A mitologia grega está cheia das mais diversas criaturas tenebrosas e que dão medo até nos mais corajosos, e a Hidra de Lerna é uma delas. A besta é de longe um dos monstros mais assustadores e perigosos da mitologia, sendo letal em diversos aspectos.
Muito conhecida por ser um dos trabalhos do semi deus Hércules, essa criatura ganhou fama e aterrorizou o sono de muitos gregos por um longo tempo. Por isso hoje, vamos conhecer a origem desse monstro mitológico, vamos lá?
A origem da Hidra de Lerna
Da mitologia grega, a Hidra de Lerna é um monstro metade mulher, metade serpente que habita um pântano próximo ao rio de Lerna. Filha de Tiphon e Equidna — dois outros monstros — sua descrição é completamente sinistra.
Tendo de sete até dez cabeças, esse animal possuía a capacidade de dobrar o número de cabeças, uma vez que uma delas fosse cortada. Se isso não fosse macabro o suficiente, seu halito e saliva também eram extremamente venenosos.
Bem maior do que um ser humano comum, essa criatura poderia incendiar quem olhasse diretamente para um de suas cabeças. Extremamente bizarro, não é mesmo?
Leia também: As 5 melhores curiosidades sobre o corpo humano
Os doze trabalhos de Hércules
Hércules foi um semi deus da mitologia grega que para se redimir por seu crime bárbaro de ter matado toda a sua família, assume doze trabalhos impossíveis — a intenção era que ele realmente não conseguisse os realizar.
Ao chegar no lago de Lerna, Hércules tentou matar o monstro com um ataque surpresa de várias flechas, mas isso apenas o acordou e enfureceu, uma luta bastante complexa foi travada. O herói tentou matar a hidra descepando suas cabeças, mas como já dito anteriormente, o dobro nascia no mesmo lugar, o que tornou essa tática impossível.
Ele por fim conseguiu matar a hidra quando teve a ideia de queimar o pescoço cortado antes que novas cabeças surgissem. E por fim, depois de muita luta e sofrimento, ele terminou seu segundo trabalho.
Curiosidades sobre a Hidra de Lerna
Se você é uma pessoa que gosta de signos, essa curiosidade provavelmente vai te interessar bastante. Bom, a lenda conta que ao perceber que sua besta estava morrendo, a deusa Hera enviou um ‘ajudante’ para a batalha, ele era um caranguejo gigante que também atacaria simultaneamente Hércules. Após a morte dos dois, eles foram mandados para uma espécie de ‘céu’, e viraram constelações. E foi daí que surgiram os signos de Câncer e Gêmeos.
Outro fato bem curioso esse a hidra, está diretamente relacionada aos seus pais, Tiphon e Equidna são considerados pela mitologia, os primeiros monstros de todo o mundo. A criatura herdou traços como tamanho de seu pai, e sua aparecia de metade mulher da sua mãe.
Além disso, apesar de ser diretamente ligada a mitologia grega, essa criatura já havia sido mencionada em escrituras e pinturas muitos anos antes do império romano ascender ao poder. Como toda boa civilização, eles pegaram essa lenda e adaptaram aos seus próprios costumes depois da dominação que eles realizaram.
Leia também: Os 5 festivais mais diferentes do mundo
Bom, como eu já havia dito antes, na minha opinião esse é um dos monstros mais assustadores e horríveis que eu tenho conhecimento. Ele é praticamente impossível de vencer, e se não fosse pela esperteza de Hércules, ele teria sido morto pela besta.
É claro que isso tudo só existe na mitologia, então você pode ficar tranquilo. Mesmo que você esteja andando em um pântano em qualquer dia desses, é impossível você se deparar ocasionalmente com uma hidra, eu garanto — e Hércules também.