no ,

Seria vantajoso cobrir o deserto do Saara com painéis solares?

O Saara pode até parecer um local óbvio para a construção de painéis solares, mas isso poderia ter um impacto negativo no meio ambiente.

A principal vantagem da energia solar vem do fato dela ser realmente renovável e inesgotável. No entanto, o sol nem sempre brilha forte no céu e há regiões onde a luz solar é fraca por conta do céu estar constantemente nublado. Então, por que não cobrimos desertos como o Saara com painéis solares?

Continua após a publicidade..

Ao longo deste artigo, você vai ver que, embora o deserto do Saara pareça ser um lugar óbvio para a construção de uma usina de energia solar, a instalação dessas plantas podem ter impacto negativo no meio ambiente.

Painéis solares no deserto
Foto: PxHere

Os problemas que poderiam surgir com a instalação de painéis solares no Saara

Um estudo de simulação de uma fazenda solar no Saara sugere que, se os painéis solares ocupassem mais de 20% da área total do deserto, isso poderia desencadear um ciclo vicioso de aumento de temperatura. Isso ocorreria porque uma parte da energia solar seria convertida em calor, o que poderia alterar a temperatura local.

Consequentemente, painéis solares quentes acionariam uma alta temperatura do ar na superfície e um fluxo de correntes de convecção, causando precipitação. Embora isso não pareça ser tão ruim à primeira vista, a redistribuição da chuva no Saara e regiões vizinhas reduziria a precipitação na região amazônica em 10-30%, o que ajuda a mostrar como todo o planeta está interligado de alguma forma.

Continua após a publicidade..

Para colocar o prego final no caixão, fazendas solares no deserto do Saara também poderiam promover o desenvolvimento de ciclones tropicais nas costas da América do Norte e do Leste Asiático. A partir disso, fica claro entender que é absurdamente complexo medir os benefícios e riscos das atividades humanas, mesmo que as intenções sejam boas.

Painéis solares no deserto
Foto: Wikimedia Commons

Problemas de armazenamento e transporte também deveriam ser levados em conta

Ainda que todos os efeitos catastróficos das fazendas solares no deserto do Saara fossem superados, teríamos que aprimorar toda a logística para armazenar e transportar a energia produzida.

Continua após a publicidade..

Na prática, seriam necessárias grandes baterias para armazenar a energia gerada durante o dia para continuar com o fornecimento energético até mesmo durante a noite. Cada painel também precisaria de uma pequena bateria individual para uma produção de energia ininterrupta ao longo do dia, mas isso quase dobraria o custo geral da usina solar.

Além disso, teríamos que descobrir uma estratégia viável de fornecimento de energia para o mundo inteiro com uma usina solar no meio de um deserto. Atualmente, a África como um todo está bastante atrasada no desenvolvimento de redes elétricas confiáveis, sem falar que o transporte de energia de longa distância por meio de linhas de transmissão também vem com algum percentual de perda de energia (até 22,8%).

Como se isso não fosse bastante, o continente africano também é politicamente instável, o que torna um grande investimento na área (como uma fazenda solar) uma estratégia bastante arriscada.

seria vantajoso cobrir o deserto do saara com paineis solares 3
Foto: Domínio Público

Uma palavra final

Com tudo isso em mente, a pergunta que fica é: precisamos realmente ocupar hectares de terra desértica e perturbar seu ecossistema para produzir energia solar? Bem, por mais interessante que seja a ideia de obter grandes quantidades de energia através de usinas solares no deserto, trata-se de uma estratégia ainda muito complexa para se transformar em realidade sem um grande planejamento.

Leia Também: Como os cactos sobrevivem nos desertos?
Leia Também: Por que os cães são tão leais aos humanos?

Dito isso, se esse conceito se manifestar em realidade algum dia, certamente será uma grande conquista para o mundo. Na prática, isso nos permitiria reduzir nossa dependência de usinas elétricas baseadas em combustíveis fósseis.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Alemanha

12 curiosidades incríveis sobre a Alemanha

Cães mordem o rabo

Por que os cães mordem o próprio rabo?