no ,

Por que os celulares esquentam e como podemos evitar isso?

Quando os celulares esquentam, os culpados mais prováveis costumam ser a bateria, o processador ou uso indevido.

Celulares esquentam
Foto: Wikimedia Commons

É bem provável que você já tenha visto o seu smartphone ficar superaquecido, especialmente após um longo período de uso do aparelho. No entanto, quais seriam algumas das outras causas pelas quais os celulares esquentam tanto?

Ao longo deste artigo, nós vamos examinar os motivos mais comuns pelos quais os celulares esquentam e dar dicas sobre o que você pode fazer para impedir que seu smartphone entre em um ciclo contínuo de superaquecimento.

Foto: Pixabay

Entendendo por que os celulares esquentam

Quando o smartphone esquenta, isso costuma ser uma indicação de que o processador está sobrecarregado e precisa de uma pausa, embora também possa ser um sinal de que há um problema com a bateria. Os celulares também esquentam quando são deixados dentro de um carro fechado ou em algum lugar com um clima sufocante.

Além das causas citadas, há muitos outros fatores que podem deixar seu smartphone “pegando fogo”, incluindo fazer streaming de vídeos ou jogar por horas no dispositivo. Até mesmo usar a navegação GPS por um longo período também pode esquentar o telefone.

Seu smartphone também pode superaquecer se você deixá-lo exposto ao sol por muito tempo e, em muitos casos, ele pode esquentar durante o carregamento devido à ventilação insuficiente ou a um carregador ou cabo com defeito.

Por último, também não podemos deixar de citar que o superaquecimento pode ser decorrente das ações de um malware, aplicativos comprometidos ou problemas de atualização do próprio sistema operacional do aparelho, embora casos do tipo sejam mais raros.

Foto: Pixabay

Como resfriar o seu smartphone

Identificar a causa principal do problema de superaquecimento nem sempre é fácil, mas há algumas formas de contornar esse problema na maioria dos casos. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir:

  1. Desligue o aparelho: Mantenha-o desligado até que ele esfrie. Então, reinicie o smartphone, mas não inicie nenhum aplicativo. Se o telefone começar a superaquecer mesmo assim, pode ser um indicativo de que há danos físicos ou aberturas de ventilação obstruídas. Se este for o caso, entre em contato com o fabricante ou revendedor para obter assistência.
  2. Atualize o software: Se não houver nenhum problema de hardware óbvio, o superaquecimento pode estar relacionado a problemas de software. Desinstale aplicativos não utilizados e verifique se o seu telefone tem uma atualização de sistema operacional pendente.
  3. Vírus é sempre um risco: É essencial que você mantenha seu dispositivo protegido contra aplicativos maliciosos, instalando regularmente atualizações de segurança e baixando apenas aplicativos e arquivos de fontes confiáveis. Na prática, o vírus pode fazer seu telefone esquentar ao ser continuamente executado em segundo plano.
  4. Formate o dispositivo: Se o superaquecimento persistir, você pode tentar resetar o smartphone para as configurações de fábrica. No entanto, certifique-se de fazer backup de seus dados primeiro, incluindo contatos, fotos e outras informações importantes.
Foto: Pixabay

Evitando o superaquecimento do seu telefone

De um modo geral, problemas de superaquecimento podem ocorrer em qualquer smartphone, até mesmo em novos modelos e independentemente do sistema operacional ou fabricante. Assim como os notebooks, os celulares precisam de ventilação, sem falar que, como acontece com qualquer dispositivo eletrônico, um pouco de manutenção também ajuda muito.

Dito isto, aqui estão algumas dicas para evitar o superaquecimento do seu dispositivo:

  • Mantenha seu celular longe do sol;
  • Não deixe seu telefone dentro de um carro quente;
  • Certifique-se de que a capa que você usa (se houver) foi projetada para o modelo específico do seu telefone e não está bloqueando nenhuma ventilação;
  • Ao carregar, mantenha o telefone em uma superfície plana, não no sofá ou na cama.
  • Mantenha seu sistema operacional atualizado.

E você, já passou por um problema do tipo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Unhas das mãos

Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Câmera DSRL

O que é uma câmera DSLR?