no

Qual a origem da chiclete de mascar?

Você sabe de onde veio um dos doces mais populares do mundo, a chiclete?

Todo mundo já mascou uma chiclete pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Eu particularmente amo esse doce e estou comendo sempre que possível. É preciso deixar claro que não é lá um dos hábitos mais saudáveis, porém se mantivermos uma boa higiene bocal, fica tudo bem.

Como é parte de nosso dia a dia, normalmente nem paramos para pensar qual foi a primeira pessoa a pensar nessa ideia, você já havia pensado nisso? Bom, hoje nós vamos descobrir qual a origem da chiclete, vamos lá?

Chiclete

Quando surgiu a chiclete?

Bom, a prática de mascar algo com sabor não é atual, e ela pode se rastrear até civilizações extremamente antigas.

Os moradores da Grécia Antiga e também os nativos americanos mascavam substancias muito similares ao nosso conceito atual de chiclete, eles eram produzidos a base de resinas e outras plantas.

Contudo, durante o período do Neolítico, os historiadores acreditam que a prática de mascar alcatrão e outros elementos semelhantes eram muito praticada, não se sabe exatamente o motivo.

Leia também: GAP: Tudo sobre o dorama tailandês de extremo sucesso

CHICLETE 3

A chiclete moderna

Ainda no século XIX, uma substância chamada de ‘chicle’ foi desenvolvida para ser o próximo substituto da borracha, mas após o projeto não se sair bem em suas fases iniciais, todo o processo foi abandonado.

O responsável pelo desenvolvimento do projeto então, decidiu não desperdiçar todo seu estudo e viu que a partir do chicle poderia ser possível desenvolver um novo tipo de chiclete, melhor do que os desenvolvidos na época.

No fim do século XIX, ele criou uma fábrica para vender esse novo produto e foi um absoluto sucesso. Logo depois da entrada do novo século, o chicle foi substituído por matérias sintéticos e se mantém assim até os dias atuais.

Por que gostamos do ato de mascar?

O nosso cérebro reage de formas diferentes ao ato de mascar, e em sua maioria, é de uma forma bem positiva. Pesquisadores descobriram que enquanto mascamos, estamos ativando a mesma parte do cérebro que é responsável pela formação de memórias.

Além disso, também é responsável por liberar uma sensação de saciado, ou seja, quando você masca uma chiclete, você automaticamente fica com menos fome do que o normal.

Como dois bons exemplos de explicação do motivo de que gostamos de mascar, dá até para entender a razão de que algumas pessoas vão verdadeiramente viciadas em chicletes, não é mesmo? Quem aí lembra da garotinha Violet de A Fantástica Fábrica de Chocolate?

Leia também: Qual a diferença entre mangá, manhwa e manhua?

CHICLETE 4

Não é muito interessante como algo que foi originalmente tido como um item de papelaria passou a se tornar um dos doces mais populares do mundo? Sendo docinho ou mais ácido, eu tenho certeza que você tem a sua chiclete favorita e que não a dispensa em um momento de descontração — ou toda vez que vai ao mercado.

Agora você já sabe qual foi o processo que teve que ser feito até para a criação desse doce, e o motivo de gostarmos tanto de o mascar.

Você sabia que essa era a origem da chiclete? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

DIAMENTE CAPA

Como o diamante se forma na natureza?

AUSTRALIA CAPA 1

Austrália: 5 curiosidades sobre o país