Na busca pela produção dos carros esportivos mais rápidos do mundo, algumas empresas automobilísticas recorrem a todos os recursos possíveis. Usando artifícios aerodinâmicos, elas implementaram alguns elementos muito interessantes para fornecer desempenho e estilo a seus veículos de última geração. Dentre todos os incrementos ligados a esses propósitos, destacam-se os spoilers.
Embora os spoilers complexos que vemos hoje sejam relativamente novos, o conceito por trás desse apetrecho já existe há um bom tempo. De fato, na década de 1960 já se falava sobre o que hoje conhecemos como um spoiler de automóvel.
Em meados dos anos 60, fabricantes de veículos começaram a projetar carros de corrida arrojados recorrendo a qualquer vantagem que pudessem para aumentar a velocidade e ganhar mais corridas. A partir daí, surgiu a ideia de criar uma peça aerodinâmica nos moldes dos spoilers modernos.
Mas, afinal de contas, como essas peças realmente funcionam? E por que elas são tão importantes para os carros esportivos? São estas as questões que vamos abordar ao longo deste artigo!
Como funcionam os spoilers dos carros esportivos?
Para entender como funciona um spoiler, pense em um carro em alta velocidade. O ar, pelo qual o carro está passando, flui por cima dele. Normalmente, esse ar passaria sobre o porta-malas e sob o veículo. Dito isto, a força do ar sob o carro tentaria “levantá-lo”, o que poderia tornar os pneus incapazes de “grudarem” na pista como deveriam. Para resolver isso, os spoilers entram em cena.
Spoilers são acessórios que se estendem para fora do porta-malas do veículo, “estragando” o fluxo de ar que compromete a estabilidade do carro. O spoiler traseiro basicamente interrompe o fluxo e o redireciona para reduzir o arrasto. Quando somados a outros recursos aerodinâmicos, como as saias laterais, os carros podem ganhar mais velocidade enquanto mantêm o controle nas curvas mais fechadas.
Normalmente, o peso de um carro é a única coisa que “força” os pneus para baixo no asfalto. Sem spoilers, a única maneira de aumentar a aderência seria aumentando o peso ou trocando o composto de que o pneu é feito, só que o problema de ambas as alternativas é que elas atrapalhariam a realização de curvas, tornando as alterações inúteis.
Vale destacar que todo peso extra tem inércia, ou seja, aumentar o peso não ajudaria o carro em nada. A forma como o spoiler funciona é como uma asa de avião, mas de cabeça para baixo. Desse modo, o spoiler gera o que é chamado de “força descendente” (downforce) na carroceria do carro, empurrando-o para baixo e deixando-o colado ao chão.
Por que os spoilers também são usados em alguns carros de passeio?
Embora esses veículos normalmente possuam um chassi mais básico e uma suspensão mais rígida, um spoiler ainda pode ser benéfico. Isso ocorre porque muitos veículos têm um ângulo bastante acentuado para baixo, o que pode causar a separação do fluxo de ar. Nesse caso, o spoiler ajuda a corrigir o problema.
De um modo geral, o principal objetivo de muitos spoilers usados em veículos de passeio é reduzir o arrasto e aumentar a eficiência do combustível.
Devido à sua associação com os carros de corrida, os spoilers são frequentemente vistos como “itens esportivos” pelos consumidores, até mesmo quando são instalados em carros comuns. No entanto, é importante deixar claro que os spoilers que aparecem em veículos mais simples raramente oferecem algum tipo de benefício aerodinâmico equiparável aos carros de alta performance.
Uma palavra final
Além dos spoilers, vale mencionar que as saias laterais também são benéficas para o design aerodinâmico dos carros de alta performance. Essas barragens de ar tendem a impedir que o fluxo de ar passe por baixo, eliminando o espaço entre a estrada e a parte inferior do veículo. Quando usadas em conjunto com o spoiler, essas saias aumentam o desempenho dos carros.
Curiosamente, os spoilers começaram como dispositivos aerodinâmicos para carros de corrida, mas evoluíram com o tempo para se tornarem acessórios comuns em outros tipos de veículos. Agora, com a automação se tornando a chave para o desempenho dos veículos em geral, o design aerodinâmico poderá trazer ainda mais benefícios no futuro.
Leia Também: Por que não temos carros movidos a água?
Leia Também: Por que não usamos areias de praias e desertos em construções?
Com isso em mente, podemos dizer que spoilers e asas se tornaram os recursos que provaram ser os mais benéficos para aumentar a velocidade dos carros esportivos e melhorar a aderência dos pneus em curvas fechadas. Os pilotos de carros de corrida de todas as eras geralmente apreciam grandemente como esses elementos mudaram o automobilismo como um todo.
Os spoilers são itens aerodinâmicos muito importantes para os veículos esportivos, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉