no

Por que os cães gostam de carinho na barriga?

Isso é bom, mostra confiança e eles simplesmente não podem fazer isso sozinhos.

Cães gostam de carinho na barriga
Foto: mtsofan/Flickr

Uma das melhores partes de ter um cachorro é acariciar o seu corpo. Desse modo, ambos ficam felizes em compartilhar um vínculo de amizade com toda essa interação. Dito isto, algo que você já deve ter percebido é que quando os cães viram de costas, eles parecem realmente gostar de receber um carinho na barriga. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Pesquisadores e especialistas em comportamento canino compartilham várias teorias sobre por que os cães gostam de ter a barriga acariciada. Ainda assim, que eles têm certeza é que isso é muito bom, pois mostra que o seu amigo confia em você. Além disso, ele simplesmente não conseguiria fazer isso sozinho.

Cães gostam de carinho na barriga
Foto: Pixabay

Os cães gostam de carinho na barriga porque é um ponto que eles não podem alcançar

Quando os cães rolam de costas, eles podem estar pedindo uma massagem na barriga ou podem usar esse gesto como uma indicação de submissão. O truque é saber a diferença, pois quando um cachorro quer uma massagem na barriga, as suas pernas ficam esticadas, juntamente com o resto do corpo.

Vale destacar que, às vezes, esse gesto pode vir acompanhado de um abanar de cauda lento que indica tal desejo, mas os cães também podem usar as patas para pedir o carinho.

No geral, os cães gostam carinho na barriga porque se trata de um local que eles não conseguem alcançar. Eles até podem lamber as patas e limpar os ouvidos, mas esfregar a barriga é algo que eles próprios não podem fazer. Por isso, receber carícias nessa região é algo reconfortante e bom para eles.

Foto: Pixabay

Cães gostam de carinho na barriga por que é algo relaxante

Ser tocado ou acariciado é muito gratificante para um cão. Assim como as pessoas gostam de manter algum contato com aquelas que amam, os animais também anseiam pelo contato físico. Já em 1968, uma pesquisa publicada no jornal científico Conditional Reflex descobriu que acariciar um cachorro pode regularizar a frequência cardíaca do animal.

No entanto, é importante destacar que os benefícios da massagem na barriga não são unilaterais. Numerosos estudos já demonstraram que os animais de estimação são bons para a saúde humana.

Por exemplo, um estudo de 2019 publicado no AERA Open mostrou que apenas 10 minutos acariciando um cão ou gato pode reduzir os níveis de cortisol em estudantes universitários, proporcionando um verdadeiro alívio do estresse.

Além disso, um estudo de 2019 publicado na BMC Public Health descobriu que ter um cachorro pode fazer você se sentir menos solitário. Os pesquisadores teorizam que acariciar seu animal de estimação pode deixá-lo de bom humor a curto prazo. Ou seja, criar um cãozinho é tudo de bom, não é mesmo?

Foto: Pixabay

E se meu cachorro não gostar de ser acariciado na barriga?

A dica é sempre deixar o seu cão tomar a decisão se quer ser acariciado na barriga ou não. Se ele se aproximar de você e adotar uma posição de relaxamento, isso significa que ele está pronto para receber algum carinho.

Mostrar a barriga é definitivamente um sinal de confiança, mas você não precisa ficar preocupado se o seu cachorro não quiser receber um carinho desse tipo. Assim como as pessoas, os cães têm suas devidas preferências.

Leia Também: Qual foi a maior inflação da história?
Leia Também: O que aconteceu com o cérebro de Einstein?

De certo modo, alguns cães simplesmente não gostam disso, geralmente por conta dos seus próprios traços de sua personalidade. Neste caso, basta procurar um ponto onde ele realmente gosta de receber carinho, como atrás das orelhas ou na sua cabeça.

No geral, muitos cães gostam de receber um carinho na barriga, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

47 points
Upvote Downvote
Invenção do saxofone

Quem inventou o saxofone?

14 curiosidades incríveis sobre robôs