no ,

Por que sexta-feira 13 é tido como um dia de azar?

Você já parou para pensar de onde veio o mito do azar na Sexta-Feira 13?

Você deve ter o conhecimento popular que toda Sexta-Feira 13 é tida como um dia de azar, não é mesmo? Bom, isso é uma informação que passa de geração em geração há muito tempo, isso é um fato.

Continua após a publicidade..

A verdade é que ninguém realmente sabe ao fundo o motivo dessa crença popular ser tão forte, só acabamos seguindo ela a risca, certo? Bom, é por isso que hoje, nós vamos falar para você o motivo desse dia ser tido como de má sorte. Vamos lá?

SEXTA 1

Sexta-Feira 13 é um dia de má sorte?

Particularmente, desde que eu sou criança que ouço sobre essa data ser um dia ruim e que trás muita má sorte. A verdade é que muitas superstições estão enraizadas em nossa cultura — e em todas as culturas ao redor do mundo — e apenas a seguimos fielmente, sem saber exatamente o motivo disso acontecer. Mas como surgiu o misticismo em torno dessa data?

Bom, por uma acaso ou não, o número 12 sempre é relacionado a algo positivo, como por exemplo, os 12 discípulos de cristo, 12 meses do ano, 12 signos, 12 trabalhos de redenção de Hércules. Por causa disso, o seu número sucessor passou a ser relacionado a algo negativo, como se fosse algo que traria desequilíbrio ao número perfeito, entende?

Continua após a publicidade..

Por exemplo, segundo os relatos contados na bíblia, em uma sexta-feira — também conhecida pelos cristãos como sexta-feira santa — a última ceia de Jesus antes de ser traído foi composta com 13 pessoas, exatamente, o próprio Cristo e seus 12 discípulos. Um desses seguidores, Judas, seria o que o trairia naquela mesma noite.

Depois disso, os cristãos passaram a associar o número com a data e essa superstição pegou. É claro que relatos mais antigos também eram associados a esse dia da semana, como o dia que Eva e Adão comeram a maçã e também o dia que seu filho Caim matou o irmão Abel.

Continua após a publicidade..

Leia também: Como era a vida dos samurais?

SEXTA 3

A cultura pop em torno dessa data

Você não precisa ser um fã de filmes de terror para conhecer o tenebroso Jason Voorhees, usando um facão e uma máscara de hóquei, ele é a personificação do medo em torno dessa data. Inclusive, o seu próprio filme se chama Sexta-Feira 13 — Friday the 13th.

É preciso deixar claro que se você é fã de filmes de terror e quer assistir a esse, pode ficar tranquilo, a saga tem mais de 10 filmes onde o vilão retorna ao dia de má sorte para aterrorizar as pessoas.

Para quem gosta de saber sobre o processo de criação e produção do filme, foi lançado um livro chamado: Sexta-Feira 13: Arquivos De Crystal Lake, e que conta todos os detalhes do clássico primeiro filme lançado lá nos anos 80.

Leia também: Português: 5 países que dividem esse idioma com a gente

sexta-feira 13

Como podemos ver, essa cultura do medo está enraizada na nossa sociedade há muito tempo. O mito do azar na sexta-feira 13 tem seus fundos religiosos sim, mas a verdade é que foi se reformulando com o passar dos anos.

Hoje em dia, está mais relacionado a gatos pretos, bruxas e fantasmas que assombram suas vítimas. Bom, pelo menos é isso que a maioria das pessoas acredita.

Você sabia que essa era a origem do mito de azar da sexta-feira 13? Não se esqueça de compartilhar esse post com todos os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que receita de oculos de grau tem validade

Por que receita de óculos de grau tem validade?

FILMES CAPA

5 filmes de terror para ver em uma Sexta-Feira 13