no

Os peixes bebem água?

Sempre existiram muitas dúvidas sobre os peixes, mas a principal delas é se eles podem beber água. Vamos descobrir isso nesse post!

Os peixes são animais unicamente aquáticos e morrem caso sejam deixados na superfície por muito tempo. Existindo há mais tempo que os humanos, os peixes foram evoluindo com o passar dos séculos.

Sendo uma fonte de alimento para os povos desde a época posterior ao descobrimento do fogo, os peixes existem de vários tamanhos, cores, formatos e especies — algumas delas já extintas a milhares de anos. Você já se perguntou alguma vez como funciona o organismo desses animais?

Muita gente tem dúvida se eles podem e conseguem beber água ou não, já que aquele é também o seu habitat natural. Bom, é isso que vamos descobrir agora, vamos lá?

PEIXE 1

Os peixes conseguem beber água?

Tanto quanto os humanos, os peixes também utilizam a água para o bem-estar de seus corpos. A água é utilizada para ajudar seus organismos internos e tantas outras funções. Apesar disso, somos diferentes em muitos aspectos, já que eles não ‘bebem’ água igual nos seres humanos fazemos, na verdade eles a captam de outra maneira.

Existem também diferenças entre como os peixes de água salgada e água doce a absorvem e o que fazem com ela. Vamos entender melhor agora.

Leia também: Thor: 10 curiosidades sobre o Deus do Trovão

Como os peixes bebem água?

Eles consomem água através de um processo chamado osmose que consiste na passagem de água que entra nas membranas de locais com baixa concentração de solutos para áreas com grandes concentrações de solutos, dessa forma equilibrando ambas.

Os que vivem na água salgada também bebem água de forma natural — pela sua boca — para que essa passe por seu canal digestivo. Já os que vivem em água doce até bebem um pouco de água, mas ela é filtrada pelas branquias e não chega a ser engolida.

O motivo dos peixes de rios e lagos não beberem água de seus próprios habitats é que na verdade o corpo deles já possuem um nível de sal necessário e beber a água doce pode acabar desequilibrando tudo. Se isso realmente acontecesse, os peixes chegariam a explodir — já os de água salgada murchariam.

PEIXE 2

E como funciona para os peixes migratórios?

Sim, existem peixes que conseguem viver nos dois tipos de água, por isso eles são chamados de ‘peixes migratórios, mas você já se perguntou como que eles fazem isso?

Bom, peixes como o salmão, por exemplo, que conseguem viver tanto em água salgada quando em água doce mudam a ‘rotina’ do seu corpo, podemos dizer assim.

Uma vez em água salgada eles consomem água e mantém seu equilíbrio. Já quando em água doce, eles fazem uma grande quantidade de urina para manter o nível de sal apropriado em seus corpos e não explodirem.

Leia também: Os melhores brinquedos dos anos 2000

Peixes

É sempre bom lembrar que os peixes — assim como todos os animais — são muito importantes para o nosso ecossistema e a pesca predatória deles, principalmente em tempos de reprodução, é péssima para nós mesmo e para o nosso planeta. Sempre fique atendo dos locais onde você compra seu peixe, veja como a coleta é feita e se não é nada ilegal. Pequenas atitudes como essa realmente podem mudar muito as coisas. Nunca menospreze as pequenas coisas ou os pequenos seres, certo?

Também é importante ressaltar que precisamos ter cuidado com o nosso lixo para que ele não vá parar em nossos rios, lagos e oceanos. Lembra-se sempre que além dos peixes, existe toda uma biodiversidade que precisa se manter viva e o consumo absurdo de plástico e o seu descarte incorreto é terrível para o meio ambiente.

A água funciona em ciclos, não é mesmo? Então antes de qualquer coisa, se lembre que todo o lixo que vai para as águas, também retorna para o nosso copo, mesmo que você não consiga ver.

Você sabia desse fato sobre os peixes? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Natal: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a História da Celebração

Natal: As 8 Melhores Curiosidades Sobre a História da Celebração

sindrome de burnout 3

O que é Síndrome de Burnout?