no ,

O que foi a Festa do Chá de Boston?

O que foi a Festa do Chá de Boston e como esse evento marcou a história dos Estados Unidos?

Revoltas e rebeliões existem desde o começo do mundo, isso é um fato, e a Festa do Chá de Boston se enquadra bem nesse meio. Imagine você está em uma nova terra, colonizando e fazendo de lá um local prospero, quando de repente, o item que é um dos símbolos de sua cultura passa a ser taxado de uma forma abusiva, bem revoltante, não?

Continua após a publicidade..

Como ninguém aceitaria isso facilmente, nem mesmo naquela época, muito mesmo pelos colonos puritanos, houve uma revolta que ficou marcada na história. Por isso hoje, vamos saber o que foi a Festa do Chá de Boston, vamos lá?

Festa do chá de boston

Que acontecimento foi a Festa do Chá de Boston?

No final de 1773, os colonos enfurecidos pelos impostos abusivos que estavam sendo taxados em suas mercadorias, em especial o chá, despejaram mais de 340 caixas de chá no mar próximo ao porto.

Esse evento teve uma extrema influência no movimento de independência dos Estados Unidos, uma vez que foi o estopim das revoltas contra a Grã-Bretanha e seu poder absoluto sobre ‘o novo mundo’.

Continua após a publicidade..

Já havia um tempo que a Grã-Bretanha enfrentava severos problemas financeiros e a sua melhor solução disparar impostos e taxas de importação para os colonos/americanos que estavam nas terras dos Estados Unidos — que ainda não era independente e nem tinha esse nome.

Os colonos começaram a ser taxados por cada selo, tinta, carimbo ou outro item do tipo que fosse utilizado, o que já era bem surreal, não é mesmo? O chá foi acrescendo logo depois nesse meio.

Continua após a publicidade..

Apesar de grande parte dos impostos terem sido eliminados, o chá continuou sendo taxado por ser um produto que era consumido em grande quantidade. Sendo assim, gerava bastante renda para a coroa.

Logo o chá de outros países começou a ser contrabandeado para o novo país, o que deixou a Grã-Bretanha com uma quantidade enorme parada e se estragando em seus estoques/navios. O mercado do chá praticamente faliu nesse momento por lá e só conseguiu se regenera anos depois.

Leia também: Por que a cabeça dói ao tomarmos sorvete?

CHA 3

O que aconteceu depois da festa do chá?

Apesar de ter sido um movimento de rebelião planejado, ninguém ficou ferido e nenhuma propriedade foi invadida durante essa revolta. As caixas de chá levaram mais de três horas para serem descarregadas na água e após isso, os navios foram varridos como se nada tivesse acontecido.

Personalidades de grande influência como George Washington e Benjamin Franklin expressaram sua total desaprovação a esse movimento. Washington afirmava que as pessoas haviam ficado loucas para fazerem isso, e Franklin se ofereceu para pagar o prejuízo com o seu próprio dinheiro.

A coroa — que obviamente não deixaria isso passar em branco — respondeu à revolta com o que ficou conhecido como Leis Intoleráveis. Essas leis foram grandes influenciadoras para os movimentos de rebelião que aconteceram depois.

Leia também: As 5 melhores curiosidades sobre o corpo humano

CHA 2

Você provavelmente já deve ter estudo esse assunto na escola, mais especificamente no ensino médio, não é mesmo? Particularmente eu sempre achei o tema bastante interessante, já que vai muito além de apenas uma taxação no chá, e sim de todo um movimento de combate ao poder absoluto sobre um povo.

Os Estados Unidos talvez não fossem a maior potência mundial atualmente, se esses colonos não tivessem reagido e jogado algumas caixas de chá no porto. É realmente muito interessante como uma coisa está diretamente liga a outra e na maioria das vezes nem percebemos, não é mesmo? Esse é um fato histórico que merece ser lembrado.

Você sabia ou se lembrava do que era a Festa do Chá de Boston? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

HIDRA CAPA

Hidra de Lerna: A origem do terrível monstro mitológico

NEVE CAPA

Como a neve se forma nas nuvens?