no

Por que os gatos miam?

De um modo geral, os gatos miam por vários propósitos diferentes, alguns dos quais estão ligados a questões comunicativas e comportamentais.

Gatos miam
Foto: Pixabay

Se você possui um gato de estimação, já deve estar familiarizado com seus miados característicos. Você provavelmente também notou que esse tipo de animal costuma emitir miados com sonoridades diferentes, dependendo do que desejam transmitir ou obter. Mas, afinal de contas, você já se perguntou por que os gatos miam?

Ao entender melhor a comunicação do seu bichano, você poderá cuidar melhor dele, portanto, é importante aprender a reconhecer e interpretar os diferentes tipos de miados e o que causa cada um deles.

Gatos miam
Foto: Pixabay

Por que os gatos miam para os humanos?

Miar é uma das maneiras pelas quais um gato se comunica. Os gatos também usam outros sons, como rosnados, assobios e gritos para se comunicarem com outros animais. Além disso, eles se comunicam entre si por meio da emissão de odores e feromônios, embora os humanos nem sempre percebam isso.

Com isso em mente, é provável que os gatos miem para os humanos porque aprenderam que não podemos entender os métodos tradicionais de comunicação que eles usam com outros animais. Obviamente, assim como acontece em qualquer outra língua, os gatos usam miados diferentes para nos dizer coisas distintas.

Da mesma forma, muitas das características atuais do miado dos gatos evoluíram graças à relação entre esses felinos e os humanos. Você já notou que um gato miando pode soar como um bebê chorando? Pois bem, o som agudo do miado de um gato, que é muito parecido com o choro de um bebê, desencadeia uma resposta de humanos que são programados para cuidar do animal.

Em outras palavras, o som agudo do miado nos faz responder rapidamente às necessidades do gato, como se fosse um bebê humano chorando.

Foto: Pixabay

Quais são os principais tipos de miados?

A palavra “miau” é uma descrição onomatopaica do som padrão que um gato emite para um humano, mas a depender do que o gato deseja transmitir, este miado irá variar em tom, intensidade e frequência. Aqui estão algumas das causas e significados mais comuns dos diferentes tipos de miados de gato:

  • Chamar a atenção: Um miado alto e claro, dirigindo-se diretamente a você, é a forma de um gato atrair a sua atenção. Nesse caso, o gato quer algo e precisa que você ouça o pedido. Este tipo de miado também é emitido quando o gato não pode te ver, assim como fazem os gatinhos que perdem a mãe de vista.
  • Saudação: Os gatos costumam miar para cumprimentar seus donos ou outros humanos que gostam de ver. Este pode ser um miado curto, como um “olá” bem rápido, ou vários miados consecutivos que indicam que seu gato está animado em vê-lo;
  • Cio: Uma gata no cio mia alto e persistentemente, em um tom bastante agudo. As gatas miam dessa forma para sinalizar aos machos nos arredores que estão no período fértil.
  • Fome: Se você esquecer de encher a tigela do seu gato ou se ele quiser um alimento específico, como uma lata de sardinha ou algo que você está comendo, ele pode começar a miar alto e persistentemente enquanto olha para você. O gato também pode ficar ao lado de sua tigela ou ao lado da comida que lhe interessa para ajudá-lo a entender exatamente o que ele deseja.
  • Estresse: Os gatos são muito sensíveis às mudanças em seu ambiente e uma forma de comunicar isso é miando. Se o seu gato começar a miar mais do que o normal repentinamente, pode ser por causa de uma mudança que alterou sua rotina. Este é geralmente um miado profundo e alto. Para evitar isso, forneça ao seu animal um ambiente positivo e envolvente onde ele possa crescer e se desenvolver.
  • Carinho: Um miado lento e suave é a maneira do gato demonstrar afeto. Isso normalmente é acompanhado por esfregar as laterais do rosto contra o corpo do dono e ronronar. Lambidas e pequenas mordidelas também fazem parte da maneira de o gato cumprimentá-lo com alegria e demonstrar carinho.
Foto: Pixabay

Por que os gatos miam tanto durante a noite?

Os gatos são animais crepusculares e, na natureza, tendem a ser mais ativos durante a noite, quando eles caçam. Gatos domésticos são normalmente menos ativos à noite, embora alguns sejam mais ativos do que outros. Quando os miados de uma gata se intensificam durante a noite, também pode ser um sinal de que ela está no período de cio.

Leia Também: Por que os ursos hibernam?
Leia Também: Por que a temperatura diminui conforme aumenta a altitude?

Se você quiser diminuir os miados do seu gato durante o período noturno, mantenha-o entretido durante o dia, oferecendo-lhe um ambiente estimulante no qual ele possa gastar sua energia. Se possível, brinque com ele, pois fazer isso ajudará a evitar atividades noturnas excessivas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que os lábios ficam ressecados?

Humanos não hibernam

Por que os humanos não hibernam?