no ,

O que foi a Festa do Chá de Boston?

O que foi a Festa do Chá de Boston e como esse evento marcou a história dos Estados Unidos?

Revoltas e rebeliões existem desde o começo do mundo, isso é um fato, e a Festa do Chá de Boston se enquadra bem nesse meio. Imagine você está em uma nova terra, colonizando e fazendo de lá um local prospero, quando de repente, o item que é um dos símbolos de sua cultura passa a ser taxado de uma forma abusiva, bem revoltante, não?

Como ninguém aceitaria isso facilmente, nem mesmo naquela época, muito mesmo pelos colonos puritanos, houve uma revolta que ficou marcada na história. Por isso hoje, vamos saber o que foi a Festa do Chá de Boston, vamos lá?

Festa do chá de boston

Que acontecimento foi a Festa do Chá de Boston?

No final de 1773, os colonos enfurecidos pelos impostos abusivos que estavam sendo taxados em suas mercadorias, em especial o chá, despejaram mais de 340 caixas de chá no mar próximo ao porto.

Esse evento teve uma extrema influência no movimento de independência dos Estados Unidos, uma vez que foi o estopim das revoltas contra a Grã-Bretanha e seu poder absoluto sobre ‘o novo mundo’.

Já havia um tempo que a Grã-Bretanha enfrentava severos problemas financeiros e a sua melhor solução disparar impostos e taxas de importação para os colonos/americanos que estavam nas terras dos Estados Unidos — que ainda não era independente e nem tinha esse nome.

Os colonos começaram a ser taxados por cada selo, tinta, carimbo ou outro item do tipo que fosse utilizado, o que já era bem surreal, não é mesmo? O chá foi acrescendo logo depois nesse meio.

Apesar de grande parte dos impostos terem sido eliminados, o chá continuou sendo taxado por ser um produto que era consumido em grande quantidade. Sendo assim, gerava bastante renda para a coroa.

Logo o chá de outros países começou a ser contrabandeado para o novo país, o que deixou a Grã-Bretanha com uma quantidade enorme parada e se estragando em seus estoques/navios. O mercado do chá praticamente faliu nesse momento por lá e só conseguiu se regenera anos depois.

Leia também: Por que a cabeça dói ao tomarmos sorvete?

CHA 3

O que aconteceu depois da festa do chá?

Apesar de ter sido um movimento de rebelião planejado, ninguém ficou ferido e nenhuma propriedade foi invadida durante essa revolta. As caixas de chá levaram mais de três horas para serem descarregadas na água e após isso, os navios foram varridos como se nada tivesse acontecido.

Personalidades de grande influência como George Washington e Benjamin Franklin expressaram sua total desaprovação a esse movimento. Washington afirmava que as pessoas haviam ficado loucas para fazerem isso, e Franklin se ofereceu para pagar o prejuízo com o seu próprio dinheiro.

A coroa — que obviamente não deixaria isso passar em branco — respondeu à revolta com o que ficou conhecido como Leis Intoleráveis. Essas leis foram grandes influenciadoras para os movimentos de rebelião que aconteceram depois.

Leia também: As 5 melhores curiosidades sobre o corpo humano

CHA 2

Você provavelmente já deve ter estudo esse assunto na escola, mais especificamente no ensino médio, não é mesmo? Particularmente eu sempre achei o tema bastante interessante, já que vai muito além de apenas uma taxação no chá, e sim de todo um movimento de combate ao poder absoluto sobre um povo.

Os Estados Unidos talvez não fossem a maior potência mundial atualmente, se esses colonos não tivessem reagido e jogado algumas caixas de chá no porto. É realmente muito interessante como uma coisa está diretamente liga a outra e na maioria das vezes nem percebemos, não é mesmo? Esse é um fato histórico que merece ser lembrado.

Você sabia ou se lembrava do que era a Festa do Chá de Boston? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

HIDRA CAPA

Hidra de Lerna: A origem do terrível monstro mitológico

NEVE CAPA

Como a neve se forma nas nuvens?