no ,

Quem foi Genghis Khan?

Genghis Khan foi uma figura controversa, mas protagonista de eventos históricos cruciais.

Estátua de Genghis Khan
Foto: Pixabay

Você pode citar o nome de um líder do passado que detinha um grande poder militar e político? Talvez você pense em Alexandre, o Grande; Cleópatra também pode ser uma resposta interessante; Que tal Napoleão Bonaparte? Embora todos estes líderes se encaixem na descrição citada, o artigo de hoje é sobre uma outra figura histórica poderosa: Genghis Khan.

Ao longo desse post, nós vamos conhecer um pouco da história daquele que é conhecido como o fundador do Império Mongol.

Foto: Pixabay

A juventude e ascensão de Genghis Khan

O nome de nascimento de Genghis Khan era Temüjin. Os historiadores acreditam que ele nasceu em 1162, mas a falta de registros históricos conclusivos torna difícil ter certeza. De fato, há hipóteses de que ele pode ter nascido em 1155 ou 1167, mas o que sabemos com certeza sobre a vida de Temüjin é que ele se tornou um guerreiro temível que construiu o Império Mongol.

Quando Khan nasceu, a Mongólia era composta por vários clãs nômades. Seu pai foi o líder de um desses grupos até morrer. Eventualmente, o clã abandonou a família de Khan, deixando-a ao relento para vasculhar a terra em busca de comida enquanto lutava para sobreviver.

Embora tenha sido um período muito difícil, esse não foi o fim para Genghis Khan. Ele ainda era rico em talento e ambição. Quando atingiu a idade adulta, Khan conseguiu fazer vários aliados poderosos, o que o ajudou a construir um exército próprio.

Além da formação de um forte grupo de aliados, Genghis Khan também se casou com uma mulher chamada Börte, que se tornou uma de suas conselheiras mais próximas.

Foto: Pixabay

A formação do Império Mongol

Com um forte exército ao seu lado, Khan passou a conquistar outros clãs mongóis e rapidamente provou ter muitas habilidades militares. Depois que a maioria dos clãs foi derrotada, os grupos restantes reconheceram Khan como seu líder em 1206; ou seja, pela primeira vez na história, a Mongólia foi unificada sob um único governante.

Mesmo com seu principal objetivo sendo finalmente alcançado, Genghis Khan não parou por aí. Em 1215, ele conquistou a capital da China antes de expandir seu império para o oeste. Seu exército também alcançou o atual Irã em 1219, o que fez com que pessoas do extremo oeste da Europa tivessem medo de que o exército de Khan chegasse à sua porta.

Vale destacar que os moradores do leste europeu tinham motivos compreensíveis para ter tanto medo. Genghis Khan e seus soldados eram amplamente conhecidos por sua brutalidade.

Hoje, os especialistas concordam que Khan foi um gênio militar que deixou uma grande marca no mundo, mas não se pode esquecer que ele costumava usar táticas violentas e cruéis para fortalecer seu império.

Rosto de Genghis Khan em cédula
Foto: Pixabay

O legado de Genghis Khan

Quando Khan morreu em 1227, o Império Mongol continuou a crescer sob a liderança de seus filhos. Em 1240, o Império Mongol cobria grande parte da Eurásia atual, incluindo Mongólia, China e Rússia. Em seu auge, o império alcançou até a atual Hungria. No entanto, muitos combates eclodiram com o passar do tempo e o império veio a se fragmentar.

Quanto ao legado de Genghis Khan, os historiadores mencionam muitos efeitos do Império Mongol, tanto positivos quanto negativos. Por exemplo, as invasões dos mongóis são comumente responsabilizadas por terem ajudado a espalhar a peste bubônica, sem falar que o exército de Khan também destruiu cidades inteiras quando encontrou resistência.

Leia Também: Algum submarino já foi destruído pelo próprio torpedo?
Leia Também: Qual a simbologia do sombrero, o chapéu mexicano?

Ao mesmo tempo, não se pode ignorar o fato de que o Império Mongol aumentou o comércio e o intercâmbio cultural. Além disso, ele também possibilitou a disseminação de conhecimento e tecnologia. Dito isto, não é exagero dizer que se não fosse por Genghis Khan, o mundo de hoje poderia ser muito diferente.

Uma figura controversa, mas protagonista em eventos históricos cruciais, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Jogando xadrez

Você sabia que um homem evitou sua morte ganhando no xadrez?

Pink FLoyd

12 curiosidades incríveis sobre o Pink Floyd