Quando os cães mordem o próprio rabo, tal ação geralmente causa grande hilaridade, o que explica o fato de que as redes sociais estão repletas de vídeos do tipo. Na maioria dos casos, esse comportamento não é necessariamente problemático, mas é importante saber as suas causas para poder identificar possíveis distúrbios relacionados a isso.
Ao longo deste artigo, descreveremos esse comportamento, além de explicar quando você deve consultar um especialista. Se você estiver interessado neste tópico ou se o seu cachorro apresentar um comportamento semelhante, continue lendo para saber mais.
Problemas físicos podem explicar por que alguns cães mordem o próprio rabo
Dor, coceira e outras sensações desagradáveis na área da cauda canina costumam ser as causas principais por trás desse comportamento. Os problemas físicos mais comuns são os seguintes:
Parasitas: Se o cão tiver algum parasita nessa área (pulgas ou carrapatos, por exemplo), ele pode estar tentando se livrar desses organismos através das mordidas. A coceira que não passa fará com que ele morda a área incessantemente;
Feridas: Uma ferida ou a presença de um corpo estranho na pele da cauda causará dor ao animal, o que o levará a tentar lamber a área;
Problemas das glândulas adanais: Essas glândulas, localizadas em ambos os lados do ânus, servem para lubrificar as fezes e enviar informações olfativas a outros cães. Se ficarem bloqueadas, infectadas ou desenvolverem outros tipos de problemas, o cachorro certamente vai querer aliviar o desconforto. Nessas ocasiões, você poderá vê-lo arrastar o ânus no chão, além de morder a cauda;
Problemas de pele: Alergias, sarna ou infecções virais são alguns dos problemas mais comuns neste sentido, pois causam coceira e ardência na região;
Hérnia de disco e outros problemas da coluna: Patologias desta natureza são mais raras, mas podem causar dor ou formigamento nas áreas caudais dos cachorros. Diante dessas sensações, o cão que sofre com esse problema pode se virar para tentar identificar e amenizar a causa da dor.
Alguns cães mordem o próprio rabo por causas comportamentais
Se o animal estiver sob estresse, ansiedade ou outras situações mentais adversas, é possível que o que era um comportamento comum se transforme em um hábito estranho. As causas por trás disso são diversas, mas geralmente se resumem a fatores como:
Falta de estímulos: Às vezes, os cães mordem o próprio rabo como forma de aliviar o tédio;
Solidão e falta de afeto: Perseguir o rabo pode ser a projeção física de sentimentos de abandono e falta de socialização;
Confinamento: Em casos de cães que nunca saem de casa, correr atrás do rabo e mordê-lo constantemente são formas de catarse diante do excesso de energia produzido pela falta de exercício e estimulação;
Reforço de comportamento e chamada de atenção: Se o seu cão aprendeu que você presta atenção somente quando ele morde rabo, ele o fará sempre que quiser que você o observe.
Uma palavra final
Apesar de tudo o que foi listado, é importante deixar claro que nem sempre estamos lidando com um comportamento patológico quando os cães mordem o rabo. Em alguns casos, o animal simplesmente vê algo se movendo atrás dele e tenta pegá-lo, por exemplo.
Por outro lado, se você acha que seu cão está apresentando esse comportamento por conta de algum tipo de problema físico, então você precisa descobrir o que está causando isso. Neste caso, a melhor solução é ir ao veterinário, para que ele possa tratar o problema com segurança e eficácia.
Leia Também: Por que os cães são tão leais aos humanos?
Leia Também: Como os cactos sobrevivem nos desertos?
Se, ao contrário, for um problema psicológico, a melhor opção pode ser buscar a ajuda de um educador canino. Com o auxílio de um profissional desse tipo, você será capaz de identificar os fatores de estresse que estão afetando seu cão e receberá dicas valiosas para corrigir essas causas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉