no ,

Por que os elevadores têm espelhos?

De maneira engenhosa, os espelhos dos elevadores ajudam pessoas que sofrem de claustrofobia e auxiliam até cadeirantes.

Os espelhos dos elevadores podem ser uma espécie de faca de dois gumes. Embora ofereçam uma oportunidade para um alisamento de última hora do cabelo ou uma verificação da aparência, a imagem que eles refletem nem sempre é exatamente a mais lisonjeira.

Continua após a publicidade..

No entanto, embora tendamos a usar os espelhos dos elevadores como um acessório de vaidade, existem algumas outras razões mais importantes pelas quais você se depara com seu próprio rosto quando entra em um equipamento desse tipo.

Combate à claustrofobia é a principal razão pela qual os elevadores têm espelhos

por que os elevadores tem espelhos 1
Fonte: Pexels

A sensação de desconforto e ansiedade em um elevador pode ser descrita como um sintoma de claustrofobia. Segundo o Tua Saúde, a claustrofobia é uma fobia ou medo exagerado e irracional de permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar. Esse é um problema ao qual muitas pessoas estão sujeitas e é um desafio para quem precisa usar elevadores no dia a dia.

Para superar isso, as empresas fabricantes de elevadores tinham duas soluções em mãos: aumentar a velocidade do elevador para reduzir o tempo de permanência das pessoas dentro dos elevadores ou instalar espelhos. A última opção foi a escolhida, mas agora você pode estar se perguntando: como os espelhos conseguem aumentar a segurança dos elevadores?

Continua após a publicidade..

Bem, os espelhos acabaram se tornando uma solução possível porque servem de distração para as pessoas sem recorrer ao outro método, que envolvia aumentar a velocidade do elevador e adicionar mais problemas do que resolver. Ou seja, os espelhos foram instalados para distrair as pessoas e dar-lhes algo para olhar enquanto esperam o elevador concluir o seu trabalho.

Além disso, como explica a Atlas Elevators, os espelhos fazem o espaço do elevador parecer maior do que é, ajudando as pessoas claustrofóbicas a superar seus medos.

Continua após a publicidade..

Uma ideia simples, mas efetiva

por que os elevadores tem espelhos 2
Fonte: Pixabay

Vale destacar que, quando os elevadores ainda estavam nas suas primeiras versões e eram mais lentos que os atuais, as pessoas experimentavam uma sensação de tempo aumentada porque ficavam ociosas por um longo período. Seu medo totalmente compreensível de cair de um elevador pendurado no ar apenas por cabos era tudo em que conseguiam pensar. Portanto, espelhos foram colocados para dar às pessoas algo para olhar enquanto esperavam e para desviar sua atenção.

Os espelhos também permitem que você veja o que todo mundo está fazendo, o que pode ser visto como algo muito importante para alguns quando o fator ‘segurança’ é considerado. Essa capacidade de observação evita até mesmo certos delitos, como furto ou qualquer toque não solicitado que pode ocorrer quando a pequena cabine do elevador está lotada de passageiros desconhecidos.

Espelhos dos elevadores também auxiliam cadeirantes

por que os elevadores tem espelhos 3
Fonte: Pixnio

Os espelhos também são uma excelente ajuda para pessoas com deficiência que usam cadeiras de rodas em elevadores. Como os cadeirantes não podem mover muito livremente suas cadeiras de rodas no elevador, os espelhos os ajudam a entrar e sair do equipamento sem incomodar os outros passageiros dentro da cabine.

De acordo com o Gartec, a colocação de espelhos ajuda alguém em uma cadeira de rodas a entrar e sair do elevador com segurança sem ter que virar. Isso pode evitar acidentes e facilitar a vida de qualquer pessoa com deficiência física que utiliza esse tipo de equipamento com frequência.

Leia Também: Por que os assentos de ônibus possuem estampas coloridas?
Leia Também: Por que a Casa Branca é branca?

Por último, é interessante mencionar que os espelhos dos elevadores também servem para fazer uma última verificação de sua roupa e cabelo antes de entrar em um prédio. Se não fosse pelo espelho do elevador, você ainda poderia ter seu café da manhã preso entre os dentes, então, não deixe de fazer um bom uso desse item!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Banshee: Conheça a Bizarra Criatura do Folclore Celta

Banshee: Conheça a Bizarra Criatura do Folclore Celta

Cidade-Estado: O Que É e Como Surgiu?

Cidade-Estado: O Que É e Como Surgiu?