no

Qual é a fruta mais consumida no mundo?

Quando se trata de consumo, nenhuma fruta consegue ser tão desejada quanto a baga de cor amarela e formato alongado.

Ainda que dinheiro não cresça em árvores, há algo quase tão bom que realmente faz isso: frutas! Algumas pessoas preferem morangos ou uvas, enquanto outras preferem laranjas, cerejas, melancias ou abacaxis. Quando se trata do mundo como um todo, porém, há uma fruta que se destaca entre todas as outras, e ela nem mesmo cresce em uma árvore! Qual a fruta mais consumida no mundo? A banana, claro!

Continua após a publicidade..

Mais de 100 bilhões de bananas são consumidas em todo o mundo a cada ano, sendo que Índia, China, Brasil e Indonésia respondem por metade desse consumo. As bananas representam aproximadamente 75% do comércio anual de frutas tropicais. Na verdade, elas são as frutas mais exportadas do mundo, sendo que o maior exportador de bananas é o Equador, enquanto os Estados Unidos importam a maior parte dessas frutas.

As bananas crescem em áreas tropicais e subtropicais em todo o mundo. Classificada botanicamente como uma baga, a fruta mais consumida no mundo não cresce em uma árvore propriamente dita. A bananeira não é uma árvore, mas sim uma erva gigante. Seu caule é um rizoma subterrâneo e a parte aérea é constituída quase exclusivamente por folhas.

Acredita-se que a banana seja a fruta mais consumida no mundo por uma grande variedade de fatores e circunstâncias. Para facilitar o raciocínio em torno disso, listamos aqui os principais motivos por trás de sua reputação mundial:

Continua após a publicidade..
Banana é a fruta mais consumida no mundo
Foto: Pixabay

A banana é a fruta mais consumida no mundo por ser um alimento básico

As bananas constituem a principal cultura alimentar básica para milhões de pessoas em vários países em desenvolvimento. Em muitos países tropicais, as bananas verdes (não maduras) são cozidas e servem como um alimento básico. De fato, em grande parte do planeta, a maioria dos produtores inclui pequenos agricultores, que plantam bananas para consumo doméstico ou para vendê-las em mercados locais.

Como as bananeiras produzem bananas o ano todo, elas fornecem uma fonte valiosa de alimento durante a estação da fome (quando o alimento de uma colheita anual ou semestral foi consumido e a próxima ainda está por vir). Por conta disso, podemos dizer que as bananas são importantes para a segurança alimentar global.

Continua após a publicidade..

Além disso, as bananas são incrivelmente versáteis. Embora sejam comumente consumidas in natura, as bananas também podem ser comidas fritas, assadas com a casca ou cozidas no vapor cobertas por uma folha de bananeira. As bananas também podem ser transformadas em conservas de frutas e as panquecas de banana são populares no sul e sudeste da Ásia. Até mesmo bananas secas podem ser moídas e transformadas em farinha.

Também não podemos deixar de mencionar que a banana é uma fruta bastante agradável. Durante o processo de amadurecimento, a banana produz o gás etileno, que atua como uma espécie de hormônio vegetal que afeta o aroma da fruta. Além disso, o etileno estimula a formação de amilase, uma enzima que decompõe o amido em açúcar, influenciando o sabor da banana.

As bananas mais verdes e menos maduras contêm teores mais elevados de amido e, consequentemente, têm um sabor mais “brando”. Por outro lado, as bananas amarelas têm um sabor mais doce devido às maiores concentrações de açúcar.

fruta mais consumida no mundo 2
Foto: Pixabay

Não é apenas a fruta em si que é mundialmente desejada

A fibra de banana colhida dos pseudocaules e folhas da bananeira tem sido usada há muito tempo para aplicações têxteis na Ásia, mais especificamente desde o século XIII.

Geralmente, os rebentos colhidos são fervidos em soda cáustica para preparar as fibras para produção de um fio. Esses brotos de banana produzem fibras com vários graus de maciez, produzindo fios e tecidos com qualidades diferentes para usos específicos.

No geral, as fibras mais externas dos brotos são as mais grossas e, portanto, são adequadas para a produção de toalhas de mesa, enquanto as fibras mais internas e mais macias são desejáveis para a fabricação de tapetes e quimonos. Este processo tradicional de fabricação de tecidos requer muitas etapas, sendo que todas elas são realizadas à mão.

Além disso, a fibra da banana também pode ser usada na produção de papel de banana. Em resumo, o papel da banana é feito a partir de duas partes distintas: a casca da bananeira, principalmente utilizada para fins artísticos, ou a partir das fibras do caule e de frutos não aproveitáveis. O papel pode ser tanto feito à mão quanto por meio de um processo industrial.

Banana é a fruta mais consumida no planeta
Foto: Pixabay

As características culturais que ajudaram a tornar a banana a fruta mais consumida no planeta

Por último, não podemos deixar de citar que a banana também desempenha um papel de destaque em certas religiões e crenças populares. Na Índia, as bananas desempenham um papel proeminente em muitos festivais e cerimônias hindus. Nos casamentos do sul da Índia, particularmente nos casamentos tamil, as bananeiras são amarradas de modo a formar um arco para promover a bênção ao casal por uma vida duradoura.

Na Tailândia, acredita-se que um certo tipo de bananeira pode ser habitado por um espírito, Nang Tani, um tipo de fantasma relacionado a árvores e plantas semelhantes. Frequentemente, as pessoas amarram um pedaço de pano de cetim colorido ao redor do pseudocaule das bananeiras.

Leia Também: Por que minhas plantas domésticas sempre morrem?
Leia Também: Como saber se um tomate está maduro e pronto para ser colhido?

No folclore malaio, uma espécie de fantasma conhecido como Pontianak costuma ser associado às bananeiras e diz-se que seu espírito reside nelas durante boa parte do dia.

E você, já desconfiava que a banana era a fruta mais consumida no mundo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que os memes fazem tanto sucesso

Por que os memes fazem tanto sucesso?

Medo de insetos

Por que tantas pessoas têm medo de insetos?