no ,

NFT: O Que É e Como Funciona?

NFT se tornou um verdadeiro sucesso e um dos assuntos mais comentados da internet, mas o que exatamente é ele? É o que descobriremos hoje!

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e isso só tende a evoluir conforme o tempo for passando. Certamente você tem submergido nesse vasto oceano que sempre nos surpreende. Nos últimos tempos estão surgindo muitas novidades como é o caso do Metaverso e do NFT.

Continua após a publicidade..

Por falar nisso, você sabe o que é NFT? Certamente você deve ter ouvido falar nele, principalmente após o jogador Neymar e o cantor Justin Bieber comprarem por um valor altíssimo. Bom, vamos explicar agora mesmo o que é e como funciona essa novidade que está dominando a internet.

o que e nft zona curiosa 2

O Que É NFT?

NFT é a abreviação para non-fungible token ou token não-fungível em tradução livre. Eles nada mais são que códigos numéricos  com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos. Você deve estar se perguntando como funciona isso na prática, certo? Bem, eles funcionam como itens colecionáveis que não podem ser reproduzidos, mas podem ser transferidos.

O NFT pode ser uma obra de arte digital, uma música, itens colecionáveis ou até mesmo GIFs. Interessante, não acha? O NFT é projetado para dar a você algo que não pode ser copiado:  a propriedade da obra em questão. Para ficar mais claro de entender: É como se qualquer pessoa pudesse comprar o pintura A Noite Estrelada do Vincent van Gogh, mas apenas uma pessoa pode possuir a original.

Continua após a publicidade..
NFT: O Que É e Como Funciona?

Quando Surgiu?

O primeiro NFT foi criado em 2014,  pelo artista Kevin McCoy e pelo empreendedor Anil Das. Isso ocorreu durante um evento no Museu de Arte Contemporânea em Nova York que era palco de novas ideias que conectavam tecnologias inovadoras e arte. Anil Dash trabalhava em um projeto que pretendia conceder aos artistas adicionais fontes de renda e um maior controle do seu trabalho. Juntamente com McCoy, Anil criou o primeiro NFT no blockchain chamado Namecoin, para registrar um videoclipe que sua esposa fez.

De lá pra cá o NFT foi crescendo e se tornando mais popular, até explodir de vez entre 2021 e 2022 que foi quando ganhou mais destaque após celebridades do mundo inteiro adquirirem obras de arte digitais e viralizarem na internet.

Continua após a publicidade..
o que e nft zona curiosa 4

Como Funciona?

Bom, você precisa saber que um NFT pode ser criado por qualquer pessoa, até porque praticamente tudo do mundo digital pode se tornar um NFT. Mas essa criaçãonão garante que o item que o NFT está vinculado irá ter valor no mercado. Tendo algum valor, esse NFT vai ser lançado no mercado, podendo ser comprado e vendido.

Caso você seja o criador do NFT, existe também um recurso que você pode ativar e que vai pagar uma porcentagem cada vez que o ele é vendido ou muda de mãos, certificando-se de que, se seu trabalho se tornar super popular e aumentar o valor, você verá parte desse benefício. 

O Mercado do NFT

O mercado dos NFTs tem alcançado patamares que não podem ser ignorados, nos primeiros seis meses de 2021 estima-se que o volume de vendas dos tokens não-fungíveis alcançou o marco de US$ 2,5 bilhões. Ele foi sem dúvida alguma um dos maiores mercados do último ano e está ganhando ainda mais força agora.

Somente a NBA faturou  US$ 230 milhões com o que chamam de Top Shot, um ativo digital que representa trechos relevantes dos jogos, os ditos highlights. 

NFT: O Que É e Como Funciona?

Leia Também: Lensa: O App Que Cria Avatares Com IA
Leia Também: Toshiba: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a Empresa!

Se você pensa em investir nesse mercado, é bom pesquisar bastante e conversar com alguém que já está dentro dele, dessa forma diminui os riscos e aumenta as chances de ganho.

Gostou do post? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

THE LOST CAPA

Os Garotos Perdidos: O filme de vampiros que você esqueceu

Ômega 3: O que é e Para Quê Serve?

Ômega 3: O que é e Para Quê Serve?