no ,

O que é uma câmera DSLR?

Câmeras DSLR estão ganhando cada vez mais espaço no mercado por conta da praticidade e qualidade oferecida.

Câmera DSRL
Foto: Pixabay

Comumente vistas como grandes, portadoras de lentes imponentes e com um design bem “profissional”, as câmeras DSLR estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Mas, afinal de contas, o que exatamente é DSLR? O que significam essas quatro letras

Ao longo deste artigo, você vai descobrir o que significa a sigla DSLR e por que ela tem tanto poder no mundo da fotografia. Antes disso, no entanto, precisamos compreender primeiro como sua antecessora, a câmera SLR, funciona.

Foto: Pixabay

Como funcionam as câmeras SLR

Você já pode ter visto uma câmera SLR e nunca percebeu. Estas são as câmeras de filme que foram bastante populares em meados da década de 1990. Eles consistem em um corpo ao qual lentes intercambiáveis podem ser adicionadas, dependendo do tipo de imagem que o fotógrafo desejava capturar.

Curiosamente, ao contrário das câmeras modernas, os fotógrafos tinham que carregar um rolo fotográfico de filme no corpo da câmera SLR. Depois que o filme era carregado, a câmera funcionava usando um princípio reflexivo. Basicamente, a luz viajava através da lente da câmera para um espelho que refletia a imagem exata para um visor.

Quando o fotógrafo estivesse pronto para tirar a foto, ele simplesmente apertava o botão do obturador, que tirava o espelho do caminho para permitir que a imagem fosse projetada no filme. Configurações extras que eram ajustadas manualmente pelo fotógrafo determinavam por quanto tempo o obturador permanecia aberto para capturar a imagem.

Então, uma vez que uma imagem era capturada, o fotógrafo tinha que avançar manualmente o filme usando uma alavanca na parte superior da câmera para enfileirar a próxima célula não exposta no rolo de filme antes de tirar outra foto. O fotógrafo também poderia ajustar as configurações da câmera ou o foco da lente antes que a próxima imagem fosse capturada.

O principal fator que tornou as câmeras SLR populares na época era a capacidade de reflexão do espelho interno do dispositivo. Na prática, isso permitia ao fotógrafo observar através do visor (antes de a foto ser tirada) a imagem exata que apareceria no filme, algo inovador para a época.

Câmera DSRL
Foto: Pixabay

Como funcionam as câmeras DSLR?

Uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) funciona de forma semelhante a uma câmera SLR, mas com uma variação importante: em vez de usar filme sensível à luz, as câmeras DSLR usam sensores de imagem digital para capturar a imagem exibida no visor. Ou seja, o fotógrafo vê a imagem exata antes de ser capturada, sendo que é somente o método de captura que é diferente das câmeras SLR.

Remover o filme das câmeras também permitiu alguns avanços adicionais na mecânica de como esses dispositivos funcionam. Por exemplo, em vez de ter que avançar manualmente o filme fotográfico após cada pressionamento do obturador, uma câmera DSLR pode capturar uma foto e imediatamente capturar outra, desde que o fotógrafo possa pressionar o botão do obturador novamente.

Dito isto, uma máquina do tipo mirrorless, por exemplo, não conta com esse tipo de conjunto ótico, funcionando com um design em que a imagem capturada pela lente viaja diretamente para o sensor, que realiza a captura.

As imagens digitais capturadas por câmeras DSLR são armazenadas em uma pasta DCIM (Digital Camera Images) em um cartão SD. A imagem pode então ser transferida do cartão de armazenamento para um computador usando uma conexão a cabo ou através de um leitor de cartão SD.

Foto: Pixabay

Por que as câmeras DSLR são tão populares?

Assim como as câmeras SLR, as câmeras DSLR também contam lentes intercambiáveis, ou seja, você pode ter lentes para fotos em close, algumas para fotos angulares e outras para fotos de longo alcance. No entanto, essa não é a única razão pela qual fotógrafos de todos os níveis escolhem as câmeras DSLR. Outra razão é que as câmeras DSLR ficaram mais fáceis de usar.

De fato, a maioria das câmeras DSLR tem vários modos de disparo e até mesmo o mais amador dos fotógrafos pode obter resultados satisfatórios, afinal, a câmera faz praticamente todo o trabalho por você.

De um modo geral, as câmeras DSLR possuem lentes de foco automático, então não há necessidade de se preocupar se suas fotos ficarão borradas. Além disso, algumas dessas câmeras também possuem filtros integrados ou modos de cena para garantir que a profundidade de campo e saturação de cor estejam corretos para a imagem que você está tentando capturar.

Leia Também: Por que os celulares esquentam e como podemos evitar isso?
Leia Também: Por que as unhas das mãos crescem mais rápido que as dos pés?

Para fotógrafos mais avançados, existem modos de fotografia manuais que permitem ao profissional ajustar a velocidade do obturador, profundidade de campo e muito mais. As lentes em câmeras DSLR também podem ser ajustadas de foco automático para foco manual para permitir maior controle sobre como um fotógrafo escolhe focar em qualquer parte de uma imagem.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Celulares esquentam

Por que os celulares esquentam e como podemos evitar isso?

Jogando xadrez

Quem joga muito xadrez pode ficar mais inteligente?