no ,

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout está se desenvolvendo cada vez mais em pessoas, mas você sabe o que é isso?

Muito se tem falado sobre a Síndrome de Burnout e o quanto ela afeta profissionais das mais diversas áreas. Antes era comumente atribuita a professores, médicos, enfermeiros, motoristas e pessoas em cargo de chefia, porém com a grande força que a área digital tem ganhado cada vez mais trabalhadores estão desenvolvendo o problema. Mas você sabe o que é síndrome de Burnout?

Continua após a publicidade..

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que acontece quando alguém passa por situações difíceis e desgastantes no trabalho, ocasinando diversos sintomas que dificultam a vida dessa pessoa.

Em geral, profissões que lidam com muito estresse e pressão todos os dias são as mais afetadas. Porém, pessoas que são colocadas para desempenhar funções as quais não conseguem ou sob um ambiente de muita competição também podem acabar sendo acometidas com a síndrome.

sindrome de burnout 2

Sintomas da Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é muito semelhante a depressão, porém com uma razão clara para ocorrer. Dentre os sintomas mais comuns da doença mental encontramos cansaço, tonturas, crises de ansiedade e total falta de vontade de ir desempenhar seu trabalho. Veja a lista completa de sintomas seguindo o Ministério da Saúde:

Continua após a publicidade..
  • Excesso de cansaço mental e/ou físico;
  • Batimentos cardíacos alterados;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Problemas no intestino;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Pressão alta;
  • Insônia;
  • Dores nos músculos;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Fadiga;
  • Sensação constante de fracasso e insegurança;
  • Isolamento;
  • Negatividade;
  • Oscilações de humor;
  • Sentimento de incompetencia, desesperança e derrota.

Caso você sinta que está nessa situação e está tendo alguns ou vários dos sintomas dessa lista, procure um profissional especializado para que possa ter um diagnóstico preciso e fazer um tratamento aconselhado. É muito importante entender que a Síndrome de Burnout é uma doença tão grave quanto qualquer outra e que precisa de tratamento para ser curada.

Como é feito o diagnóstico?

Para chegar a um diagnóstico é preciso consultar um profissional especialista que irá fazer uma análise clínica dos sintomas e também da sua situação como um todo. Por isso, procure um psiquiatra ou psicólogo da sua confiança para encontrar a melhor forma de tratar o problema.

Continua após a publicidade..
sindrome de burnout 1

Tratamento

Para tratar a síndrome serão utilizadas psicoterapias, porém também podem ser necessários medicamentos como ansiolíticos e/ou antidepressivos. O tratamento surtirá efeito entre um e três meses, porém tudo depende de cada caso e do tempo de resposta do paciente.

Também é aconselhado investir tempo em atividades prazerosas e hobbies além de praticar atividades físicas e também tirar um tempo de férias. A Síndrome de Burnout pode se agravar, levando a quadros graves de depressão e sendo necessária até mesmo a internação, por isso não brinque. Síndromes mentais também são doenças e por isso, precisam ser tratadas corretamente.

Leia também: Quais os benefícios de ler antes de dormir?

Existe tratamento gratuito para Síndrome de Burnout?

Hoje o Sistema Único de Saúde (SUS) possui linhas de tratamento para diversas doenças mentais incluindo o Burnout. na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) você encontrará de forma gratuita e integral profissionais capazes de fazer o diagnóstico e auxiliar em todo o tratamento de forma gratuita – até mesmo o tratamento medicamentoso.

Como evitar a síndrome?

Como estamos dizendo sempre aqui no Zona Curiosa, o segredo para uma vida feliz e saudável é o equilíbrio. É fácil nos perdermos focando as atenções apenas a um âmbito de nossa vida – principalmente quando o assunto é trabalho. Por isso, não esqueça de desempenhar também atividades que lhe tragam prazer, praticar atividades físicas e lembrar de ter momentos de alegria com sua família e amigos. Assim, você conseguirá manter sua saúde mental equilibrada e ter uma vida plena e feliz.

Você sabia de tudo isso? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos para que essas informações cheguem cada vez em mais pessoas.

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

PEIXE CAPA

Os peixes bebem água?

SETE CAPA 1

O que é ‘Setealém’?