Se você é uma pessoa bastante observadora, já deve ter notado que as unhas das mãos geralmente crescem mais rápido do que as dos pés. De fato, as unhas das mãos crescem até três vezes mais rápido do que as unhas dos pés, o que pode explicar o motivo pelo qual tantas pessoas roem as unhas das mãos, além da facilidade de acesso, obviamente.
No entanto, essa diferença comprovada entre as taxas de crescimento é um pouco estranha, nos levando a uma pergunta óbvia: afinal, por que as unhas das mãos crescem mais rápido do que as dos pés?
A ciência por trás das unhas
Antes de analisarmos as taxas de crescimento diferenciais, devemos entender primeiramente um pouco mais sobre as próprias unhas. Pois bem, para início de conversa, as unhas das mãos e dos pés são bastante semelhantes em quase todos os aspectos, exceto quando se trata de seus padrões de crescimento.
As unhas consistem na lâmina ungueal, que é o que podemos tocar e que cobre o leito ungueal. A área de “meia-lua” na parte inferior de cada unha é conhecida como matriz distal, que é parcialmente coberta pela cutícula.
As “novas” unhas crescem diretamente das células epiteliais da matriz distal, mas essas células eventualmente começam a morrer, deixando para trás uma proteína chamada queratina. A queratina que é deixada para trás é envolvida em uma mistura de outras proteínas e gorduras e é auxiliada por uma enzima encontrada na matriz chamada transglutaminase.
No fim das contas, o produto dessa reação enzimática é a unha endurecida como a conhecemos. A partir disso, a unha é então empurrada para fora da cutícula pela próxima rodada de crescimento celular na matriz. Resumindo, este é o ciclo interminável de crescimento das unhas que dura a vida inteira!
Unhas das mãos vs unhas dos pés
De um modo geral, a taxa de crescimento das unhas pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo idade, atividade sexual, dieta, exercícios, profissão e até mesmo a época do ano! No entanto, quando se trata da questão das diferentes taxas de crescimento entre as unhas das mãos e dos pés, outros agentes entram em cena.
Por exemplo, geralmente deixamos as unhas dos pés dentro de meias e sapatos, o que pode reduzir a circulação e o fluxo de sangue na região. Isso é agravado pelo fato de que os pés estão significativamente mais distantes do coração do que as mãos. Na prática, esses dois fatores por si só significam que menos fluxo sanguíneo chega aos pés, resultando em menos oxigênio e menos nutrientes para a produção de novas células.
Além disso, diferenças sazonais também interferem nas taxas de crescimento. Em outras palavras, quando os dedos das mãos e dos pés estão mais frios (especialmente durante o inverno), menos sangue flui para essas áreas, devido à constrição dos vasos sanguíneos, de modo que as taxas de crescimento das unhas tendem a ficar mais lentas.
Uma outra explicação possível
Uma teoria mais recente sobre as taxas de crescimento das unhas está relacionada ao uso rotineiro das mãos. Por exemplo, pense no uso regular das pontas dos dedos e unhas das mãos, desde apertar botões até digitar em seu notebook ou smartphone; pois bem, esse uso constante das mãos promove um aumento no crescimento das suas unhas para compensar os “danos” que ocorrem na região.
As unhas dos pés, por outro lado, não experimentam esse tipo de uso constante (a menos que você esteja aprendendo a tocar piano com os pés). Por conta disso, as unhas dos pés não recebem um fornecimento constante de nutrientes e sangue para promover o crescimento da matriz distal.
Por último, vale destacar que, à medida que envelhecemos, nossos capilares e vasos sanguíneos tendem a funcionar com menos eficácia, resultando na diminuição do fluxo sanguíneo para nossas extremidades, o que também pode desempenhar um papel crucial com relação às diferentes taxas de crescimento das unhas.
Leia Também: Quantos dias podemos sobreviver sem beber água?
Leia Também: Por que os gatos adoram perseguir luz de laser?
Curiosamente, alguns estudos também já descobriram que o crescimento das unhas na mão dominante de uma pessoa tende a ser mais rápido do que na mão não dominante. Em outras palavras, se você for destro, é provável que as unhas da sua mão direita cresçam um pouco mais rápido do que as da mão esquerda.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉