no

Por que os touros se irritam com a cor vermelha?

Apesar de muita gente pensar que os touros se irritam com a cor vermelha, é um outro fator que desencadeia a fúria desses animais.

Foto: Pixabay

A tourada é certamente um das tradições mais populares e polêmicas da Espanha. Nesses eventos, os touros aparentemente se irritam com a cor vermelha da capa que os toureiros balançam para chamar a sua atenção, mas o que será que essa cor tem de tão especial ao ponto de deixar esses animais tão furiosos?

Ao longo deste artigo, você vai entender que a cor vermelha não é necessariamente a raiz da fúria que os touros apresentam, como muita gente imagina.

Foto: Pixabay

Por que a cor vermelha deixa os touros tão irritados?

Na verdade, os touros não ficam irritados com a cor vermelha. De fato, há muito pouca evidência capaz de comprovar que alguma cor possa irritar os touros ao ponto de fazer com que esses animais causem danos.

Muitos experimentos já foram realizados para tentar entender como os touros percebem e distinguem as cores. De um modo geral, esses estudos observaram que os touros não conseguem distinguir alguns tons de vermelho, de modo que nenhum animal desse tipo consegue fazer qualquer alusão entre a cor vermelha e um ato de agressão.

Em 2007, os membros do programa “Os Caçadores de Mitos”, do Discovery Channel, colocaram esse mito à prova. Eles fizeram touros atacarem três manequins vestidos de branco, azul e vermelho. Na ocasião, eles perceberam que os animais não apresentaram preferência pelo manequim vermelho, pois eles simplesmente avançavam em direção aos manequins mais próximos.

Então, por que os touros perdem a paciência e atacam os toureiros como se quisessem empurrá-los através de uma parede?

Foto: Pixabay

Na verdade, os touros se irritam com o movimento da capa

Não é a cor vermelha, mas sim o movimento da capa e do toureiro que irrita os touros. Além disso, os touros usados nas touradas são de uma raça muito agressiva e são criados de tal forma que qualquer movimento repentino poderá deixá-los enfurecidos e prontos para atacar.

Para se ter uma ideia, essas raças de touros são criadas para serem excessivamente agressivas, especialmente em áreas fechadas de onde eles não conseguem escapar. Dito isto, se a capa usada for de qualquer outra cor, o touro ainda vai correr em sua direção.

Portanto, se um toureiro estiver vestido de vermelho e ficar parado e outro toureiro vestido de outra cor (como um traje branco) começar a se mover na frente do touro, o animal atacará o toureiro de branco, pois é este que está se movendo e atraindo a sua atenção.

Foto: Pixabay

Então, por que a cor vermelha é usada nas touradas?

A capa vermelha é usada puramente por uma questão de tradição. Na verdade, geralmente existem três etapas nas touradas, sendo que a capa vermelha só é utilizada na última etapa. Além disso, a cor vermelha da capa ajuda a mascarar o sangue do touro, que é continuamente atacado pelo matador durante o “espetáculo”.

Ao longo da história, esses eventos tiveram muitos significados, do cultural ao religioso. As touradas datam de 2000 a.C., sendo exibidas em pinturas encontradas em Knossos, em Creta, Grécia. Eventualmente, o esporte se espalhou pelo Império Romano, ganhando popularidade principalmente na Península Ibérica, na Espanha, em Portugal e em Andorra.

Hoje, as touradas enfrentam críticas constantes. Em 2011, a Catalunha, uma comunidade autônoma na Espanha, aprovou a proibição das touradas, mas o governo espanhol derrubou o impedimento 6 anos depois. Curiosamente, isso até aumentou as tensões entre o governo espanhol e a Catalunha, que exige a independência da Espanha.

Leia Também: Como os bumerangues voltam para o mesmo lugar?
Leia Também: Por que há mais restos de dinossauros do que de nossos ancestrais?

Em 2015, o governo espanhol divulgou dados de que apenas 9,5% dos espanhóis já participaram de uma tourada. De um lado, muitos tradicionalistas estão preocupados com o fato de que essa tradição esteja morrendo, enquanto no outro espectro da discussão, defensores dos animais costumam dizer que as touradas são desumanas para os touros e, portanto, devem ser proibidas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Crianças adoram brincar

Por que crianças adoram brincar?

Por que os orientais utilizam pauzinhos para comer?