É comum vermos muitos comerciais sobre as cápsulas do Ômega 3 e elas são provavelmente uma das que mais tem propaganda atualmente. Apesar de ouvirmos falar delas muitas vezes, nem sempre paramos para entender ou tentar entender como funcionam.
Hoje iremos descobrir o que é e para que serve o Ômega 3, não só as cápsulas, mas o composto no geral. Pode ficar tranquilo que você não irá ler somente aquilo que já ouviu várias e várias vezes, que ele é “extraído de peixes de águas frias e profundas lá da Noruega”. Bom, sem mais enrolação, vamos para entender tudo sobre o Ômega 3 agora mesmo.
O que é?
O ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, ou seja, ele possui duplas ligações entre as moléculas de carbono da sua estrutura. A ligação se inicia no terceiro carbono mais distante do radical carboxila, assim tornando esse ácido diferente dos ômegas 6 e 9.
Só pode ser definido como “Ômega 3” os tipos de óleos essenciais, que são aqueles que os seres humanos não produzem, assim tendo que adquirir da natureza.
Para que serve?
O Ômega 3 é importante durante várias fases da nossa vida. Durante o pré-natal ele contribui para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso fetal e também regula o sistema imunológico. Durante o período de amamentação, o grupo de ácidos auxilia no progresso do desenvolvimento cerebral, já durante a infância, ele exerce o controle sobre o sistema imunológico e a manutenção da estamina cerebral.
Na fase adulta, ele contribui na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) e trigliredídeos e melhora os níveis do HDL (colesterol bom). Embora tenha papel fundamental durante todas essas fases, durante a terceira idade, o ômega 3 é o mais procurado, já que ele atua como anti-inflamatório, reduz as dores articulares, protege o sistema nervoso central, auxilia também na plasticidade cerebral e regula os receptores hormonais.
Quais alimentos possuem o Ômega 3?
É encontrado principalmente em peixes de águas profundas , como o salmão, bacalhau, sardinha e cavalinha. Podemos encontrar também em óleo de soja, óleo de canola, nozes, sementes de chia, linhaça, camarão e couve.
Existem casos de pessoas que não conseguem adquirir o Ômega 3 através da ingestão desses alimentos, sendo assim, é indicado que a pessoa marque uma consulta com um especialista para que ele encontre uma outra forma que possa obter resultados.
Vale lembrar que além desses alimentos, nos dias de hoje conseguimos encontrar cápsulas sendo comercializadas em todas as farmácias e elas são até bem famosas.
Leia Também: Por que algumas pessoas têm alergia ao amendoim?
Leia Também: BCAA: O que é? Para que serve?
Viu como é bom ficarmos sempre por dentro de tudo? O Ômega 3 é realmente muito importante para nós, vale lembrar que é sempre bom termos o acompanhamento de um médico e fazer um check-up pelo menos 2 vezes ao ano para ver como anda a saúde!
Gostou do post? Não esquece de compartilhar!