no ,

Por que o Bob Esponja vive em um abacaxi?

As razões que explicam por que o Bob Esponja vive em um abacaxi vão desde referências polinésias ao próprio cheiro da fruta.

Abacaxi do Bob Esponja
Foto: Reprodução/Nickelodeon

A linguagem visual da série animada Bob Esponja é tão peculiar que é difícil pensar que alguém realmente criou esse universo divertido no fundo do mar. De fato, uma das suas maiores peculiaridades é o fato do personagem principal morar em um abacaxi. Mas, afinal, qual seria a razão por trás disso? De onde o criador do desenho tirou essa ideia?

Como o saudoso criador da série, Stephen Hillenburg, explicou ao MovieWeb na época do lançamento de Bob Esponja – O Filme, tudo no seu universo tem uma razão por trás. Nada é tão aleatório quanto parece, de modo que o abacaxi onde o protagonista vive é um ótimo exemplo disso.

Foto: Pixabay

O design de abacaxi da casa do Bob Esponja é uma homenagem à cultura polinésia

Você já deve ter observado que o mundo em que Bob Esponja vive é inspirado em coisas náuticas. No entanto, o que você pode ter ignorado é o fato de que há um certo clima polinésio e havaiano tanto na música quanto em algumas imagens apresentadas ao longo do desenho. Naturalmente, essa visão também se aplica ao projeto da casa do Bob Esponja.

Durante a entrevista ao MovieWeb citada anteriormente, Hillenburg disse que começou desenhando várias casas com temas do mar para os personagens da série, de modo que a imagem do abacaxi surgiu em sua mente por causa de sua recorrência na cultura polinésia, uma das principais fontes de inspiração do programa.

“O abacaxi é algo comum na cultura polinésia”, disse o animador. “Quando eu estava desenhando coisas para os personagens viverem, eu estava trabalhando livremente e desenhei um abacaxi para ver o que aconteceria”.

Foto: Pixabay

Abacaxi também promove uma sensação otimismo e cheira bem

É inegável que o abacaxi combina perfeitamente com as nuvens de flores havaianas, com os edifícios da Fenda do Biquíni e todo o resto do visual do Bob Esponja. Ainda assim, uma questão permanece: por que essa fruta específica acabou sendo a casa do Bob Esponja? Bem, a explicação de Hillenburg pode surpreendê-lo.

“Eu pensei que se eu disponibilizasse uma pedra, um abacaxi, uma cabeça de estátua da Ilha de Páscoa e uma velha bota de borracha, qual ele escolheria? Provavelmente seria o abacaxi. Ele é um personagem otimista. Ele gostaria do cheiro da fruta.”

Foto: Reprodução/Nickelodeon

E quanto à casa do Patrick?

No caso da residência do Patrick, a tese mais difundida é que o personagem não é bom em fazer casas, então é por isso que sua moradia é apenas uma pedra. Ao longo da trama, é revelado que os pais de Patrick o expulsaram de casa, então a estrela-do-mar teve que “fazer” sua própria casa.

Leia Também: Por que crianças adoram brincar?
Leia Também: Por que os touros se irritam com a cor vermelha?

Então aí está: Bob Esponja mora em um abacaxi no fundo do mar porque gosta do cheiro. É claro que as esponjas na vida real não têm cérebro e, portanto, nenhum olfato digno de nota. Da mesma forma, o interior da casa de Patrick é inconsistente, variando de episódio para episódio. No entanto, isso pouco importa, afinal, nós amamos esse desenho justamente porque ele não faz sentido em muitas coisas…

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Carta curinga

Como surgiu e para que serve a carta curinga no baralho?

Cabelo na comida

Além de provocar nojo, cabelo na comida pode fazer mal à saúde?