no

Quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente?

Embora seja um esporte benéfico, a ideia de que é possível ficar mais inteligente somente jogando xadrez pode estar equivocada.

O estereótipo do típico jogador de xadrez costuma envolver alguém que é inteligente, lógico e bom em matemática. De fato, muitos pais estimulam seus filhos a jogar xadrez, pois têm a esperança de que o jogo possa ajudar a aumentar os níveis de inteligência de seus filhos e auxiliá-los a ter sucesso em uma ampla variedade de assuntos.

Continua após a publicidade..

No entanto, será que realmente há alguma evidência que mostre que jogar xadrez pode tornar uma pessoa mais inteligente?

Segundo um artigo no The Conversation, os enxadristas exibem, de um modo geral, capacidade cognitiva superior em relação aos não enxadristas. Além disso, as habilidades necessárias para jogar xadrez também se correlacionam com várias medidas de inteligência, como raciocínio fluido, memória e velocidade de processamento.

Ainda assim, embora a existência de uma certa relação entre uma melhor cognição e a habilidade no xadrez seja clara, será que isso ocorre porque pessoas inteligentes são mais propensas a se envolver no jogo de xadrez, ou é o envolvimento no xadrez que torna as pessoas mais inteligentes? É essa a questão que tentaremos responder ao longo deste artigo!

Continua após a publicidade..
quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente 1
Foto: Pixabay

Um estudo controverso

O senso comum de que jogar xadrez pode tornar você mais inteligente envolve uma ideia mais ou menos assim: o xadrez requer concentração e inteligência, de modo que como a matemática e a linguagem exigem as mesmas habilidades gerais, praticar xadrez também deve melhorar o desempenho acadêmico de crianças, por exemplo.

Com essa ideia em mente, o Instituto de Educação do Reino Unido conduziu uma grande pesquisa para testar os efeitos do ensino de xadrez nas habilidades acadêmicas de quase 4 mil crianças britânicas.

Continua após a publicidade..

Contrariando as expectativas de muitos, os resultados divulgados foram um tanto decepcionantes. Segundo o estudo, o xadrez não pareceu afetar os níveis de desempenho das crianças em matemática, alfabetização ou ciências.

Prontamente, a comunidade do xadrez questionou a confiabilidade dos resultados, especialmente considerando o fato de que outros estudos oferecem uma imagem mais otimista sobre os benefícios acadêmicos do ensino do xadrez.

quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente 2
Foto: Pixabay

As evidências que associam o xadrez a uma mente inteligente

De certo modo, a comunidade do xadrez provavelmente está certa em criticar o estudo citado anteriormente, pois ele realmente sofre de várias deficiências metodológicas que podem invalidar parte dos seus resultados. De fato, há mais estudos que corroboram os efeitos da instrução de xadrez na habilidade cognitiva e no desempenho acadêmico do que o contrário.

No entanto, ainda precisamos ser cautelosos ao interpretar isso como uma prova indiscutível do poder do xadrez no desenvolvimento das habilidades cognitivas ou acadêmicas. Isso ocorre porque a maioria dos estudos revisados comparou o efeito do xadrez com grupos sem atividades alternativas.

Na prática, isso é um problema porque um estudo descobriu que a excitação e a diversão induzidas por novas atividades podem causar um efeito temporal positivo nas pontuações dos testes, como um efeito placebo. Em outras palavras, alguns podem afirmar que o poder não está necessariamente no xadrez, mas na atividade desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa que ele promove.

Crucialmente, neste mesmo estudo, quando o xadrez foi comparado a atividades alternativas (como um jogo de damas), ele apresentou efeitos significativos bastante semelhantes. Portanto, pode ser que os efeitos positivos observados da instrução de xadrez ocorram meramente devido aos efeitos do placebo.

quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

No fim das contas, o que tudo isso mostra é que é improvável que o xadrez tenha um impacto grandioso na habilidade cognitiva geral. Em outras palavras, o xadrez é um esporte muito saudável e realmente pode melhorar uma ampla gama de habilidades, mas o simples ato de jogá-lo com frequência não vai transformá-lo em um gênio.

Ainda assim, embora esperar que o xadrez melhore a capacidade cognitiva das crianças e o desempenho acadêmico geral seja uma ideia excessivamente otimista, isso não significa que esse jogo ainda não possa agregar valor à educação de uma criança.

Leia Também: Por que os humanos dançam?
Leia Também: Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Obviamente, jogar xadrez envolve um certo nível de habilidade aritmética e geométrica, de modo que criar jogos ou exercícios matemáticos com material de xadrez ainda pode ser uma maneira simples e divertida de ajudar as crianças a aprender (daí a sua inclusão em muitas escolas).

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Câmera DSRL

O que é uma câmera DSLR?

WhatsApp

Por que o WhatsApp é tão popular?