uma via que tem uma largura entre 3,61 e 7,19 metros.

Em termos mais práticos, se alguém quiser comparar uma travessa com uma rua, podemos dizer que a rua é a via principal, enquanto a travessa usualmente é uma rua transversal entre outras duas.

Travessa. (Foto: Wikimedia Commons)

Por sua vez, a viela é uma espécie de rua muito estreita. De fato, as vielas costumam ser tão estreitas que nem sequer permitem a passagem de automóveis, embora permitam a passagem de pedestres. Sob esse ponto de vista, uma viela desempenha um papel importante de ligar um ponto ao outro, embora limite o seu fluxo somente para pedestres.

E quanto à alameda?

O termo “alameda” é comumente utilizado para classificar uma rua que se caracteriza por apresentar uma grande quantidade de árvores. De fato, seu nome vem do álamo, um tipo de árvore.

Alameda (Foto: Wikimedia Commons)

De um modo geral, as alamedas são densamente povoadas por árvores por um ou ambos os lados e algumas delas são dedicadas principalmente ao trânsito de pessoas como um espaço de convivência.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Vírus

Como surgiram os vírus?

Ruas na Albânia

12 curiosidades fascinantes sobre a Albânia