Os gatos são belos animais que nos surpreendem constantemente. Seus olhos, por exemplo, são um verdadeiro espetáculo para ser admirado, afinal, não é qualquer animal que possui globos oculares com pupilas verticais. Mas, afinal de contas, por que esses felinos apresentam essa característica?
De acordo com especialistas, as pupilas verticais servem a um propósito evolutivo especial para nossos companheiros felinos, como veremos ao longo deste artigo.
Gatos têm pupilas verticais para enxergar melhor suas presas
Assim como a abertura de uma câmera, a função da pupila é regular a quantidade de luz que entra no olho, seja comprimindo (fechando) ou dilatando (abrindo). Neste caso em particular, as pupilas verticais dos gatos permitem que esses animais enxerguem bem suas presas tanto de dia quanto de noite. Na prática, isso dá a eles a habilidade perfeita de emboscá-los.
Notórios predadores, como muitos gatos e cobras, são mais propensos a exibir pupilas verticais, principalmente quando esses animais são mais ativos à noite. A razão por trás dessa correlação provavelmente tem a ver com a mecânica do olho, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Science Advances. Basicamente, esses seres caçadores precisam ser muito bons em medir a profundidade do ambiente para que possam saltar com eficácia sobre suas presas.
Ainda assim, é importante deixar claro que as pupilas com fenda vertical do seu gato fazem mais do que regular a luz e fornecer cálculos furtivos. Na prática, elas também funcionam como um barômetro emocional do humor do seu gato. Por exemplo, se suas pupilas dilatarem ao ponto de não ser possível ver a cor da íris, saiba que ele está se preparando para dar o bote!
E quanto aos animais com pupilas horizontais?
Do outro lado do espectro estão as estranhas pupilas horizontais de cabras, ovelhas, cavalos e alguns sapos. Nestes casos, as pupilas retangulares são melhores em criar uma visão panorâmica que permite que esses animais vejam melhor o que ocorre ao seu redor sem ser ofuscados pela luz do sol que vem de cima.
Além disso, a maioria desses animais tem olhos nas laterais de suas cabeças, aprimorando ainda mais essa visão. Isso é especialmente importante porque estamos falando de criaturas que geralmente servem como presas, não como predadores.
Ainda mais interessante é o fato de que essas pupilas também minimizam o borrão dos contornos horizontais, criando uma imagem mais nítida do solo e dos terrenos próximos. Isso é muito importante para esses animais que podem precisar largar tudo e correr se um predador atacar.
Curiosamente, os olhos horizontais de uma cabra precisam ficar alinhados com o horizonte para que o animal se beneficie dessa clareza adicional. Por conta disso, esses animais giram os olhos um no sentido horário e outro no sentido anti-horário para manter as pupilas alinhadas com o horizonte quando pastam, segundo o LiveScience.
E quanto às pupilas redondas?
Se as pupilas verticais são para predadores e as horizontais para presas, onde se encaixam as pupilas redondas como as que os humanos têm? Bem, os animais com pupilas redondas tendem a ser forrageadores (exploram recursos alimentares) que podem ficar acordados tanto de dia quanto de noite (embora a visão noturna seja notoriamente ruim). No entanto, a correlação entre a forma da pupila e essas características não costuma ser tão forte quanto para as pupilas verticais e horizontais.
Leia Também: Qual é o buraco mais profundo já cavado pelo ser humano?
Leia Também: Por que sentimos sede depois de comer doce?
Os pesquisadores agora querem estudar melhor a interação entre a retina e a pupila, principalmente em olhos horizontais. Muitos animais com pupilas horizontais têm uma retina “manchada”, com densidades mais altas de receptores de luz em uma faixa horizontal na retina. Os humanos, por outro lado, têm uma área circular chamada fóvea que é particularmente densa.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!