no ,

O que é um mentalista?

Você já deve ter ouvido a palavra ‘mentalista’, mas você sabe o que isso significa?

Você já deve ter visto em algum programa de TV ou mesmo no YouTube, o show de algum mentalista. Esses ilusionistas apresentam truques relacionados a telepatia ou controle mental. É claro que é uma forma de entretenimento muito impactante e que nos deixa facilmente impressionados, já que seus truques são completamente complexos e muito difíceis de descobrir.

O show de um mentalista, apesar de normalmente não usar tantos adereços, é caro por toda a sua preparação e esquematização para que tudo sai exatamente como planejado. Diferente de um truque de mágica, o mentalismo tem seus pontos fortes e fracos. Apesar de seus truques serem complicados e mais difíceis de descobrir se bem executados, qualquer passo em falso pode gerar uma frustração tanto no mentalista quanto no público. Bom, mas afinal o que é um mentalista? É sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

MENTAL 1

A história do mentalismo

Apesar de ser um conceito muito popular nos dias atuais, a história do mentalismo pode ser rastreada até a Grécia Antiga. Suas raízes mais profundas estão diretamente conectadas com os famosos oráculos, videntes e pessoas que conseguiam adivinhar alguns eventos.

Se você parar para ler alguma história presente na mitologia grega, irá se deparar com um leque das mais variadas previsões vindo de todas as formas diferentes.

A história trágica de Édipo é um dos melhores exemplos do que era considerado mentalismo na época, claro que muito antes desse termo surgir.

A verdade é que desde a antiguidade, os humanos tentam achar algum tipo de explicação ou ‘firmeza’ em algo que simplesmente não pode ser compreendido. E com um cérebro humano sendo um lugar cheio de falhas e desvios, ele pode ser facilmente engano.

Leia também: 5 artistas internacionais com raízes brasileiras

MENTAL 2

O que é um mentalista?

Os mentalistas são pessoas extremamente habilidosas que sabem como entrar em contato como subconsciente de uma pessoa e fazem isso muito bem.

Mesmo que você não perceba, várias imagens e informações são passadas do mentalista para o seu público apenas com suas palavras e gestos. Levemente ele fará com que você diga, pense ou escolha exatamente o que ele quer que você escolha.

Eles são mestres em conhecer as falhas do cérebro e usar elas para influenciar nosso comportamento na hora de suas apresentações. Tudo influencia, a luz, o cenário, as palavras, o jeito de gesticular, até a forma que a pessoa da plateia é escolhida, absolutamente tudo tem influência para que o truque dê certo.

Mentalismo no entretenimento

O mentalismo é uma forma de entretenimento e também está presente no entretenimento, fez sentido? Bom, vamos resumir, o mentalismo é uma forma de entreter, mas ele também está presente nos grandes filmes e séries.

Existe uma série chamada ‘O mentalista‘, onde um mentalista ajuda a polícia na resolução de crimes, com a ajuda de seu talento de observação.

E também tem o filme ‘Truque de Mestre’, onde um dos protagonistas é um mentalista que usa as suas habilidades para enganar e lucrar com isso.

Leia também: Qual a diferença entre mágico e ilusionista?

Mentalista

Bom, a arte do mentalismo é realmente muito interessante, pois consiste em ‘enganar’ nosso cérebro e nos induz a fazer o que o mentalista quer. Se você tiver a oportunidade de ir em um show de mentalismo, eu tenho certeza que você vai ficar realmente muito impressionado.

É importante destacar que você fica totalmente consciente em um show de mentalismo, apenas informações são sugeridas em seu cérebro para que você realize as ações ou escolhas que são importantes para o show continuar. Então não confunda o mentalismo com a hipnose, okay? São duas práticas bem diferentes.

Você sabia o que era um mentalista? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

NACIONAL 1

5 filmes nacionais que você precisa assistir

LILY CAPA

Lily Collins: As 5 melhores curiosidades sobre a protagonista de ‘Emily em Paris’