no ,

Qual a origem do jogo de tabuleiro?

Você provavelmente já jogou algum jogo de tabuleiro durante a sua vida, certo? Mas você sabe qual a origem deles? É o que vamos descobrir, vamos lá?

O jogo de tabuleiro vem se tornando um estilo de game cada vez mais popular com o passar dos anos. Nos anos 80 até os anos 2000, eles eram bastante usados, mas com a chegada da tecnologia eles acabaram ficando um pouco de lado.

Continua após a publicidade..

É claro que nem tudo é cinza em relação à inovação, já que séries como Stranger Things fizeram que o amor e a curiosidade por esses jogos voltasse a crescer mundialmente. Por isso hoje, vamos falar o que são jogos de tabuleiro e qual a sua origem, vamos lá?

Jogo de tabuleiro

O que é um jogo de tabuleiro?

O jogo de tabuleiro se caracteriza por ser manual e precisar de dois ou mais jogadores para ser jogado. Utilizando peças e uma superfície — similar a um mapa com caminhos e obstáculos — os jogadores fazem seus movimentos que podem ser indicado por dados ou cartas.

Existindo de vários gêneros, sendo os mais populares de fantasia e mistério, esses jogos utilizam de vários artifícios e itens para os tornas mais interessantes. O próprio Dungeons & Dragons — mostrado em Stranger Things — utiliza de itens como monstros em miniatura e personagens principais cheio de poderes e evoluções.

Continua após a publicidade..

Em resumo, um jogo de tabuleiro também pode ser conhecido como um jogo de mesa e é jogado para entretenimento — e competição, é claro — entre duas ou mais pessoas.

Leia também: O que foi a praga da dança?

JOGO 2

Qual a origem desse jogo?

Acredite ou não, os jogos de tabuleiro tem origem lá na pré-história, quando os dados foram inventados. Apesar de hoje eles serem apenas considerados como peças, eles inicialmente eram o próprio jogo.

Continua após a publicidade..

Os egípcios, como sempre uma civilização bastante a frente de seu tempo, também possuem seus próprios jogos, o mais popular de todos eram conhecidos como o jogo de Senet. Constituído em trinta quadrados dispostos em três fileiras de dez cada um.

Apesar dois citados anteriormente serem bem antigos, o jogo mais jogado por período de tempo na história da humanidade, foi um dos jogos de mesa encontrados em Ur. E muitas pessoas acreditam que o gamão seja basicamente uma evolução dele, já que são bem parecidos.

Durante o império romano, o jogo de tabuleiro também servia para treinar estratégias militares e de combate. Ludus latrunculorum é um jogo que se assemelha com o que chamamos de xadrez hoje em dia, e foi uma invenção romana.

Premiação para esses jogos

Por ter um nível de popularidade bastante alta, os jogos de tabuleiros ganharam uma premiação exclusiva. Criada em 1978, o Spiel des Jahres é um prêmio alemão que entrega o prêmio para o ‘jogo do ano’ — tradução literal de seu título.

Não é qualquer jogo que entra e pode levar o prêmio, na verdade, existem vários critérios a serem avaliados para decidir se o jogo é ou não o game do ano. Entre esses critérios podemos citar: originalidade, funcionalidade, tabuleiro, layout, composição e valor.

Quem vence o Spiel des Jahres normalmente ganha um nível maior de reconhecimento do que tinha antes, e passa a vender mais. Na maioria das vezes, acontece um aumento de mais de 70% nas vendas, nada mal, não é mesmo?

Leia também: Akai Ito: Tudo sobre a lenda do fio vermelho

JOGO 3

Como já dito anteriormente, esses jogos estão cada vez mais crescendo sua popularidade devido as suas referências dentro dos filmes e séries.

Agora pessoas de todas as idades e lugares do mundo estão conhecendo outros jogos de mesa, além dos clássicos como dama e xadrez, é claro. O mercado desses jogos está em alta e seu consumo vem crescendo cada vez mais, realmente muito interessante, não é mesmo?

Você sabia qual era a origem dos jogos de tabuleiro? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

CORPO CAPA

As 5 melhores curiosidades sobre o corpo humano

FESTIVAL CAPA

Os 5 festivais mais diferentes do mundo