no ,

Por que os lábios ficam ressecados?

Lábios rachados são comuns e geralmente inofensivos, mas é importante protegê-los e hidratá-los para evitar problemas piores.

Foto: Pixabay

Muitas pessoas sofrem constantemente com os lábios rachados, que em muitos casos ficam irritados e ressecados. Geralmente, isso ocorre por conta do rompimento da camada externa da pele e inflamações decorrentes, o que provoca um desconforto notável.

Lábios ressecados, também conhecidos como queilite, são muito comuns e costumam surgir quando o clima está muito frio ou muito seco. Embora os lábios rachados sejam geralmente inofensivos, é importante protegê-los e hidratá-los com o tratamento certo.

Ao longo desse artigo, você vai descobrir quais são as principais causas por trás do ressecamento dos lábios, além de ficar por dentro dos métodos de prevenção mais eficazes para contornar esse problema.

Lábios ressecados
Foto: Pixabay

O que faz com que os lábios fiquem ressecados?

De um modo geral, o ressecamento dos lábios é normalmente causado por exposições ambientais que levam à irritação da região labial, incluindo alimentos picantes, saliva e clima excessivamente frio ou seco.

Além disso, doenças como o resfriado comum e os danos causados pelo sol também podem deixar os lábios ressecados, assim como medicamentos que servem como agentes redutores do colesterol.

Também vale destacar que o contato com agentes alérgenos ou irritantes é outra causa comum por trás do ressecamento dos lábios, onde a exposição a um produto externo causa uma reação alérgica ou uma irritação direta na camada mais externa da região labial.

Curiosamente, até mesmo o hábito de lamber os lábios pode ser um surpreendente agente causador do problema. Isso geralmente ocorre porque a saliva é ácida e ao entrar em contato constante com os lábios tende a deixar a região ressecada.

Problemas de saúde também podem deixar os lábios ressecados

Lábios rachados também podem estar associados a uma variedade de condições médicas subjacentes, incluindo doenças da tireoide, deficiências de vitaminas e até mesmo doenças inflamatórias intestinais.

A baixa função da tireoide pode causar secura da boca e lábios, enquanto que deficiências de vitaminas do complexo B ou baixos níveis de zinco ou ferro também podem promover o mesmo efeito desagradável. Já a doença de Crohn pode afetar todo o trato gastrointestinal, de modo que se você tiver lábios rachados graves que nunca cicatrizam, bem como dores de barriga, essa pode ser a causa.

A queilite angular, popularmente conhecida como “inflamação nos cantos da boca”, é uma outra condição que pode deixar os lábios ressecados. Ela é normalmente causada pelo clima frio ou irritação local e geralmente é tratada com medicamentos anti inflamatórios ou protetores da pele durante a noite.

Queilite actínica é o termo dado aos lábios rachados que se desenvolvem como resultado de danos causados ​​pelo sol. Esta é uma condição pré-cancerosa que geralmente afeta o lábio inferior (que está voltado para cima em direção ao sol e, portanto, corre risco de danos repentinos). Por isso, se você tem lábios rachados que nunca mehoram, consulte um dermatologista.

Foto: Pixabay

Como tratar esse problema?

Lábios ressecados podem se curar por conta própria, mas se isso não acontecer depois de um ou dois dias, você pode experimentar usar um protetor labial. Os protetores labiais contêm uma combinação de ceras e óleos que formam um selo protetor sobre a pele. Uma das melhores escolhas costuma ser um protetor labial com base de manteiga de cacau.

Procure ficar longe de produtos que contenham fragrâncias artificiais, cânfora, mentol e ácido salicílico, pois esses ingredientes podem causar irritação na pele, levando ao rompimento da barreira cutânea e perda da hidratação, o que pode piorar ainda mais a situação. Também convém evitar esfoliar os lábios já secos e irritados, pois isso pode fazer mais mal do que bem.

Se você está procurando um remédio caseiro natural para lábios rachados, saiba que os dermatologistas costumam recomendar o óleo de coco. De fato, alguns dos mesmos tipos de produtos naturais que você usa para a pele seca podem ser usados ​​para os lábios.

Leia Também: Por que tomar café dá vontade de fazer cocô?
Leia Também: Por que algumas pessoas se importam tanto com separações de famosos?

No fim das contas, se os protetores labiais não estiverem ajudando, consulte seu dermatologista. Por ser um profissional especializado na área, ele poderá examinar a sua situação em detalhes e prescrever o melhor tratamento possível.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que tomar café dá vontade de fazer cocô?

Sorriso

O sorriso pode fazer uma pessoa parecer mais confiável?