no

Por que os cães babam?

Em geral, os cães babam porque a saliva os ajuda a comer e digerir os alimentos, mas a salivação excessiva pode indicar algum problema.

Cães babam
Foto: Dallas Floer Photography / Flickr

Se você possui ou já teve um cachorro de estimação, já deve saber muito bem que os cães babam com certa frequência. No entanto, você já se perguntou qual seria a explicação por trás de tamanha salivação?

Em geral, os cães babam porque a saliva os auxilia a comer e digerir os alimentos. De fato, a baba é uma parte natural do processo digestivo canino, embora salivar excessivamente ou de forma muito irregular pode ser um indicativo de que há algum problema de saúde.

As principais razões pelas quais os cães babam

Foto: Pixabay

A “baba de cachorro” é simplesmente saliva acumulada. Na prática, toda essa saliva costuma desempenhar uma variedade de funções relacionadas ao paladar, olfato, digestão e saúde bucal dos nossos amigos caninos, como por exemplo:

  • Fornecer lubrificação para ajudar  no trânsito dos alimentos pelo esôfago;
  • Promover umidade para quebrar a comida. Isso é especialmente importante porque a saliva do cachorro não possui enzimas digestivas como a saliva humana, então os cães são capazes de engolir pedaços maiores de comida sem mastigar através das grandes quantidades de saliva na boca;
  • Propiciar uma função anti-séptica para prevenir lesões e ajudar a curar feridas. De fato, quando os cães lambem suas feridas, eles estão limpando e ajudando a prevenir infecções.

Vale destacar que os cães têm quatro glândulas salivares na boca que secretam saliva quando necessário. Em uma boca de cachorro normal e saudável, as glândulas salivares entram em ação na hora da refeição ou sempre que há um objeto estranho na boca, o que explica como alguns cães babam com certa frequência.

Algumas raças salivam mais que outras

Foto: Pixabay

Para um cão saudável, o ato de salivar costuma ser o resultado da digestão de uma guloseima saborosa ou de espera por uma refeição. Curiosamente, até mesmo quando eles antecipam que a comida está a caminho, sua boca começa a salivar .

Ainda assim, é preciso ter em mente que alguns cães babam com mais frequência e em maior quantidade do que outros. Especificamente, cães com os lábios caídos podem desencadear uma verdadeira poça! Existem algumas raças conhecidas por babar mais do que outras, que são:

  • Basset Hound;
  • Buldogue;
  • Terra-nova (Newfoundland dog);
  • São Bernardo;
  • Mastim Inglês;
  • Boxer.

De um modo geral, esses tipos de cães babam mais que outras raças porque a pele mais solta ao redor da boca acumula saliva e se enche até espirrar para fora (às vezes na roupa ou no sofá de seus tutores). Outras raças podem salivar mais raramente ou nunca ter baba visível saindo de suas bocas.

Vale destacar que a baba normal sempre será límpida ou de cor esbranquiçada, sem falar que deve ser razoavelmente inodora.

Cães que babam em excesso podem estar com problemas de saúde

Foto: VinceFL / Flickr

Babar excessivamente pode ser um sinal de que algo está errado com seu cão. As causas da baba excessiva costuma variar de inconveniências desagradáveis ​​a emergências médicas, incluindo:

Doença bucal e cárie dentária: Em casos do tipo, a salivação costuma vir acompanhada por um odor fétido;

Insolação: Cães superaquecidos irão ofegar e babar excessivamente;

Enjoo e ansiedade: Situações estressantes, viagens de carro e até mesmo o nervosismo de ficar em um lugar desconhecido podem causar respiração ofegante com a boca aberta, o que leva à produção excessiva de baba;

Objeto estranho preso na boca: Se o seu cão está babando muito e dando patadas no rosto, pode ser um indicativo deste problema;

Ingestão de substância cáustica ou venenosa: Isso pode incluir plantas, matéria animal e até mesmo produtos de limpeza doméstica;

Problemas digestivos: Vão desde uma simples dor de barriga até inchaço. Neste caso, aprenda a reconhecer os sinais e preste muita atenção ao comportamento do seu cão;

Vale destacar que o conceito de “baba em excesso” pode variar de animal para animal, mas por passar muito tempo com seu cachorro, você certamente saberá quanta baba pode ser considerada acima do normal para ele. Na prática, você é sempre o melhor avaliador do comportamento e do conforto do seu cão.

Leia Também: Insetos também têm sentimentos?
Leia Também: Como o Spotify ganha dinheiro e paga os artistas?

Se ele começar a babar repentinamente e em excesso, e estiver agindo de forma estranha ou estressada, entre em contato com um veterinário assim que puder. Felizmente, na maioria das vezes, salivar é apenas uma expressão normal das funções corporais dos cães.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Xbox Game Pass

Quais as vantagens de assinar o Xbox Game Pass?

Brunei

12 curiosidades interessantes sobre Brunei