O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa que se baseia em movimentos lentos, fluidos e precisos. Ele fornece uma série de movimentos e exercícios para trabalhar e acalmar a mente, ao mesmo tempo em que ajuda o corpo a manter a força, a flexibilidade e o equilíbrio.
O tai chi é especialmente útil quando se trata de melhorar o equilíbrio e prevenir quedas. Sofrer quedas, é claro, é uma das principais preocupações quando se trata da saúde de pessoas mais velhas, o que tem levado muitos idosos a praticar essa arte marcial.
Como o tai chi chuan pode melhorar o equilíbrio
Existem vários motivos pelos quais o tai chi chuan pode ser considerado muito útil quando se trata de melhorar o equilíbrio. De um modo geral, acredita-se que essa arte marcial chinesa influencia a estabilidade postural, a flexibilidade e a força.
Com sua abordagem integrativa que fortalece o corpo enquanto concentra a mente, o tai chi chuan aborda uma variedade de questões de saúde física e mental, incluindo força óssea, estabilidade articular, saúde cardiovascular, imunidade e bem-estar emocional.
O tai chi é considerado seguro para todos, pois é capaz de promover um impacto positivo na condição física integral de qualquer pessoa. Entretanto, é importante mencionar que, embora seja possível aprender tai chi a partir de livros ou vídeos, é melhor trabalhar com um instrutor para garantir que todos os movimentos sejam executados corretamente. Lembre-se também que pessoas com problemas de saúde e mulheres grávidas devem consultar seus médicos antes de praticar tai chi.
No demais, o tai chi chuan é uma disciplina que pode ser adaptada a todas as idades. É, inclusive, uma forma segura de exercício para idosos que sofrem de doenças crônicas, pois as atividades realizadas inicialmente são de baixo impacto e a intensidade pode ser aumentada gradativamente.
Tai chi chuan reduz o risco de quedas em pessoas idosas
Praticar tai chi regularmente é excelente para os idosos. Os exercícios realizados incluem um conjunto de movimentos circulares contínuos que são executados de forma lenta e precisa em uma ordem pré-estabelecida.
Outro aspecto positivo é que ele reduz o risco de quedas, pois ajuda a melhorar o equilíbrio e a regulação postural. Como resultado, os idosos que praticam tai chi regularmente apresentam menos probabilidade de sofrer fraturas.
Uma prática benéfica, mas exigente em disciplina
À primeira vista, se você observar os movimentos suaves e elegantes dessa antiga prática chinesa, é difícil acreditar que ela pode queimar uma única caloria ou fortalecer os músculos. No entanto, o tai chi inclui exercícios mais dinâmicos do que parecem.
Leia Também: Como aumentar a produtividade?
Leia Também: Por que os beija-flores voam tão rápido?
Em qualquer caso, estamos convencidos de que, depois de experimentar uma aula de tai chi, você certamente verá como a combinação de movimentos lentos e precisos se combinam para formar um treino revigorante. Dito isto, vá em frente e dê uma chance a essa famosa disciplina oriental!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!