no

É possível cheirar sem nariz?

Cheirar sem nariz até seria possível, mas a capacidade olfativa certamente seria drasticamente afetada.

Sem nariz
Foto: Reprodução

A pessoa sem nariz mais famosa de nossa geração é provavelmente o Lorde das Trevas, Lord Voldemort. De fato, os fãs de Harry Potter nunca falharam em memorizar o nariz de Voldemort (ou a ausência dele). Sem dúvida, o meme é bastante engraçado, mas ele também pode trazer um questionamento interessante: se uma pessoa normal perdesse o nariz, ela ainda seria capaz de cheirar?

Ao longo deste artigo, você vai entender algumas peculiaridades que rodeiam o nosso sentido de olfato.

Foto: Wikimedia Commons

Entendendo a anatomia do nariz

Quando falamos em perder um nariz, estamos nos referindo apenas à parte externa do nariz, ou seja, o arco nasal que consiste em duas narinas. Se você fosse condenado por algum crime no Império Babilônico ou na Europa medieval, seu nariz poderia ter sido amputado como punição ou, mais precisamente, a parte da cartilagem do arco nasal seria decepada. Isso provavelmente deixaria você com dois buracos no rosto.

Quando respiramos pelas narinas, um fluxo concentrado de ar segue para as vias respiratórias. As narinas se alargam nos arcos nasais como um túnel estreito que se abre em uma caverna. Em outras palavras, isso significa que o canal nasal é onde ocorre o processamento de uma grande parte do olfato.

Além disso, a pele (ou epitélio) nesta área tem receptores que detectam o cheiro. Quando moléculas de odor flutuam no ar e alcançam os receptores no nariz, elas são ativadas e enviam sinais do cheiro ao cérebro.

O canal nasal se estende para baixo na garganta, de onde o esôfago e a traqueia se separam. Por causa dessa conexão entre a boca e o canal nasal, sempre que você come, você também acaba sentindo o cheiro de sua comida, pois as moléculas de odor no alimento fazem seu caminho para a cavidade nasal e ativam nossos receptores. Isso é chamado de olfato retronasal e desempenha um papel importante na forma como experimentamos o sabor.

Foto: Max Pixel

Cheirar sem nariz é possível, mas complicado

Como a região olfativa do nariz está localizada mais profundamente na cabeça, as narinas e o septo têm poucos receptores olfativos. Portanto, você pode presumir que a perda do arco nasal não afetaria muito o seu olfato, não é mesmo? No entanto, sua suposição não seria totalmente correta.

De acordo com um estudo, indivíduos que já foram submetidos a uma cirurgia relacionada ao nariz, ou que o feriram gravemente, perderam boa parte do olfato, de modo que à medida que o nariz cicatrizava, o sentido do olfato retornava. Curiosamente, até mesmo indivíduos com desvio de septo (condição em que o septo não é reto) também apresentaram algum grau de comprometimento do olfato.

Foto: Pixabay

Por que é tão difícil cheirar sem nariz?

Ainda não temos muitas evidências concretas para afirmar se perder totalmente o nariz alteraria permanentemente a capacidade de cheirar, mas a maior parte da mudança no olfato parece ocorrer por dois motivos. O primeiro é a inflamação devido à lesão e o segundo tem a ver com a interrupção do fluxo de ar.

O arco nasal pode parecer apenas uma espécie de “canudo” que suga o ar para as vias respiratórias, mas ele é muito mais do que isso. Acima de tudo, ele filtra a sujeira e outros agentes irritantes do ar ao mesmo tempo em que umedece o ar seco, além de direcionar o ar para a região olfativa.

Com tudo isso em mente, fica mais fácil de entender que a interrupção do fluxo de ar levaria a mudanças na forma como o ar chega ao canal nasal. Sem um arco nasal, o fluxo de ar não seria capaz de chegar adequadamente à região olfativa do nariz, sem falar que o ar seco e empoeirado seria capaz de atacar diretamente sua cavidade nasal interna, afetando o quanto você poderia cheirar!

Leia Também: Por que os humanos não hibernam?
Leia Também: Por que os gatos miam?

Então, poderia Voldemort cheirar como um ser humano normal? Bem, provavelmente sim. Ele tem duas fendas para as narinas, mas nada muito parecido com um arco nasal. Com magia, podemos supor que tudo é possível.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gatos trazem animais mortos para casa

Por que os gatos trazem animais mortos para dentro de casa?

Pedido de casamento

Por que o pedido de casamento é feito de joelhos?