no ,

12 curiosidades incríveis sobre o Batman

Desde a sua estreia em 1939, o Batman consolidou sua posição como um dos super-heróis mais admirados.

Batman
Foto: Reprodução/DC Comics

Existem centenas de personagens dos quadrinhos que influenciaram multidões, mas o fato é que poucos deles se tornaram lendários. Um deles é o Batman, cuja popularidade costuma ser rivalizada somente pelo Superman. Das incontáveis encarnações que vimos em quadrinhos, televisão e filmes, cada versão do Homem-Morcego deixou uma marca no mundo do entretenimento.

Desde a sua estreia em 1939, o Cavaleiro das Trevas consolidou sua posição como um dos super-heróis mais admirados. Quer sejam seus dispositivos altamente tecnológicos ou suas incríveis habilidades de combate ao crime, sempre há algo para amar no alter ego de Bruce Wayne.

Para entender melhor as nuances por trás do Batman e conseguir captar suas motivações, ações e importância, convidamos você a ficar por dentro de 12 fatos curiosos sobre esse personagem que tem influenciado gerações após gerações.

1. Batman foi criado por Bob Kane e Bill Finger para a Action Comics (que mais tarde se tornaria a DC) em 1939. Embora Finger tenha sido o principal responsável pelos elementos mais característicos do herói (a capa e o capuz, o esquema de cores escuras e muitos dos vilões mais conhecidos do Batman), ele só veio receber o reconhecimento adequado em meados de 2015.

Bob Kane e Bill Finger (Foto: Reprodução/Youtube)

2. A inspiração para o nome de Bruce Wayne vem de dois ícones históricos. Seu nome é uma combinação de Robert the Bruce e Mad Anthony Wayne, dois revolucionários. Robert the Bruce liderou os escoceses contra os britânicos durante a guerra pela independência da Escócia. Já Mad Anthony Wayne era um oficial do exército americano conhecido pelo seu temperamento explosivo.

3. Bob Kane afirmou em diversas entrevistas que se inspirou no Zorro para a criação do seu personagem. De fato, podemos notar algumas semelhanças entre ambos; por exemplo, os dois são herdeiros de uma grande riqueza e suas roupas são notavelmente escuras.

4. A primeira série de longa duração do Batman foi lançada em 1966 e carregava o nome do herói como título. O programa realmente durou na TV, pois rendeu surpreendentes 120 episódios até chegar ao fim em 1968. Ainda assim, a sua primeira aparição na telinha ocorreu, na verdade, em 1943, em uma minissérie de 15 capítulos denominada “The Batman”.

Foto: Reprodução/YouTube

5. A cidade de Gotham tem esse nome por causa do contato de uma joalheria em uma lista telefônica. Na ocasião, o escritor Bill Finger simplesmente decidiu que iria pegar um nome aleatório de uma lista telefônica. Ao chegar em uma página, ele viu uma joalheria com esse nome e decidiu incluí-lo na história.

6. O Batsuit, o traje do Detetive das Sombras, tem um pouco de tudo. Muitas versões da roupa nos mundos alternativos são resistentes ao fogo, à prova de balas e isoladas de choques elétricos. A capa também funciona como pára-quedas e até asa delta. O traje também é equipado com ferramentas de alta tecnologia, como visão noturna e sistemas de comunicação. Como se tudo isso não fosse suficiente, o traje também foi especialmente produzido para manter a identidade do herói em segredo.

7. A comida favorita do Batman é sopa. Mais especificamente, trata-se de uma sopa específica chamada Mulligatawny. Isso pode ser comprovado na edição #701, onde Alfred prepara a comida favorita do Homem-Morcego. Vale destacar que este prato é originário da culinária do sul da Índia e é muito popular em todo o território indiano.

Foto: Wikimedia Commons

8. Batman também é o nome de uma cidade da Turquia. Esta cidade, que antes era conhecida como Iluha, mudou seu nome para Batman em 1957. Curiosamente, esse lugar chegou a tentar processar Christopher Nolan por usar o nome da cidade em seus filmes. No entanto, o processo fracassou porque os quadrinhos foram lançados 18 anos antes de a cidade mudar de nome.

9. Você pode facilmente ser o Batman se tiver US$ 300 milhões e sua conta bancária. De acordo com o livro “Batman Unauthorized”, seria essa a quantia necessária para uma pessoa conseguir se equipar com todos os equipamentos e dispositivos do Homem-Morcego.

10. Pouca gente sabe, mas o Batmóvel conta com o seu próprio manual oficial. Neste manual, é dito que o Batmóvel tem até 10.000 cavalos de potência, o que equivale a uma potência maior do que um Honda Civic e um carro de Fórmula 1 combinados! Você também pode comprar esse manual na loja da Amazon. Ele também possui ilustrações e diagramas de todos os modelos de Batmóvel e suas respectivas funções.

Carro do Batman
Foto: Reprodução/Warner

11. Curiosamente, o Batplane, a aeronave do Batman, surgiu antes mesmo do Batmóvel. O Cavaleiro das Trevas voa no Batplane pela primeira vez na Detective Comics #31, enquanto dirige um sedã vermelho indefinido (que seria o primeiro Batmóvel) somente na Detective Comics #48.

Leia Também: Quem criou o Batman?
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre os biscoitos Oreo

12. Batman pode não ser o mais forte, mais rápido ou ter uma pele indestrutível, mas desde o início da Liga da Justiça, ele tem sido uma parte fundamental do grupo. Além de fornecer base emocional, suas habilidades de detetive o tornam um estrategista mestre para a equipe e praticamente todos os recursos de tecnologia que eles usam (incluindo a Torre de Vigia) só são possibilitados por conta da WayneCorp.

E você, também é fã do Homem-Morcego? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que muitas pessoas roem as unhas?

Ter plantas em casa

Quais os benefícios de ter plantas em casa?