no

Por que o rubi é vermelho?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro das características que fazem do rubi uma pedra que apresenta diversos tons de vermelho.

Quando visitam alguma joalheria, muitas pessoas se dirigem para as peças com diamantes, devido ao seu brilho translúcido característico. No entanto, há quem prefira pedras que apresentam cores mais profundas. Sendo assim, se a sua cor favorita é o vermelho, então você provavelmente estaria de olho em um lindo rubi. Mas, por falar nisso, você sabe por que o rubi apresenta tons avermelhados?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro das características que fazem do rubi uma pedra preciosa de cor vermelha.

A razão pela qual o rubi é vermelho

por que o rubi e vermelho 1
Foto: Wikimedia Commons

Primeiramente, é preciso ter em mente que o rubi é a versão vermelha de um mineral conhecido como “corindo”. O corindo puro é incolor, visto que é constituído de alumínio e oxigênio, mas no caso do rubi, pequenas quantidades de crômio (cerca de 1%) substituem o alumínio.

Desse modo, quando o crômio substitui o alumínio no corindo, os seus átomos absorvem certos comprimentos de onda da luz e acabam refletindo a parte vermelha do espectro da luz visível. Esta luz vermelha reflete e dá aos rubis a sua coloração característica.

De fato, o próprio nome rubi vem da palavra latina “ruber”, que significa “vermelho”. Todavia, é importante deixar claro que os rubis podem apresentar tonalidades diferentes, que variam desde um vermelho profundo até um rosa claro. Em alguns lugares, o rubi de cor rosa claro também pode ser chamado pelo nome de “safira rosa”, apesar de não ser uma pedra safira propriamente dita.

As principais fontes de rubis

por que o rubi e vermelho 2
Foto: Pixabay

De certo modo, os rubis podem ser encontrados em muitos lugares ao redor do mundo. Entretanto, o fato é que os rubis de melhor qualidade costumam ser tradicionalmente extraídos do Vale Mogok em Mianmar (antiga Birmânia).

Outros países amplamente conhecidos pela mineração de rubi incluem Tailândia, Camboja, Índia, Paquistão, Afeganistão, Tanzânia, Madagascar, Vietnã, Nepal e Groenlândia. Nos Estados Unidos, alguns rubis também já foram encontrados em estados como Montana, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Wyoming.

Uma palavra final

por que o rubi e vermelho 3
Foto: Pixabay

De um modo geral, a qualidade de um rubi costuma ser determinada por sua cor, corte e clareza, que, juntamente com o peso em quilates, afetam seu valor. O tom de vermelho mais brilhante e valioso, chamado vermelho-sangue, costuma atrair grandes cifras monetárias sobre outros rubis de qualidade semelhante.

Leia Também: Qual a diferença entre erosão e intemperismo?
Leia Também: Quantas folhas de papel seriam necessárias para imprimir a Internet?

Da mesma forma, vale mencionar que os rubis são uma das gemas naturais mais difíceis de serem obtidas. Além disso, os rubis estão atrás apenas da moissanita e do diamante em termos de “dureza”, o que pode ajudar a explicar o seu alto preço nas joalherias mundo afora.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Barbas

As barbas podem acumular bactérias?

Guatemala

12 curiosidades incríveis sobre a Guatemala