no

Quais os benefícios de ter plantas em casa?

As plantas podem melhorar o seu dia de maneiras que você provavelmente nem imagina.

Ter plantas em casa
Foto: Pixabay

Ter plantas em casa é um hábito que entra e sai da moda desde que os primeiros gregos e romanos começaram a levar pequenas árvores para suas residências. Anos mais tarde, os vitorianos passaram a adotar vasos de palmeiras e os anos 70 não teriam sido os mesmos sem samambaias e clorofitos em praticamente todas as residências. Mas a pergunta que fica é: ter plantas em casa realmente promove algum benefício?

Para surpresa de alguns, as plantas não devem ser tratadas como meros objetos de decoração, até porque, sinceramente, uma boa saúde nunca deve estar fora de moda. Se você precisa de convencimento, aqui estão listadas algumas maneiras pelas quais ter plantas em casa pode nos ajudar:

Foto: Pixabay

As plantas ajudam na respiração

Se você prestou atenção nas aulas de ciências, já deve saber que a inspiração traz oxigênio para o corpo, enquanto que a expiração libera dióxido de carbono. Durante a fotossíntese, as plantas fazem o oposto, de certa forma.

Basicamente, elas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio, tornando as plantas e as pessoas grandes parceiros quando se trata de gases. As plantas ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, ao mesmo tempo em que nosso corpo aprecia isso.

Mas aqui está algo digno de nota: quando a fotossíntese é interrompida durante a noite, a maioria das plantas “muda o jogo” e absorve oxigênio e libera dióxido de carbono. Ainda assim, algumas plantas especiais (como orquídeas, plantas suculentas e bromélias epifíticas) invertem esse efeito e absorvem dióxido de carbono à medida que liberam oxigênio. Por isso, dê preferência ao uso dessas plantas em quartos para manter o fluxo de oxigênio à noite.

Ter plantas em casa
Foto: Pixabay

Ter plantas em casa pode ajudar a prevenir doenças

Ao ar livre, as raízes das plantas exploram os lençóis freáticos em busca de água, que eventualmente evapora através de suas folhas em um processo conhecido como transpiração. Estudos mostram que isso é responsável por cerca de 10% da umidade na atmosfera, mas a coisa fica ainda mais interessante ao sabermos que isso pode acontecer em nossas casas (sem a parte do lençol freático, obviamente), aumentando a umidade dentro de nossas residências.

Embora isso possa parecer desagradável durante os meses quentes e tradicionalmente úmidos, essa característica das plantas se torna um verdadeiro presente durante os meses mais secos, especialmente se você vive em uma região de clima árido.

Estudos da Universidade Agrícola da Noruega documentam que o uso de plantas em espaços interiores pode diminuir a incidência de pele seca, resfriados, dor de garganta e até tosse seca.

Foto: Pixabay

Plantas ajudam a purificar o ar

A NASA passou muito tempo pesquisando a qualidade do ar em ambientes fechados, o que faz bastante sentido. Uma extensa pesquisa da agência espacial descobriu um conceito até então desconhecido na melhoria da qualidade do ar em ambientes fechados no qual as plantas desempenham um papel fundamental: descobriu-se que baixos níveis de produtos químicos, como monóxido de carbono e formaldeído, podem ser removidos de ambientes fechados pelas folhas das plantas.

Ao falar sobre a relação entre as plantas e os viajantes espaciais, a NASA observou que as plantas retiram o dióxido de carbono do ar para produzir oxigênio que os humanos podem respirar. Algumas das melhores plantas para remoção de poluentes, de acordo com a agência espacial, incluem:

  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
  • Jibóia (Scindapsus aures)
  • Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Gérbera (Gerbera jamesonii)
  • Azaléia (Rhododendron simsii)
  • Clorofito (Chlorophytum comosum)
  • Dracena-de-madagascar (Dracaena marginata)
Foto: Pixabay

Ter plantas em casa pode te ajudar a ter mais disposição e concentração

Vários estudos já revelaram que estudar ou trabalhar em ambientes com plantas pode ter um efeito bastante benéfico quando o assunto é a promoção de disposição. Assim como simplesmente passear ao ar livre, estar perto de plantas melhora a concentração, a memória e a produtividade.

De fato, estar “sob a influência de plantas” pode aumentar a retenção de memória em até 20%, de acordo com um estudo da Universidade de Michigan. Além disso, dois estudos noruegueses descobriram que a produtividade de uma pessoa que trabalha em casa pode ser melhorada com a inclusão de plantas no seu escritório particular.

Leia Também: Por que minhas plantas domésticas sempre morrem?
Leia Também: Qual é a fruta mais consumida no mundo?

De um modo geral, o trabalho realizado sob a influência natural de plantas ornamentais costuma ser de maior qualidade e tende a ser concluído com uma taxa de precisão muito maior do que o trabalho realizado em ambientes desprovidos de natureza.

E você, gosta de ter plantas em casa? Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Batman

12 curiosidades incríveis sobre o Batman

Bigodes dos gatos

Por que os gatos têm bigodes?