no ,

Por que o WhatsApp é tão popular?

Existem várias razões que ajudam a explicar por que o WhatsApp consegue manter sua popularidade em alta.

WhatsApp
Foto: Pixabay

O WhatsApp, o serviço de mensagens instantâneas e chamadas de voz do Facebook, é amplamente utilizado. De fato, mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo usam esse aplicativo. Mas, afinal de contas, como ele consegue se manter tão popular mesmo sendo confrontado com grandes concorrentes?

Na verdade, como veremos ao longo deste artigo, existem várias razões que ajudam a explicar por que o WhatsApp consegue se manter nas listas dos apps mais populares do mundo.

Foto: Pixabay

O WhatsApp é popular porque foi pioneiro no envio simplificado de mensagens

Quando o WhatsApp foi lançado em 2009, ele se tornou o pioneiro no segmento. Claro, já havia o Skype, que se destacava em chamadas de voz e vídeo, mas o Skype era para PC, enquanto que o WhatsApp era um aplicativo de celular destinado ao envio e recebimento de mensagens e chamadas gratuitas.

Dito isto, embora outros aplicativos de mensagens móveis, como Viber e Kik, tenham sido lançados posteriormente, o WhatsApp continuou sendo o aplicativo a ser batido, pois já tinha “caído nas graças” do público.

Na época em que o WhatsApp foi lançado, o envio de mensagens SMS era caro e limitado. O WhatsApp resolveu esse problema ao permitir que uma pessoa envie mensagens para outros usuários do WhatsApp sem limite de palavras e sem ficar restrito a um determinado número de contatos, além de permitir o compartilhamento de multimídia; e o melhor, tudo de graça.

Antes do WhatsApp, as operadoras de celular geralmente vendiam planos separados de mensagens de texto, muitas vezes com limites e taxas adicionais abusivas. Depois que o WhatsApp e seus concorrentes surgiram, as operadoras não encontraram mais valor em cobrar por esses serviços da mesma forma como antes.

Foto: Pixabay

O WhatsApp é popular porque funciona na maioria das plataformas

O WhatsApp começou nos telefones celulares Android e iOS, fazendo posteriormente uma transição sem problemas para tablets móveis. Eventualmente, ele ampliou ainda mais sua base de usuários ao promover sua compatibilidade com sistemas operacionais de celulares de marcas como Windows, Nokia, Jio (na Índia) e muito mais.

Por conta dessa estratégia focada em rodar o WhatsApp em praticamente qualquer sistema, o aplicativo acabou sendo sincronizado em todos os dispositivos de suporte e rapidamente acumulou milhões de usuários.

O WhatsApp também conseguiu ser muito bem-sucedido na forma de identificar os usuários na rede. Como ele identifica as pessoas por meio de seus números de telefone, não há necessidade de pedir um nome de usuário. Se você tem o número de alguém em seus contatos, o WhatsApp dessa pessoa será incluído automaticamente. Na prática, isso torna mais fácil o processo de envio de mensagens de texto.

Além disso, o WhatsApp passou a agradar seus usuários com funcionalidades como chat em grupo e a capacidade de enviar fotos e outros elementos multimídia junto com mensagens.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

No fim das contas, podemos dizer que o WhatsApp se tornou um aplicativo incrivelmente popular porque foi lançado justamente no momento em que as pessoas mais precisavam dos recursos que ele passou a oferecer. O WhatsApp também dominou o mercado por alguns anos antes que alguma competição de verdade surgisse.

Leia Também: O que é uma câmera DSLR?
Leia Também: Quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente?

Além disso, o WhatsApp foi feito para dispositivos móveis e não para computadores tradicionais, por isso não precisou se adaptar ao ambiente móvel como seus concorrentes pioneiros no PC. Ele surgiu em um momento em que a adoção de smartphones estava crescendo, à medida que os aparelhos se tornavam mais acessíveis em muitos lugares, especialmente em países em desenvolvimento.

Um aplicativo amplamente utilizado, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Balançamos os braços

Por que balançamos os braços quando andamos?

Por que sentimos mais sono em dias chuvosos?