no

Por que Coca-Cola e Pepsi têm sabores diferentes?

A diferença entre essas duas bebidas rivais não é muito grande, mas suficiente para agradar paladares distintos.

Coca-Cola e Pepsi
Foto: Reprodução/Youtube

Você já se perguntou por que o embate entre Coca-Cola e Pepsi é tão icônico? Você já se decepcionou ao pedir sua preferência em um restaurante, enquanto eles só tinham disponível a outra opção?

De um modo ou de outro, todos nós sabemos que há uma batalha sem fim entre essas marcas de refrigerante, mas você sabe por que a Coca e a Pepsi são diferentes, embora sejam tão semelhantes ao mesmo tempo?

Ao longo desse artigo, nós vamos analisar os ingredientes usados na produção de ambos os refrigerantes e tentar explicar como eles conseguem ter grandes semelhanças e diferenças simultaneamente.

Foto: PxHere

O principal ingrediente responsável pela diferença entre Coca-Cola e Pepsi

De um modo geral, a diferença entre essas duas bebidas rivais não é muito grande. Talvez isso explique por que algumas pessoas não conseguem perceber muita diferença entre ambas as marcas, embora, como dissemos anteriormente, a maioria das pessoas geralmente tende a escolher uma em vez do outra.

Os ingredientes da Pepsi são os seguintes: água carbonatada, xarope rico em frutose, corante de caramelo, açúcar, ácido fosfórico, cafeína, ácido cítrico e aromatizantes naturais. Por outro lado, os ingredientes da Coca-Cola são: água carbonatada, xarope com alto teor de frutose, corante de caramelo, açúcar, ácido fosfórico, cafeína e aromatizantes naturais.

Você conseguiu perceber a diferença? Pois bem, acontece que a Pepsi contém ácido cítrico em sua composição, enquanto a Coca não possui, sendo que essa é a única grande diferença entre os dois refrigerantes!

Em termos nutricionais, a Coca tem um pouco mais de sódio do que a Pepsi, o que torna o seu sabor um pouco menos doce. A Pepsi tem mais calorias, açúcar e cafeína, então o seu sabor também acaba sendo mais doce por conta dessas características.

Obviamente, alguns dos termos listados (como no caso dos aromatizantes) são bastante genéricos, podendo representar várias composições distintas escondidas sob nomes semelhantes. Só que, mesmo assim, é interessante pensarmos como um único ingrediente básico pode fazer tanta diferença.

Foto: Pixabay

Os fatores que fazem uma pessoa escolher entre Coca-Cola e Pepsi

Como você pode ver, Coca-Cola e Pepsi são bebidas muito parecidas. Dito isto, quais são os fatores que fazem uma pessoa escolher uma marca específica de refrigerante? Bem, uma passagem do livro Blink, de Malcolm Gladwell, pode ajudar a explicar essa questão. Aqui está o que ele disse:

A Pepsi é mais doce que a Coca, então ela tem uma uma vantagem imediata durante o primeiro gole. A Pepsi também é caracterizada por uma explosão de sabor cítrico, ao contrário do sabor de baunilha da Coca. No entanto, essa explosão tende a se dissipar à medida que a pessoa consome a lata inteira, levando a Coca a se sobressair. Por conta disso, a Pepsi é, em suma, uma bebida feita para brilhar em um único gole.

Se formos analisar, essa teoria é insanamente precisa! A tal “explosão cítrica” da qual Gladwell fala sobre a Pepsi vem do ácido cítrico, enquanto que o sabor de baunilha da Coca torna a textura da marca vermelha um pouco mais suave, embora menos doce, colocando os sabores de ambas as marcas em espectros opostos.

Por conta desses fatores, se você é uma pessoa que tende a consumir comidas e bebidas com sabores mais cítricos, provavelmente vai preferir a Pepsi. Por outro lado, se gosta daquele sabor inconfundível de baunilha, a Coca deverá ser a sua escolha.

Coca-Cola e Pepsi
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Como a marca da Coca-Cola é considerada mais valiosa do que Pepsi, algumas pessoas tendem a achar que o sabor da Coca é definitivamente melhor somente por conta desse fator. Porém, no fim das contas, o fato é que isso é uma simples questão de gosto.

Além disso, nós já sabemos que o marketing muito bem explorado por parte da Coca-Cola também desempenha um papel fundamental na preferência de boa parte do público, especialmente através das campanhas em épocas de Natal e Copa do Mundo.

Curiosamente, nos Estados Unidos, a Pepsi é uma potência de nível semelhante à Coca-Cola. A marca disputa garrafa a garrafa o maior mercado de refrigerantes do mundo. Para se ter uma ideia, ela tem 32% de participação no mercado americano contra 34% da Coca.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola
Leia Também: 12 curiosidades refrescantes sobre a Pepsi

Independente de tudo isso, o fato é que ambas as marcas têm bases de fãs muito sólidas e conseguem atender a diferentes paladares. Agora, se você me der licença, preciso finalizar esse post e ir pegar uma latinha na geladeira para matar minha sede.

Qual a sua escolha entre Coca-Cola e Pepsi? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Spoilers

Por que os carros esportivos têm spoilers?

Correspondente internacional

O que faz um correspondente internacional?