no ,

Pinóquio: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Famoso Boneco

Pinóquio é um dos contos mais populares do mundo e hoje nós preparamos uma lista com as melhores curiosidades sobre ele.

Pinóquio é um dos personagens mais populares dos contos infantis e ele cativou diversas pessoas do mundo inteiro com o passar dos anos. A história do boneco de madeira que queria virar menino de verdade já ganhou diversas adaptações, mas todas elas mantendo a mesma essência da história original, o que é extremamente importante.

Continua após a publicidade..

Hoje nós separamos as melhores curiosidades sobre o Pinóquio e você pode conferir todas elas agora mesmo.

pinoquio zona curiosa 2

Origem

O escritor italiano Carlo Collodi de Florença, Toscana foi o responsável por criar o Pinóquio. O boneco de madeira é protagonista do romance infantil As Aventuras de Pinóquio, que originalmente se chamada A História de Um Boneco e foi publicado pela primeira vez no no Giornale per i bambini , um dos primeiras jornais semanais italianos para crianças, em julho de 1881. A história parou depois quase 4 meses e 8 episódios no capítulo 15, mas por demanda popular dos leitores, os episódios foram retomados em 16 de fevereiro de 1882. Em fevereiro de 1883, a história foi publicada em um único livro.

Nariz

O nariz de Pinóquio é sua característica mais conhecida. Ele cresce quando ele conta uma mentira, mas também cresce no livro quando é esculpido pela primeira vez por Gepeto. O nariz é mencionado apenas algumas vezes no livro, mas revela o poder da Fada Azul sobre Pinóquio quando ele age de maneira desobediente. Depois que o menino luta e chora por causa de seu nariz deformado, a Fada Azul convoca pica-paus para bicá-lo de volta ao normal.

Continua após a publicidade..

Astro Boy

Nem todos sabem, mas o famoso mangá Astro Boy foi inspirado em Pinóquio e se você reparar bem, existem algumas semelhanças, inclusive no fato em que a figura do pai e do criador se fundem. Além disso, o Osamu Tezuka, criador do Astro Boy, também criou sua própria versão do Pinóquio que transita entre a visão do autor original e a de Walt Disney. O Pinóquio do Tezuka ganhou mangá, álbum de músicas, série e até mesmo filme.

Pinóquio: As Melhores Curiosidades Sobre o Famoso Boneco

Marvel

Entre 2006 e 2008, a Marvel publicou três volumes de séries limitadas de histórias em quadrinhos chamada Contos de Fadas Marvel. Em junho de 2008 a editora adaptou As Aventuras de Pinóquio, com Visão no papel principal, Hank Pym como Senhor Gepeto e Feiticeira Escarlate como a Fada Azul.

Continua após a publicidade..

Significado

Não se sabe exatamente o significado do nome do boneco de madeira, mas existe uma teoria de que palavra “Pinóquio” derivaria de “pinhão” ou “pinolo”, a semente contida na pinha de diversas espécies de pinheiros.

Nada de Final Feliz

Carlo Collodi inicialmente não tinha planejado um final feliz para o conto. O autor tinha a intenção de terminar a história com o boneco enforcado, mas os leitores reclamaram disso e Collodi levou mais dois anos para deixar o livro do jeito que conhecemos hoje.

pinoquio zona curiosa 4

Leia Também: Peter Pan: A origem do personagem
Leia Também: Histórias originais dos Contos de Fadas!

Grilo Falante

No conto original, o Grilo Falante é morto pelo Pinóquio depois de uma martelada, mas ele volta primeiro como um fantasma e depois completamente vivo. Bizarro, não acha?

Lugares Reais

Todo o conto de Pinóquio se inspira em lugares que realmente existiram e alguns existem até hoje. a Na cidade de Sesto Fiorentino havia a carpintaria Gepeto, a escola do boneco de madeira, o grande Carvalho, a Casa das Fadas e muitos outros. A Cidade dos Brinquedos foi inspirada na feira de Sesto Fiorentino e é bem fácil encontrar todos esses lugares, pois a prefeitura da cidade colocou placas de mármores identificando.

Gostou das curiosidades de hoje? Não esquece de compartilhar esse post com seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tite Vai Deixar a Seleção Brasileira?

Tite Vai Deixar a Seleção Brasileira?

La Pascualita: Conheça a Bizarra História da Noiva Cadáver Real

La Pascualita: Conheça a Bizarra História da Noiva Cadáver Real