no ,

Além de provocar nojo, cabelo na comida pode fazer mal à saúde?

Embora possa matar seu apetite definitivamente, alguns fios de cabelo na comida dificilmente poderão causar algum dano.

Cabelo na comida
Foto: The Watchdog Online

Poucas coisas conseguem ser tão desagradáveis como encontrar um fio de cabelo na comida. Basta ver algo do tipo para tirar a vontade de comer qualquer refeição. Mas, será que cabelo na comida pode fazer mal à saúde?

Bem, embora encontrar um fio de cabelo na comida possa matar seu apetite instantaneamente, engolir um fio ou outro provavelmente não vai acabar com a sua vida. De fato, isso provavelmente nem sequer afetará a sua saúde de forma alguma, como veremos ao longo deste artigo.

Foto: Pixabay

Embora seja nojento, cabelo na comida dificilmente causará algum mal

Segundo o Popular Science, o cabelo contém principalmente queratina, uma proteína que não representa nenhuma ameaça quando é ingerida. Desse modo, ingerir um ou dois fios de cabelo provavelmente não será problemático para a saúde, de acordo com Adam Friedman, professor de dermatologia da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da George Washington University em entrevista ao portal Vice.

Tecnicamente, você até poderia se engasgar com alguns fios de cabelo, mas isso também não costuma ser um problema comum. No entanto, aqueles que têm o hábito de comer cabelo por conta própria é outra história.

A tricofagia é um distúrbio psicológico em que as pessoas arrancam compulsivamente e as vezes até consomem seus cabelos, o que pode fazer com que bolas de pelo chamadas tricobezoares se alojem em seus estômagos. No entanto, esta é uma ocorrência rara, e definitivamente não seria o resultado de um único incidente de cabelo na comida.

Foto: Pixabay

Transmissão de bactérias pelo cabelo na comida também é improvável

Teoricamente, os cabelos podem conter Staphylococcus aureus, um tipo de bactéria que afeta os folículos capilares e leva à queda de cabelo. No entanto, não se sabe com certeza se um fio de cabelo encontrado na comida pode transmitir esses patógenos. Na prática, é improvável que alguns fios de cabelo abriguem micro-organismos prejudiciais suficientes para afetar o sistema gastrointestinal.

Mais especificamente, na maioria dos casos, é improvável que um único fio de cabelo possa conter o suficiente (e o “tipo certo”) de bactéria que causa intoxicação alimentar. Isso é especialmente verdadeiro se o cabelo cair em alimentos que foram submetidos a um processo de alta temperatura, como fervura ou fritura.

Além disso, mesmo que um fio de cabelo caia em um item cru do menu, desde que o alimento em questão tenha sido armazenado corretamente, é improvável que os micróbios presentes possam crescer significativamente durante a sua vida útil.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

É importante deixar claro que encontrar algum fio de cabelo na comida pode não causar tanto mal, mas pode indicar problemas sanitários, afinal, o nojo de ver cabelo na comida confere má reputação aos restaurantes

De fato, a presença constante de fios de cabelo soltos pode sugerir uma falta de atenção à higiene alimentar de forma mais ampla. Em outras palavras, o cabelo pode ser um indicador de falta de higiene nas instalações onde a comida foi preparada.

Leia Também: Os ninjas realmente usavam roupas pretas?
Leia Também: Por que o Bob Esponja vive em um abacaxi?

No fim das contas, o importante é confiar em seu instinto se quiser evitar problemas. Dito isto, se você sentir que há um problema com qualquer produto alimentar, não o consuma!

Encontrar cabelo na comida costuma ser uma experiência muito frustrante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Abacaxi do Bob Esponja

Por que o Bob Esponja vive em um abacaxi?

Por que a bola de basquete é laranja?