no , ,

Qual a Origem do Outubro Rosa?

Qual a Origem do Outubro Rosa?

Como bem sabemos, o câncer é uma das doenças que mais atinge a população mundial, ela é também uma das principais causas de morte no mundo. Somente em 2018, 9,6 milhões morreram por conta do câncer, sendo que 2,09 milhões dos casos foram de câncer na mama.

Por falar nisso, estamos no mês que é conhecido como Outubro Rosa, uma campanha de conscientização do câncer de mama. Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar várias e várias vezes dessa campanha, mas sabe qual é a origem dela? Bom, prepare-se, pois é o que descobriremos agora mesmo.

Origem da Campanha

Em 1990 a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, esse foi o primeiro indício de campanha voltada à prevenção do câncer de mama. Sete anos depois,  entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Foi a partir de 1997 que a campanha começou a ganhar mais força, justamente por conta das entidades das cidades de Yuba e Lodi, que mencionamos mais acima.

A Campanha no Brasil

Uma campanha tão importante como esta não poderia ganhar destaque em apenas um país, então não demorou tanto para que ela começasse a acontecer em diversos outros países. Em 2002 uma iniciativa marcou a chegada do outubro rosa aqui no Brasil, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

Ainda levou um tempo para que a campanha ganhasse mais visibilidade por aqui no nosso país. Isso aconteceu com força em 2010, quando diversas entidades começaram a divulgar a campanha e passaram a iluminar, com a cor do movimento, muitos prédios e monumentos de destaque em diferentes cidades do Brasil.

 

Qual a Origem do Outubro Rosa?

Qual o Objetivo do Outubro Rosa?

Bom, uma campanha tão grandiosa e importante como essa tem que ter um objetivo, não é mesmo? Caso você não saiba, o principal dela é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Durante todo o mês de outubro, são realizadas ações de conscientização da população. Algumas das ações mais comuns são:

  • Iluminação de prédios, monumentos e pontos turísticos com a cor rosa para sensibilizar a população sobre a causa;

  • Palestras e debates promovidos por hospitais e entidades;

  • Distribuição de materiais educativos.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo mais comum do mundo, estando atrás somente do câncer de pulmão. Ele é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e a segunda no mundo. O câncer de mama pode apresentar alguns sintomas, como o aparecimento de um nódulo, edema, retração da pele, sangramento pelo mamilo, alteração da aréola, entre outros.

O diagnóstico é realizado por meio de exames como ultrassonografia, mamografia e biópsia. Vale sempre lembrar que a realização do autoexame das mamas pode auxiliar na detecção de alguma alteração. Assim como os demais tipos de câncer, o tratamento do câncer de mama é realizado por meio de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e procedimentos cirúrgicos. Mas vale deixar claro que o médico indica o melhor tratamento para cada caso.

Qual a Origem do Outubro Rosa?

Leia Também: Homens Podem Ter Câncer de Mama?

Você conhecia a história da campanha? Não esquece de compartilhar esse post para que ainda mais pessoas possam conhecer!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Como saber se um tomate está maduro e pronto para ser colhido?

Por que as baratas são tão resistentes?