no ,

Qual a origem do panetone?

O panetone é quase um item obrigatório do Natal, mas você sabe de onde ele veio?

Quando o mês de dezembro vai se aproximando e junto com ele todas as festividades natalinas, as lojas e supermercados já começam a se encher de panetones por todos os lados, de todas as cores, sabores e marcas, não é mesmo? Eu sei que não é tão legal, mas às vezes ganhamos ele até mesmo de amigo oculto/amigo doce — as pessoas realmente têm coragem para cada coisa, certo?

Bom, particularmente eu não sou fã de panetone e nem mesmo da sua versão de chocolate, mas eu sei que tem muita gente que não consegue passar o mês do natal sem comer pelo menos um deles. Mas você já parou para pensar de onde vem o panetone? Qual a sua origem? Bom, é sobre isso que vamos falar hoje, vamos lá?

De onde vem o panetone?

O panetone tem origem na Itália e até hoje é muito popular por lá e aqui na América do Sul também. Apesar de existir várias variedades nas prateleiras, alguns italianos ainda preferem fazer do jeito antigo e produzir o ‘pão’ manualmente e ir adicionando seus ingredientes.

Apesar de existir muitas diferenças tanto culturais como regionais, o que é produzido aqui no nosso Brasil é muito similar com o que é feito e produzido lá na Itália, já que a base é praticamente a mesma.

Leia também: Taylor Swift: 10 curiosidades sobre a cantora

Qual a origem do panetone?

A raiz do panetone não pode ser facilmente encontrada, mas existe uma história mais famosa que pode ser considerada a ‘origem’ desse clássico natalino.

A história conta que o duque de Milão decidiu fazer um enorme banquete durante a comemoração do natal. Uma jovem cozinheira chamada Toni foi encarregada de fazer alguns ‘aperitivos’ para serem servidos no jantar e então ela começou a cozinhar.

Por um descuido, ela acabou queimando o bolo que iria servir e ficou muito preocupada sem saber o que fazer. Então, ela pegou uma massa fermentada que seria levada para a sua casa para fazer o jantar, e criou esse ‘pão’ e incrementou algumas coisas dentro — como passas e outras frutas.

O duque amou tanto a criação que a batizou como pan de Toni —- pão de Toni — que acabou virando Panetone muito tempo depois.

Como ele parou na indústria?

Bom, apesar de ser uma massa caseira que era muito popular na Itália, tudo o que é bom, deve ser compartilhado, não é mesmo? E foi exatamente com essa filosofia que o panetone virou industrializado.

Por volta dos anos 30, Angelo Mota criou o ‘primeiro panetone industrializado do mundo’ quando adicionou uma esteira rotativa em sua padaria para facilitar a distribuição da massa em etapas.

Os italianos continuam sendo um dos maiores produtores e consumidores desse ‘pão’ do mundo. E estão em constante disputa por esse título com os habitantes da América do Sul.

Em outras regiões do mundo ele não é tão popular, mas também é conhecido e consumido.

Leia também: Pinóquio: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Famoso Boneco

panetone

Eu sei que existem vários apreciadores de panetone, e eles são realmente um dos símbolos do Natal agora. Pode falar a verdade, você já viu um panetone no mercado que não tenha sido em épocas natalinas? Acho meio difícil, não é mesmo?

Bom, seja na ceia de natal ou em um amigo oculto, ele sempre estará presente em nossas mesas, até na das pessoas que não gostam muito. Algumas masas possuem o sabor mais forte e outras mais doces, e isso depende de verdade apenas de qual a marca que você irá comprar. Então escolha muito bem.

Você sabia que essa era a origem do panetone? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que séries famosas são canceladas?

De onde vem a tatuagem?