Cada ave existente no nosso planeta possui um conjunto de características que a diferencia de todas as outras. No entanto, as aves em geral compartilham entre si o fato de botarem ovos. Obviamente, cada ave produz um tipo específico de ovo, o que levanta uma questão interessante: afinal, qual ave põe o maior ovo do mundo?
Pois bem, sem muitas surpresas, esse título vai para o avestruz, a maior ave do planeta, como veremos ao longo deste artigo.
Os avestruzes e o maior ovo do mundo
Os ovos de avestruz pesam cerca de 1,4 kg e geralmente apresentam 13 centímetros de largura por 15 centímetros de comprimento. Para se ter uma ideia do quão grande é essa coisa, um único ovo de avestruz possui um conteúdo que corresponde a aproximadamente 25 ovos de galinha!
De certo modo, isso não deveria ser uma grande surpresa para ninguém, já que um avestruz adulto pode chegar até 2,7 m de altura. Ou seja, aves enormes produzem ovos comparativamente volumosos.
Podemos comer ovos de avestruz assim como os de galinha?
Na verdade, não só você pode comê-los como eles são realmente deliciosos, surpreendentemente saudáveis e podem ser encontrados em lojas on-line ou em mercados especializados.
Os ovos de avestruz contêm mais magnésio e ferro do que os ovos de galinha. Além disso, eles possuem muito menos colesterol e um pouco menos de gordura saturada. No entanto, eles fornecem menos vitamina A, vitamina E e zinco, embora isso não seja necessariamente um problema para quem faz o uso de uma dieta balanceada.
Geralmente, os ovos de avestruz levam até 90 minutos para serem cozidos por completo, mas podem alimentar uma família inteira. Isso porque cada ovo desse tipo conta com mais de 2.000 calorias, de modo que acaba sendo mais que suficiente para servir 15 pessoas adultas.
Uma palavra final
Vale destacar que o avestruz pertence à ordem Struthioniformes, que também inclui animais como o kiwi e o emu. Embora não possa voar, essa “desvantagem” do avestruz é compensada pela sua velocidade no solo, que faz com que essa criatura persiga os intrusos de seu ninho ou simplesmente fuja dos seus predadores.
Leia Também: Quantos peixes existem nos mares?
Leia Também: Por que alguns símbolos diferem do nome do elemento na tabela periódica?
Extratos fósseis sugerem que aves semelhantes a avestruzes podem ter se originado na Europa, mas, nos dias atuais, essa espécie pode ser encontrada em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉