no

Por que algumas pessoas ficam tristes no dia do aniversário?

Os aniversários deveriam ser ocasiões felizes para todos, mas há pessoas que não gostam muito dessas datas.

Foto: Pixabay

Em tese, os aniversários deveriam ser ocasiões felizes. A expectativa de celebrar essa data com uma festa é apenas uma das experiências positivas que fazem parte desse dia. No entanto, algumas pessoas temem cada vez que o dia do aniversário se aproxima, muitas vezes ficando bastante tristes.

Isso é especialmente comum em idosos, que costumam passar o aniversário sozinhos. De fato, um estudo realizado com pessoas com 75 anos ou mais descobriu que nos 30 dias antes e depois de um aniversário, a taxa de mortes autoinfligidas tende a aumentar.

Mas, afinal de contas, por que isso acontece? Você não deveria se sentir infeliz e solitário no seu aniversário, certo? Bem, acontece que existem possíveis explicações psicológicas para isso, como veremos ao longo deste artigo.

Foto: Pixabay

Por que certas pessoas ficam tristes no dia do aniversário?

De um modo geral, psicologistas costumam dizer que é um tanto comum sentir-se deprimido com a aproximação do aniversário. Dito isto, pode haver muitos motivos pelos quais alguém se sente mal no dia do seu próprio aniversário, sendo os motivos mais comuns os seguintes:

Envelhecimento: Os aniversários nos lembram que estamos envelhecendo. É o dia oficial em que ficamos um ano mais velhos. Consequentemente, grandes marcos como aniversários de 30, 40 e 50 anos podem tornar isso ainda mais evidente, pois servem como uma espécie de aviso que indica que o “tempo está se esgotando”.

Expectativas elevadas e poucas realizações: Metas não atingidas do ano anterior são uma causa comum de toda a tristeza provocada por aniversários. Na prática, sentir que você não está onde deveria pode ser difícil de suportar em uma data tão emblemática.

Menos emoção: Quando somos crianças, os aniversários são fantásticos; somos recebidos com festa, vamos ao cinema e comemos muito bolo. Quando ficamos mais velhos, porém, as celebrações de aniversário podem ser bem mais tímidas. Como os aniversários de adultos não são tão emocionantes quanto os de crianças, essa incompatibilidade pode desencadear uma certa tristeza no aniversariante.

Pressão social: Você já sentiu que todos os aniversários nos filmes parecem ser realmente bons? Ou talvez você tenha visto uma foto do seu amigo no Instagram e notou como suas festas de aniversário são legais. Consequentemente, se decidirmos passar nosso aniversário sozinhos ou com apenas alguns amigos próximos em uma celebração simples, podemos achar que “não é bom o suficiente”.

Foto: Pixabay

O que fazer para evitar ficar triste no dia do aniversário

Diga às pessoas: Se comemorar seu aniversário é importante para você, não há mal nenhum em lembrar as pessoas antes do dia. No entanto, ser muito dependente dos outros para sua própria felicidade nunca é aconselhável; portanto, certifique-se de fazer planos para você mesmo se houver uma chance de outras pessoas não se lembrarem do seu aniversário.

Faça algo especial: por mais que você tenha um certo “medo” do seu aniversário, você poderá torná-lo melhor se planejar algo legal para esse dia. Algo tão simples como ir a um bom restaurante, receber uma massagem ou fazer uma caminhada com quem você gosta pode ser suficiente para levantar o seu astral.

Estabeleça alguns objetivos: Por que não usar seus aniversários para ser produtivo? Defina as metas para o próximo ano. Termine o dia com uma reflexão positiva e sinta-se inspirado e motivado para ter um aniversário melhor na próxima vez.

Dia do aniversário
Foto: PxHere

Uma palavra final

Embora os aniversários possam ser estressantes e deprimentes para algumas pessoas, eles não precisam se transformar em ocasiões tristes. Os aniversários podem ser uma ótima data para fazer coisas que você planejava há anos e até uma ótima desculpa para ver aquelas pessoas que você não mantinha contato há um tempo. Da mesma forma, você pode guardar esse dia para si mesmo, se assim preferir.

Leia Também: Por que a água do mar é salgada?
Leia Também: Por que o pedido de casamento é feito de joelhos?

No fim das contas, a chave é sempre ter em mente que seu aniversário pode ser qualquer coisa que você quiser. Se você conseguir controlar seus sentimentos negativos e fazer um planejamento sólido, poderá começar a ansiar pelo dia do seu aniversário novamente, mandando embora todo aquele clima de tristeza e indisposição!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Mosquitos transmitem doenças

Por que os mosquitos transmitem tantas doenças?

Por que fazemos mais xixi quando está frio?