Você deve ter o conhecimento popular que toda Sexta-Feira 13 é tida como um dia de azar, não é mesmo? Bom, isso é uma informação que passa de geração em geração há muito tempo, isso é um fato.
A verdade é que ninguém realmente sabe ao fundo o motivo dessa crença popular ser tão forte, só acabamos seguindo ela a risca, certo? Bom, é por isso que hoje, nós vamos falar para você o motivo desse dia ser tido como de má sorte. Vamos lá?
Sexta-Feira 13 é um dia de má sorte?
Particularmente, desde que eu sou criança que ouço sobre essa data ser um dia ruim e que trás muita má sorte. A verdade é que muitas superstições estão enraizadas em nossa cultura — e em todas as culturas ao redor do mundo — e apenas a seguimos fielmente, sem saber exatamente o motivo disso acontecer. Mas como surgiu o misticismo em torno dessa data?
Bom, por uma acaso ou não, o número 12 sempre é relacionado a algo positivo, como por exemplo, os 12 discípulos de cristo, 12 meses do ano, 12 signos, 12 trabalhos de redenção de Hércules. Por causa disso, o seu número sucessor passou a ser relacionado a algo negativo, como se fosse algo que traria desequilíbrio ao número perfeito, entende?
Por exemplo, segundo os relatos contados na bíblia, em uma sexta-feira — também conhecida pelos cristãos como sexta-feira santa — a última ceia de Jesus antes de ser traído foi composta com 13 pessoas, exatamente, o próprio Cristo e seus 12 discípulos. Um desses seguidores, Judas, seria o que o trairia naquela mesma noite.
Depois disso, os cristãos passaram a associar o número com a data e essa superstição pegou. É claro que relatos mais antigos também eram associados a esse dia da semana, como o dia que Eva e Adão comeram a maçã e também o dia que seu filho Caim matou o irmão Abel.
Leia também: Como era a vida dos samurais?
A cultura pop em torno dessa data
Você não precisa ser um fã de filmes de terror para conhecer o tenebroso Jason Voorhees, usando um facão e uma máscara de hóquei, ele é a personificação do medo em torno dessa data. Inclusive, o seu próprio filme se chama Sexta-Feira 13 — Friday the 13th.
É preciso deixar claro que se você é fã de filmes de terror e quer assistir a esse, pode ficar tranquilo, a saga tem mais de 10 filmes onde o vilão retorna ao dia de má sorte para aterrorizar as pessoas.
Para quem gosta de saber sobre o processo de criação e produção do filme, foi lançado um livro chamado: Sexta-Feira 13: Arquivos De Crystal Lake, e que conta todos os detalhes do clássico primeiro filme lançado lá nos anos 80.
Leia também: Português: 5 países que dividem esse idioma com a gente
Como podemos ver, essa cultura do medo está enraizada na nossa sociedade há muito tempo. O mito do azar na sexta-feira 13 tem seus fundos religiosos sim, mas a verdade é que foi se reformulando com o passar dos anos.
Hoje em dia, está mais relacionado a gatos pretos, bruxas e fantasmas que assombram suas vítimas. Bom, pelo menos é isso que a maioria das pessoas acredita.