no

Por que os ursos hibernam?

Nem todos os animais hibernam da mesma maneira e o processo de hibernação dos ursos deixa isso muito claro.

Os ursos são criaturas fascinantes amplamente retratadas na cultura pop, mas isso não significa que saibamos tanto quanto deveríamos sobre eles. Por exemplo, um dos aspectos mais comentados do ciclo de vida de um urso é a hibernação, o que faz muita gente presumir que todos os ursos hibernam durante o inverno, mas esse pensamento é uma simplificação grosseira.

Continua após a publicidade..

Ao longo deste artigo, analisaremos como e por que os ursos hibernam, ao mesmo tempo em que iremos investigar algumas noções preconcebidas sobre esses animais.

Ursos hibernam
Foto: Pixabay

Afinal, por que os ursos hibernam?

A hibernação é o processo pelo qual um animal de sangue quente reduz sua taxa metabólica e entra em um estado de inatividade. Junto com a diminuição do metabolismo, a temperatura do corpo, a frequência cardíaca e o fluxo de respiração também diminuem.

Geralmente, a hibernação ocorre durante o inverno, quando os alimentos são escassos e os fatores ambientais afetam drasticamente a sobrevivência. Se o animal em questão puder reduzir sua dependência de comida e parar quase completamente as atividades, ele terá uma chance melhor de sobreviver a esses períodos.

Continua após a publicidade..

Os ursos estão incluídos na lista de animais que fazem o uso da hibernação, mas nem todos eles hibernam. Curiosamente, o fato de um urso hibernar não é necessariamente ditado pela espécie. Na prática, alguns ursos que até poderiam hibernar, mas que passam por um período de abundância, não hibernam durante o inverno se a sua sobrevivência for provável.

Ainda assim, existem espécies de urso que não hibernam por outros motivos. O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus), por exemplo, não hiberna porque seu alimento está disponível o ano todo, assim como o urso-beiçudo (Melursus ursinus). Já o urso-negro (Ursus americanus) entra em um estado de letargia, mas acorda com facilidade, semelhante ao que ocorre com o urso-pardo (Ursus arctos).

Continua após a publicidade..
por que os ursos hibernam 2
Foto: Pixabay

O que acontece se acordar um urso hibernando?

Quando um urso entra em hibernação, isso não significa que ele não esteja atento ao ambiente ao redor. Em primeiro lugar, pode ser difícil distinguir entre um urso hibernando e um que está simplesmente aproveitando uma soneca aconchegante. Sob o estado de hibernação, os ursos geralmente continuam sensíveis a estímulos externos, de modo que um som abrupto é suficiente para acordá-los.

É muito importante que os ursos não sejam acordados prematuramente para que suas necessidades fisiológicas sejam atendidas. O corpo desses animais possui vários microorganismos que aproveitam os nutrientes encontrados no trato digestivo do urso. Na prática, isso cria os aminoácidos necessários para a sobrevivência da criatura.

Além disso, se o urso tiver gordura suficiente antes da hibernação, ele ainda poderá manter seus músculos em bom estado físico. Na prática, isso significa que você acordará um urso que ainda está em condições de luta e certamente esta será uma briga que você muito provavelmente não vencerá.

por que os ursos hibernam 3
Foto: Pixabay

E quanto à hibernação dos ursos-polares?

Os ursos-polares (Ursus maritinus) vivem em algumas das áreas mais frias do planeta, já que as temperaturas no Ártico excedem o ponto de congelamento. A vantagem é que esses animais têm uma espessa camada de pelagem para fornecer calor, bem como uma pele que ajuda a absorver a luz do sol e promover um melhor isolamento.

Os ursos-polares não hibernam como outras espécies. Ainda assim, é importante deixar claro que as fêmeas grávidas podem entrar em estado de letargia. Além disso, durante os meses de verão, quando o gelo do Ártico derrete e o alimento fica escasso, alguns ursos-polares reduzem seu metabolismo para poupar energia.

Leia Também: Como os ursos polares sobrevivem ao frio intenso?
Leia Também: Qual a diferença entre água destilada e água fervida?

Vale destacar que os ursos-polares estão entre as espécies de urso mais ameaçadas e são classificados como “vulneráveis” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Eles contam com uma expectativa de vida em torno de 30 anos, mas devido à destruição do habitat, são poucos os que conseguem passar dos 18.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Marge Simpson

12 curiosidades incríveis sobre a Marge Simpson

Temperatura e altitude

Por que a temperatura diminui conforme aumenta a altitude?