O envelhecimento é uma parte inevitável da vida, até porque nossas células não são feitas para durar para sempre. Conforme envelhecemos, mudanças fisiológicas ocorrem em nosso corpo, de modo que as estruturas e funções em nossas células declinam com o tempo. Mas por que exatamente isso acontece? Quais são as explicações biológicas por trás disso?
O simples ato de envelhecer é provavelmente causado por uma combinação de razões. Algumas teorias sugerem que as células têm uma vida útil predeterminada, enquanto outras afirmam que todo esse desgaste é causado por erros e danos externos. Outras hipóteses sugerem que o envelhecimento é devido a reações genéticas ou evolutivas.
As diferentes formas de envelhecimento
O envelhecimento celular ocorre naturalmente devido a fatores intrínsecos. Como explica o Verywell Health, uma das principais formas de envelhecimento está relacionada ao desgaste biológico das células. As células são os blocos de construção básicos do corpo. Elas são programadas para se dividir, multiplicar e realizar funções biológicas básicas.
O grande problema é que, quanto mais células se dividem, mais velhas elas ficam. Por sua vez, as células acabam perdendo sua capacidade de funcionar adequadamente. O dano celular também aumenta à medida que as células envelhecem. Isso torna cada célula menos saudável com o passar do tempo, fazendo com que os processos biológicos falhem e danos celulares se acumulem.
Além da questão biológica, há também o envelhecimento relacionado a fatores extrínsecos. Esse tipo de envelhecimento se refere a como nosso ambiente e estilo de vida afetam a forma como envelhecemos. Isso inclui fatores como, poluição do ar, fumo, consumo de álcool, desnutrição e exposição à radiação ultravioleta (UV). Com o tempo, esses fatores podem danificar nossas células e contribuir para o envelhecimento.
De certo modo, todo mundo experimenta os dois tipos de envelhecimento. No entanto, cada forma de envelhecimento varia de pessoa para pessoa, o que explica por que envelhecemos de maneiras diferentes.
As teorias que buscam explicar como envelhecemos
Existem muitas teses científicas sobre o envelhecimento. De acordo com o Healthline, as teorias do envelhecimento programado sugerem que as pessoas são projetadas para envelhecer e que nossas células têm uma vida útil predeterminada que está codificada em nossos corpos, seja por alterações nos hormônios ou por genes específicos que “ligam” e “desligam” ao longo do tempo.
As teorias do erro, também conhecidas como teorias de danos, abrangem o oposto das teorias programadas. Eles levantam a hipótese de que o envelhecimento é causado por mudanças celulares que são aleatórias e não planejadas. De acordo com esse conjunto de teorias, existe a hipótese de que o envelhecimento é devido ao acúmulo de estresse oxidativo, que é causado pelos radicais livres.
A teoria genética propõe que o envelhecimento depende principalmente da genética. Em outras palavras, nossa expectativa de vida é regulada pelos genes que recebemos de nossos pais. Como os genes têm características predeterminadas, acredita-se que essa teoria se sobreponha às teorias programadas do envelhecimento.
De acordo com as teorias evolutivas, o envelhecimento é baseado na seleção natural. Elas sugerem que um organismo começa a envelhecer depois de atingir seu pico de reprodução e transmitir características adaptativas.
Mulheres costumam viver mais do que os homens
Na maior parte do mundo, as mulheres vivem mais do que os homens, o que se deve a vários fatores biológicos, sociais e ambientais. As mulheres, em média, têm mais estrogênio, um hormônio que tem efeitos anti-inflamatórios e de reforço imunológico que podem proteger as mulheres de certas doenças. Em contraste, o hormônio sexual masculino, a testosterona, pode suprimir o sistema imunológico.
Existem também diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Geralmente, em comparação com os homens, as mulheres costumam comer alimentos mais saudáveis, dirigir com mais segurança, consumir menos álcool, tabaco ou drogas, e são mais propensas a acessar os serviços de saúde com regularidade.
Embora o envelhecimento seja inevitável, homens e mulheres podem retardar alguns dos efeitos. Você pode fazer isso seguindo hábitos de vida saudáveis, que incluem fazer o uso de uma dieta nutritiva, praticar exercícios, não fumar, beber álcool com moderação, fazer exames de rotina e usar protetor solar em ambientes ao ar livre.
Leia Também: Por que a cor azul é tão rara na natureza?
Leia Também: Como surgiu o mito da madrasta malvada?
Evidentemente, o envelhecimento é normal, mas seguir um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a viver mais. Dito isto, hábitos como comer bem, fazer exercícios regularmente e usar protetor solar podem reduzir o risco de doenças e melhorar sua qualidade de vida.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉