Você já percebeu que o nosso corpo tende a reagir às condições climáticas de formas bastante curiosas? Por exemplo, sempre parece que fazemos mais xixi quando o tempo está frio, não é mesmo? Se você já notou esse detalhe, saiba que não é apenas a sua imaginação!
Ao longo desse post, você vai ficar por dentro dos mecanismos do corpo humano que fazem com que a sua produção de de xixi aumente consideravelmente durante um dia muito frio.
Por que geralmente fazemos mais xixi quando o tempo está frio?
Quando você está com frio, seu corpo deseja proteger seus órgãos internos vitais da mudança de temperatura. Na prática, ele faz isso contraindo os capilares das mãos e dos pés por meio de um processo chamado vasoconstrição periférica. Sendo assim, suas extremidades ficam frias, mas o sangue quente ainda “banha” seu núcleo.
A questão a ser levada em conta aqui é que isso significa que há mais sangue em um volume menor, o que aumenta a pressão arterial, fazendo com que o cérebro envie um sinal aos rins para remover o excesso de líquido. Consequentemente, seu volume de urina aumenta e você passa a sentir aquela vontade inquietante de urinar constantemente.
É importante deixar claro que, além dos efeitos da vasoconstrição, as baixas temperaturas mudam a permeabilidade das células à água. Proteínas chamadas aquaporinas atuam como canais que permitem a entrada e saída de água das células mais rapidamente do que por osmose. Quando a temperatura corporal começa a cair, as aquaporinas limitam a quantidade de água permitida em algumas células, incluindo células renais.
No fim das contas, menos água entrando nas células se traduz em mais água na corrente sanguínea. Desse modo, o cérebro manda os rins retirarem o excesso de água do corpo, enchendo a bexiga e fazendo com que você precise fazer xixi o mais rápido possível.
Beber álcool é uma boa maneira de manter o corpo aquecido?
Se você beber uma bebida alcoólica para tentar se aquecer, provavelmente tornará a situação ainda pior. Isso ocorre porque o álcool tende a desidratar o corpo, em parte porque também inibe as aquaporinas.
Em outras palavras, o fato é que o álcool atua como um diurético, então seu corpo passa a acreditar que precisa de menos água do que estava antes de você tomar o primeiro gole de alguma bebida alcoólica.
O álcool até pode fazer você se sentir aquecido momentaneamente, mas na verdade ele acelera a hipotermia ao expandir os capilares. A partir desse efeito, você precisaria fazer menos xixi, mas a queda contínua na temperatura acabaria levando você a produzir mais urina, levando o seu corpo a um paradoxo.
Outro fator a considerar é a transpiração. Se você está com frio, não está perdendo umidade com a transpiração. Por outro lado, quando está calor, você está lentamente (ou rapidamente) ficando desidratado pelo suor. Em outras palavras, se você sentir frio, está retendo água em comparação com os dias quando está com calor.
Como parar de fazer xixi no tempo frio?
Não há muito o que fazer para interromper a produção excessiva de urina durante um dia frio, exceto evitar ingerir bebidas com propriedades diuréticas. Por conta disso, é muito importante prestar atenção aos tipos de líquidos que você bebe.
Durante dias frios, especialmente no inverno, é bem mais provável que você beba chá, café ou chocolate quente, sendo que todos eles contêm altos níveis de cafeína. A cafeína é um diurético conhecido que pode irritar a bexiga e piorar ainda mais os sintomas da incontinência urinária.
Leia Também: Por que achamos estranho ouvir a nossa voz gravada?
Leia Também: Como as pessoas limpavam o bumbum antes do papel higiênico?
Os sintomas de incontinência urinária costumam surgir sem aviso prévio. Por isso, quando você sabe que vai ficar longe de casa por um tempo, use o banheiro com antecedência. Na prática, isso ajudará a garantir que sua bexiga esteja vazia e poderá até evitar situações um tanto constrangedoras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉