no

Por que os gatos trazem animais mortos para dentro de casa?

Gatos trazem animais mortos para dentro de casa por motivos que envolvem desde “brincadeiras” a ensinamentos aos filhotes.

Gatos trazem animais mortos para casa
Foto: Pixabay

Você acha que tudo sobre o seu gato é adorável e digno de uma foto? Bem, isso provavelmente mudará na primeira vez que o seu bichano trazer um animal morto para casa! Se isso já aconteceu na sua residência, é provável que você tenha se sentido um tanto surpreso e, francamente, um pouco assustado. Dito isto, a pergunta que fica é: por que os gatos trazem animais mortos para dentro de casa?

Embora seja uma ação bastante mórbida, a verdade é que os gatos ficam muito satisfeitos e orgulhosos de si mesmos quando lhe trazem um animal morto, como um rato ou um pássaro.

Gatos trazem animais mortos para casa
Foto: Pxfuel

Um admirável predador doméstico

Historiadores sugerem que a domesticação dos gatos começou no período Neolítico, a cerca de 12 mil anos atrás. A maioria de nós está familiarizada com o importante papel dos gatos no Egito Antigo há 4.000 anos, o que significa que esses animais foram domesticados após cães e vacas, mas antes de galinhas e cavalos.

Curiosamente, ainda hoje podemos ver que os gatos não são animais particularmente submissos. Isso provavelmente está ligado ao fato de que a domesticação dos nossos amigos felinos não ocorreu da mesma forma que foi vista com outros animais.

Os instintos de sobrevivência de um gato doméstico começam a se desenvolver antes mesmo de o gatinho abrir os olhos. Estimulado por diferentes sons, o gatinho responde e interage com o ambiente para sobreviver. Os gatos, como espécie, estão sempre alertas e desconfiados do desconhecido.

Portanto, não é surpreendente que o gato doméstico tenha um certo instinto para a caça. Sua habilidade e predisposição genética formam um caçador inteligente e bem-sucedido que pode aprender rapidamente a pegar brinquedos, bolas de lã ou pequenos animais. A única diferença se dá pelo fato de que um gato doméstico tem um estilo de vida privilegiado que atende a todas as suas necessidades de comida, água, abrigo e carinho.

Foto: PxHere

Tá, mas por que os gatos trazem animais mortos para dentro de casa?

Por mais incrível que possa parecer, seu gato pode brincar com a presa e até levá-la de presente para você. Brincar com um animal morto tem um significado claro: o gato não precisa comê-lo, então ele simplesmente passa um tempo “curtindo” seu troféu; ou seja, a presa acaba virando uma espécie de brinquedo, de certa forma.

Existe uma segunda teoria (geralmente menos aceita que a primeira) que argumenta que os gatos estão, na verdade, tentando nos “ajudar” a sobreviver, pois sabem que os humanos não são bons caçadores. Essa segunda teoria também acrescenta que os gatos, por costume social dentro de um grupo, costumam ensinar certas habilidades uns aos outros para garantir a sobrevivência da comunidade.

Também vale destacar que, para que os filhotes adquiram a capacidade de caçar e possam procurar alimentos sozinhos, as mães os ensinam ainda jovens. Primeiro, elas trazem animais já mortos para os filhos comerem, depois apenas capturam e deixam que os pequenos matem a caça.

Foto: Pixabay

Como evitar que seus gatos tragam animais mortos para dentro de casa

Quando se trata desse tipo de comportamento, ainda que você o ache muito desagradável, ele não deve ser reprimido. Trata-se de um comportamento natural e positivo para esses animais, até porque mostra que você faz parte da família desses animais, de modo que uma resposta inadequada pode gerar um sentimento de mal-estar e desconfiança em seu bichano.

Ainda assim, você pode melhorar alguns aspectos de sua rotina para evitar que isso aconteça com muita frequência, como através de brincadeiras com o seu animal. Muitas pessoas desconhecem os diferentes brinquedos para gatos que existem no mercado hoje. Em suma, são infinitas as possibilidades de brincar com o seu gato e evitar que ele fique entediado, o que poderá levá-lo a procurar outro tipo de entretenimento.

Leia Também: Por que os gatos miam?
Leia Também: Por que os humanos não hibernam?

Uma outra maneira de evitar que seu gato venha a caçar qualquer presa é impedindo-o de sair para a rua. No entanto, se você ainda deseja que seu gato aproveite um tempo fora de casa, mas deseja evitar que animais sejam pegos e mortos, controle mais rigorosamente o tempo ao ar livre do seu bichano.

Um comportamento muito curioso, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

-2 points
Upvote Downvote
Observando pintura

Como uma pintura pode ser falsificada?

Sem nariz

É possível cheirar sem nariz?